LENDAS CERVEJEIRAS

Mais
10 anos 2 dias atrás - 10 anos 2 dias atrás #59115 por Fernando Pires
Criado por Fernando Pires no tópico LENDAS CERVEJEIRAS
Bom dia Confrades.

Lendo o "Dois dedos de colarinho" em sua última postagem, me deparei com as afirmações de que algumas "verdades" do universo cervejeiro seriam lendas.

"A IPA foi criada porque as cervejas não sobreviviam à viagem entre a Grã-Bretanha e a Índia. Falso. A imperial stout foi criada para agradar aos nobres da corte russa. Falso. A “lei de pureza” alemã foi inventada para ser uma garantia de qualidade da cerveja. Falso."

oglobo.globo.com/blogs/doisdedosdecolari...mportadas-559277.asp

Confesso que consultando apenas o meu subconsciente, não fui capaz de rejeitar nenhuma das 3 lendas que o autor afirma serem falsas.
Pesquisando nos livros que tenho e no oráculo midiático :P , revi PARCIALMENTE meu conceito sobre a Lei de Pureza, que poderia ter sido criada pela necessidade de controlar a demanda do trigo (Ronaldo Morado) ; e sobre a RIS, que poderia ser produzida na Inglaterra para ser exportada aos países colonizados por eles (Ronaldo Morado).
Obs: citando apenas uma das fontes consultadas

Mas sobre a "lenda" da Ipa, fora um post do blog

700cervejas.blogspot.com.br/2012/10/desm...um-britanico-em.html

Que alimenta uma pesquisa de um jornalista britânico que contesta a história da criação das Ipas, não consegui outra fonte que desmistificasse a lenda :silly:

Espero que o tópico seja de interesse de alguém :blink:

Abraços!!
Ultima edição: 10 anos 2 dias atrás por Fernando Pires.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Claudinei  , Gabriel C.
Mais
10 anos 2 dias atrás #59116 por Gabriel C.
Respondido por Gabriel C. no tópico LENDAS CERVEJEIRAS
Tenho muito interesse no aspecto histórico! Vou dar uma fuçada nesses três e depois volto pra dizer se encontrei algo :cheer:
Mais
10 anos 2 dias atrás - 10 anos 2 dias atrás #59117 por Gustavo Guedes
Ultima edição: 10 anos 2 dias atrás por Gustavo Guedes.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Claudinei  , Fernando Pires
Mais
10 anos 2 dias atrás #59118 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico LENDAS CERVEJEIRAS
Recordo da situação extrema apresentada no 1984 de Orwell, onde a história era constantemente reescrita para atender aos interesses do Partido único, dominante e todo-poderoso. E faz-me questionar: até que ponto o que nos contam é confiável e condiz com a realidade?

Em minha modesta concepção, o ponto mais importante da história da IPA não é se ela nasceu de fato com esse nome, se o "inventor" foi George Hodgson, se foi enviada antes para outra colônia britânica (Austrália?) ou se o detalhe x não foi suficientemente documentado. O ponto mais importante é o fato de que a cerveja sofria com as longas viagens marítimas e não chegava ao destino em boas condições, e por esse motivo adotou-se a prática de utilizar uma maior lupulagem aliada a uma maior densidade (mais álcool) que ajudava na conservação. Dei uma rápida lida nos links dos colegas e não notei nenhuma objeção clara a tal fato. E se isso for lenda, eu pergunto: a cerveja (pale ale padrão, digamos assim, ou então a porter) conseguia resistir às longas viagens, mesmo sem acréscimo de nada, e chegava ao destino em condições satisfatórias de consumo? E se chegava "azeda", nada foi feito? E, assim sendo, a cerveja de lupulagem extra foi uma "invenção" à parte e nada teve a ver com longas viagens?

Tópico interessante. Como sempre, vivendo e aprendendo! :cheer:

Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Diogo Olivares
Mais
10 anos 2 dias atrás - 10 anos 2 dias atrás #59121 por Paul K
Respondido por Paul K no tópico LENDAS CERVEJEIRAS

Fernando Pires escreveu: 700cervejas.blogspot.com.br/2012/10/desm...um-britanico-em.html

Que alimenta uma pesquisa de um jornalista britânico que contesta a história da criação das Ipas, não consegui outra fonte que desmistificasse a lenda

Esse jornalista britânico é o Martin Cornell, um dos maiores historiador de cervejas britânicas. Se alguém quiser entender mais a fundo a verdadeira história das IPAs sugiro que dê uma lida nos vários posts dele a respeito. Ele também tem um post interessante sobre a história das IRS.

Martin Cornell escreveu: Was that porter sent out to the Russian imperial court (and remember, “porter” at this time still covered what we would separate out today, because of its strength, as “stout”) already being called “Imperial”? The records suggest that this may be a usage that sprang up long after the beer itself was first brewed, much like India Pale Ale was an expression that appeared decades after hopped pale ales were first exported to India. And “Russian” seems not to have been attached to “Imperial Stout” until the early 20th century. Indeed, the first nation to have its name linked to Imperial stout looks to be Ireland.

Ultima edição: 10 anos 2 dias atrás por Paul K.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Fernando Pires
Mais
10 anos 1 dia atrás - 10 anos 1 dia atrás #59128 por Fernando Pires
Respondido por Fernando Pires no tópico LENDAS CERVEJEIRAS
Bom dia confrades.

Li os links postados e sinceramente, não achei que eles desmistificaram as lendas, deram sim mais fatos e variações, mas não negaram totalmente as "verdades", poderíamos dizer:

A imperial stout foi criada para agradar aos nobres da corte russa?
Pelos links postados e pelo que sabemos: a Porter existia antes da Stout; existia uma demanda de Porter não só pela Rússia; o termo Imperial pode ter sido designado para enaltecer as melhores cervejas das cervejarias e pode ter sido usado primeiramente na Irlanda.
Mas não é verdade que a Corte Imperial Russa demandava uma Porter mais robusta e na época era quase uma exlcusividade dela?
Então, mesmo que o termo Imperial e Stout tivessem sido criados posteriormente ao fato histórico e suas designações de origem e destino fossem mais diversas, pode-se negar o fato que uma Porter mais forte do que a consumida nos demais lugares era a preferida dos Czares Russos?

Por esse meu entendimento, agora agregando outros fatos históricos, ainda acho que se pode dizer que a RIS tem sua nomenclatura atual por ter sido "principalmente" a cerveja preferida da Corte Imperial Russa.

Sobre a IPA, assim como a RIS, a Lenda pra mim continua valendo :silly:, mesmo que o destino não fosse os britânicos da Índia, fosse os próprios indianos; se ela tivesse sido uma "evolução" da Pale Ale, etc

Como disse o Claudinei, "o fato de que a cerveja sofria com as longas viagens marítimas e não chegava ao destino em boas condições, e por esse motivo adotou-se a prática de utilizar uma maior lupulagem aliada a uma maior densidade (mais álcool) que ajudava na conservação. Dei uma rápida lida nos links dos colegas e não notei nenhuma objeção clara a tal fato"

E a lei de pureza, fora a possibilidade remota de que tenha sido motivada para controlar a demanda de trigo (a necessidade de diminuir a demanda pelo trigo era verdadeira, mas há o fato da cerveja de trigo não ter sido proibida), continuo aceitando a Lenda :laugh:

Abraços.
Ultima edição: 10 anos 1 dia atrás por Fernando Pires.
Tempo para a criação da página:0.471 segundos