Custo da cerveja produzida em casa

Mais
12 anos 11 meses atrás #33394 por felipe camargo
Bom dia confrades da cerveja.

Comecei este tópico pois vou fazer um curso de produção artesanal em Fevereiro e gostaria desde já de saber algumas informações de custos:

1- Qual o custo dos materiais iniciais, apenas custos, pois o que eu vou precisar pergunto na hora.

2- Quanto custa cada produção de: Pale Ale normal, IPA, Red Ale e Barley Wine. (incluindo material de limpeza, ingredientes e todos os outros possíveis custos)

3- Quanto, no máximo, é possível produzir em uma leva com o preço do equipamento inicialmente especificado.

Acho que com estas informações consigo montar um quadro mostrando a evolução de quanto custa efetivamente a produção caseira de cervejas, inclusive diluindo o custo do equipamento por produção e etc...
Terei o grande prazer, após ter as informações e montar a tabela, de passar para todos vocês esta por meio do blog ou poste ou quem tiver interesse.

Muito obrigado, grandes abraços, Felipe S. Camargo
Mais
12 anos 11 meses atrás - 12 anos 11 meses atrás #33481 por Alexandre Ricardo Alves
Falaaa Felipão

A respostas das suas perguntas são... DEPENDE!

O custo de um kit para fabricação de 20 litro varia muito, tem lugares de 600 a 2000 reais, depende muito principalmente do material que as panelas são feitas, se for de inox o preço é muito maior.

A matéria prima em si depende de quanto você pega também como eu pego na A turma de campinas um kit de 20 litros sai em torno de 50,00 reais, e sobre mudança de estilo o preço varia pouca coisa em torno de 2 - 3 reais.
www.cervejaartesanal.com.br/receitas.htm

Máximo de produção depende da panela de mostração e a panela de relavagem, geramente a panela necessita ser torno de 10 a 20% maior que sua capacidade. Eu e meus amigos temos um kit de 80 litros porém o caldeirão é maior.

Abraço confrade!
Ultima edição: 12 anos 11 meses atrás por Alexandre Ricardo Alves.
Mais
12 anos 11 meses atrás #33518 por felipe camargo
Entendi.

Eu estava pensando em um kit grande mesmo, tipo o de vocês. Assim posso fazer levas grandes e fazer um churrasco, por exemplo, com apenas uma leva de cerveja.

Beleza! Vou tentar fazer uma estimativa, mas, pelo que entendi, o custo é diretamente relacionado com o kit e não com os ingredientes... O impacto dos ingredientes é bem menor que o do kit até a 100ª tiragem... Hahahahaha :woohoo:

Valeu cara, muito obrigado.

Abração
Mais
12 anos 11 meses atrás #33555 por MARCELO RICARDO MONICH
Felipe, dá uma olhada no post do Nicholas

www.goronah.blog.br/2012/artesanato/quan...-uma-cerveja-em-casa

Está bem legal e dá uma visão melhor de custos.

Um abraço
Mais
12 anos 11 meses atrás #33562 por felipe camargo
Genial!

Era exatamente os custos que eu queria saber! Essa depreciação que ele coloca é muito legal... :cheer:

De qualquer forma, como em qualquer produção, há um ganho significativo na produção em quantidade... É muito mais caro o kit para 50-80 litros que para 20? :huh:

Esses kits são viáveis de serem usados em casa ou têm algum problema de espaço, etc?

Minha última pergunta, é muito caro comprar o forno de chão, que coloca a panela na sua altura certinho e não precisa colocar no fogão da sua casa? Como ele funciona? O gás é muito caro e dificil de usar?

Valeu, gente, muito obrigado
Mais
12 anos 11 meses atrás #33605 por Alexandre Ricardo Alves
Só achei que o cara chutou o balde na mão de obra!!!
Tempo para a criação da página:0.366 segundos