Diego, exatamente. Só considero fervura de fato quando o volume total está fervendo.
Lavagem eu também tenho essa dificuldade pq uso uma panela de 12 litros pra lavar, normalmente, 20 e poucos. Tenho que ficar aquecendo água o tempo todo.
Regra de água que funciona com a maioria de cervejas de gravidade média: 2.5 litros de água por quilo de malte na brassagem. 1.5 vezes o volume de água usado na brassagem na lavagem.
Eu costumo usar mais ou menos para chegar nos 30l da minha panela de fervura com a OG que eu quero ter antes da fervura (sabendo que vão evaporar X litros)
Ultima edição: 11 anos 8 meses atrás por Pedro Fraga.
As proporções de agua usei um pouco diferente só.
Brassagem de 4kg de malte em 15l de agua.
Mais 5L na recirculação e 10L pra lavar o malte (em 2 levas).
Sabe até que ponto será que isso afeta? Será que vai deixar menos com menos sabor (já que dissipei mais o amido na brassagem)?
Só queria agradecer ao pessoal pelas dicas e dizer que esse fds já abri algumas garrafas e ficaram bem interessantes.
Alguns defeitos apareceram e já estou estudando como corrigir na proxima leva ( gosto que lembra o cheiro da fermentação, cor meio turva além da conta e aroma do Saaz meio atenuado) mas no geral arrisco que ficou meelhor que muitas que já provei
Obrigado a todos pela ajuda mais uma vez!! Com certeza sempre estarei por aqui estudando e procurando ajudar quando conseguir..
Diego, boa tarde.
O processo é tão importante quanto a receita.
Se você não fez algum curso de fabricação, faça algumas pesquisas que você pode encontrar excelentes conteúdos.
Eu sempre gosto de indicar o Blog do Henrik Boden.
henrikboden.blogspot.com.br/2009/09/proc...ducao-brassagem.html
Tem vários posts sobre receitas, processos, matérias-primas, etc.