Problema com o Trub.

Mais
13 anos 1 semana atrás #32620 por Flavio Michels Bianchi
Caros amigos, depois de ter passado por 4 brassagens com o mesmo problema as minhas duas ultimas cervas eu tive êxito total.

Fiz tudo como manda o figurino até o final da fervura e resolvi apostar em uma separaçãop do trub à quente.
Afinal assim caso o trub nao separasse eu teria mais uma chance após o resfriamento.

Fiz o whirpool por um min com bastante velocidade e deixei com a panela fechada por 20 min aprox.

Depois fiz a transferência do mostro para o fermentador e ai sim resfriei.

Com este método o trub ficou preso e formou a ilha no fundo perfeito como manda a literatura.

Fiz o processo em uma belgian pale ale( com flocador) e uma weiss (sem flocador) e tive bom resultado em ambos os casos.

Whirpool a friu nunca mais!
Mais
13 anos 1 semana atrás #32625 por Luiz Picelli Sanches
Respondido por Luiz Picelli Sanches no tópico Re:Problema com o Trub.
no meu caso, eu não sei descrever o sedimento, mas quando fiz a tentativa de sifonação, era como se fosse uma lama verdinha ... parecia mesmo o lupulo (só que mais claro que os pelets que adicionei).

vou tentar fazer igual o colega falou... aguardarei os 20 min para sedimentar, transfiro para outra panela, e então faço o resfriamento com o chiller.
Mais
13 anos 1 semana atrás #32645 por Alexandre Ricardo Alves
Isso ae Flavio é assim mesmo que eu faço também! parabéns pelo sucesso! o cone invertido no fundo da panela vai deixar sua cerveja muito mais límpida.
Mais
13 anos 1 semana atrás #32735 por Leonardo S.
Respondido por Leonardo S. no tópico Re:Problema com o Trub.
Até hoje eu só consegui fazer o montinho de trub no meio da panela com whirpool a quente, nunca a frio.

Tem alguma coisa a ver com a temperatura ou com o tempo que deixa repousando depois de ter feito o whirpool?

Whirpool a frio não funciona?
Mais
13 anos 1 semana atrás #32737 por FABIO FLEMMING
Respondido por FABIO FLEMMING no tópico Re:Problema com o Trub.
uma dica para diminuir a sedimentação é fazer hop bags com voal.
faça sacolas de tamanho médio e coloque o lúpulo dentro na hora da fervura.

diminui um monte o trub

"Good People Drink Good Beer" - Hunter S. Thompson

Beer Sommelier - ABS-SP
Membro da AcervA Paranaense

All The Best!
Mais
12 anos 6 meses atrás #37996 por Rafael Prezzotto
Respondido por Rafael Prezzotto no tópico Re: Problema com o Trub.
Tenho uma dúvida: depois de fazer o Whirpool, quando vocês vão resfriar e passar o mosto para o fermentador, vocês transferem o mosto a partir de um registro (instalado na parte inferior do caldeirão)ou por sifonação? Vou começar minha produção e tenho preferência em transferir a partir do registro (por conta da forma como estou montando meus equipamentos), porém tenho receio que o trub formado passe para o fermentador no momento da transferência, será que eu resolvo isto abrindo pouco o registro para verter lentamente o mosto?
Valeuu!

Abraços e boas cervas!
Tempo para a criação da página:0.411 segundos