Problema com o Trub.

Mais
13 anos 3 meses atrás #30302 por Flavio Michels Bianchi
Sou Homebrewer com poucas brassagem e nas duas ultimas brassagens que fizemos resolvemos fazer 2 estilos o que nos deu uma Russian Imperial Stout, uma Belgian Golden Ale, uma Irish red ale e uma Amerian Pale Ale.

Acontece que para os 4 mostos resfriados o trub continuou flutuando mesmo com a adição de cerca de 10g de Flocador( Nacional comercializado pela WE) para cada 20 litros a 15' do fim da fervura.

O mesmo nao aconteceu em brassagems passadaa onde foi mais facil a separação do trub no fundo com o memso tempo de espera para sedimentação.

No meu caso fermentei os estilos com o trub junto o que me gerou um grande corpo de fundo q na maturação secundaria ficou facil de ser retirado.

Como resultado tive uma Belgian golden ale limpida sem problemas de amargor excessivo e uma Imperial Stout tm sem maiores problemas.

Estou fermentado minha ultima Brassagem Irish red ale e Americam Pale ale com o mesmo problema, embora isso me incomode muito.

Alguma sugestão pra acabar com isso?
Mais
13 anos 3 meses atrás - 13 anos 3 meses atrás #30314 por Leonardo S.
Respondido por Leonardo S. no tópico Re:Problema com o Trub.
Teve uma brassagem que logo após a fervura eu fiz 1 minuto de whirpool e deixei 20 minutos descansando com a panela tampada e depois coloquei o chiller dentro do fermentador e não na panela, para não zuar tudo.
O trub ficou perfeito no meio da panela. Segue foto anexa.
Ultima edição: 13 anos 3 meses atrás por Leonardo S..
Mais
13 anos 3 meses atrás #30320 por Alexandre Ricardo Alves
Leonardo eu uso o chiller externo ou seja o liquido passa por dentro do chiller que esta em uma panela cheia de gelo, o mostro sai a 28 graus, para isso é necessário o uso de uma bombinha também.
Mais
13 anos 3 meses atrás #30322 por Flavio Michels Bianchi
Obrigado aos amigos Leonardo e Alexandre pelas respostas.

O Problema é que quando aconteceu isso eu tinha feito o Whirpool por aproximadamente 1 min e rolou um descanso de pelo menos 30, pois eu estava brassando 2 estilos diferentes no mesmo dia, o que me deu cerca de 30 min de descanso apos o whirpool enquanto eu resfiava o outro mosto.
Ressalto que fiz o whirpool depois do resfriamento.
E estranhamente nao aglomerou... ficou completamente suspenso.

Já tentei algumas coisas, como trocar o lupulo, aumentar 5 min de mash out, aumentar a quantidade de flocador...

E minhas cartas começam a acabar.

Mais sugestões são bem vindas!
Mais
13 anos 1 semana atrás #32611 por Luiz Picelli Sanches
Respondido por Luiz Picelli Sanches no tópico Re:Problema com o Trub.
vou escrever nesse post, pois acho que tive o mesmo problema hoje.

Hoje fiz minha 1ª brassagem. Tudo ocorreu perfeitamente como todos falam, igual nos livros kkkk... eu tava super feliz!

Aí, faltando 15 min para o final da fervura, add o lupulo de aroma e 1 whirflok.

Inseri o chiller, coloquei a panela no gelo e passei água pelo chiller.

--> o trub criou VIDA! começou a subir se mobilizar. kkkkk... depois desceu.

Durante a sifonação, parte do trub vinha na mangueira. Então, passei tudo para a panela com torneira, oxigenando. E então drenei pela torneira. Deixei cerca de 5 cm no fundo, onde ficou grande parte do trub, mas não ficou certinho no fundo.

Lupulo: Hallertau Herkules e Spalter.

Aí com essa bagunça... se não contaminei foi milagre!
Mais
13 anos 1 semana atrás #32614 por FABIO FLEMMING
Respondido por FABIO FLEMMING no tópico Re:Problema com o Trub.
que tipo de sedimento tinha no trub?

"Good People Drink Good Beer" - Hunter S. Thompson

Beer Sommelier - ABS-SP
Membro da AcervA Paranaense

All The Best!
Tempo para a criação da página:0.411 segundos