Dica essenciais para primeira vez!

Mais
11 anos 8 meses atrás - 11 anos 8 meses atrás #47251 por Pedro Fraga
Diego, exatamente. Só considero fervura de fato quando o volume total está fervendo.

Lavagem eu também tenho essa dificuldade pq uso uma panela de 12 litros pra lavar, normalmente, 20 e poucos. Tenho que ficar aquecendo água o tempo todo.

Regra de água que funciona com a maioria de cervejas de gravidade média: 2.5 litros de água por quilo de malte na brassagem. 1.5 vezes o volume de água usado na brassagem na lavagem.

Eu costumo usar mais ou menos para chegar nos 30l da minha panela de fervura com a OG que eu quero ter antes da fervura (sabendo que vão evaporar X litros)
Ultima edição: 11 anos 8 meses atrás por Pedro Fraga.
Mais
11 anos 8 meses atrás #47266 por Diego Lopes
Beleza Pedro, Valeu!

As proporções de agua usei um pouco diferente só.
Brassagem de 4kg de malte em 15l de agua.
Mais 5L na recirculação e 10L pra lavar o malte (em 2 levas).

Sabe até que ponto será que isso afeta? Será que vai deixar menos com menos sabor (já que dissipei mais o amido na brassagem)?

abç
Mais
11 anos 7 meses atrás #47708 por Diego Lopes
Boa tarde a todos.

Só queria agradecer ao pessoal pelas dicas e dizer que esse fds já abri algumas garrafas e ficaram bem interessantes.

Alguns defeitos apareceram e já estou estudando como corrigir na proxima leva ( gosto que lembra o cheiro da fermentação, cor meio turva além da conta e aroma do Saaz meio atenuado) mas no geral arrisco que ficou meelhor que muitas que já provei :D

Obrigado a todos pela ajuda mais uma vez!! Com certeza sempre estarei por aqui estudando e procurando ajudar quando conseguir..

Cheers!
Mais
11 anos 7 meses atrás #47760 por MARCELO RICARDO MONICH
Diego, boa tarde.
O processo é tão importante quanto a receita.
Se você não fez algum curso de fabricação, faça algumas pesquisas que você pode encontrar excelentes conteúdos.
Eu sempre gosto de indicar o Blog do Henrik Boden.
henrikboden.blogspot.com.br/2009/09/proc...ducao-brassagem.html
Tem vários posts sobre receitas, processos, matérias-primas, etc.

Especificamente sobre o termostato você pode verificarm em:
www.grabenwasser.com.br/como-fazer-cerve...e/ligacao-termostato

Conta aí como ficou a cerveja.
Um abraço.
Monich
monicheascervejas.blogspot.com
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Diego Lopes
Mais
11 anos 7 meses atrás #47861 por Diego Lopes
Opa Marcelo, boa tarde!
Já tenho lido Henrik Boden além daqui. É muito legal mesmo!

Da breja, acho que tive sorte de fazer algo bacaninha na primeira.
Já vi que fiz umas cagadas, e tem coisas a melhorar no processo. Mas ficou legal!

Tanto que já esta acabando, mas já tem uma segunda leva no jeito :d

Abraço!
Tempo para a criação da página:0.417 segundos