Cervejarias terão que informar cereais utilizados

Mais
10 anos 8 meses atrás - 10 anos 8 meses atrás #54458 por Fernando Pires
Conforme notícia do jornal Extra de hoje, o Procon-RJ notificou várias cervejarias para que elas informem no rótulo a variedade e o teor de todos os cereais utilizados na cerveja. É uma ação do Procon do Rio de Janeiro e não sei se valerá para todo Brasil, ou cada Estado terá fazer o mesmo.

extra.globo.com/noticias/economia/cervej...otulos-12370656.html

Não sou milhofóbico e não menosprezo as brejas que antes eu gostava, apesar de não ser mais do meu gosto pessoal por ter descoberto muitos outros estilos que passei a gostar mais.
Só acho válido qualquer ação para tornar mais explícito as informações sobre o que estamos consumindo, não que isso vá de imediato fazer os bebedores de standard pularem para as puro malte, até porque várias brejas utilizam outros ingredientes que não somente a cevada (é verdade que com o objetivo de enriquecê-las e/ou torná-las complexas, mas esse é outro debate :blink: ) e são ótimas brejas como as trapistas por exemplo.

Mas se isso fizer com que algumas pessoas se questionem sobre o que estão bebendo, com isso procurem outras opções e acabem por descobrir os outros cento e poucos estilos que existem, acho um ganho para o movimento cervejeiro nacional, que em grande parte é influenciado pelo marketing das grandes cervejarias que omitem informações e manipulam o gosto de muitos consumidores pela propaganda.

Quanto mais pessoas se interessarem por outros estilos de cerveja, mais demanda por variedade acontecerá, mais opções e melhores preços teremos. Meio utópico :laugh:

Abraços.
Ultima edição: 10 anos 8 meses atrás por Fernando Pires.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Diogo Olivares
Mais
10 anos 8 meses atrás - 10 anos 8 meses atrás #54471 por Claudinei  
Acho estranha essa ação do Procon carioca. As nossas cervejas de massa mencionam "cereais não maltados" ou "carboidratos" nos rótulos e latas há séculos... a questão é se a legislação está sendo cumprida ou não. É obrigatório que os tais não maltados sejam detalhados? Tipo de grão usado e proporção no extrato? E outra, duvido que os bebedores inveterados de Brahma, Skol, Itaipava e afins irão se atentar para essa mudança na descrição dos ingredientes... duvido que eles leiam ou se importem com isso!

Agora, em relação a uso de milho ou qualquer outro ingrediente transgênico, sou totalmente a favor que as cervejas sejam obrigadas a exibir aquele T de advertência. Muitos produtos industrializados derivados de milho e soja transgênicos no mercado nacional são obrigados a estampar esse logo, por que com as cervejas teria que ser diferente?

Ultima edição: 10 anos 8 meses atrás por Claudinei  . Razão:  
Mais
10 anos 8 meses atrás #54475 por fernando pereira frassetto
Sempre prezo informação, qualquer que seja o tipo. Prefiro a descrição de milho, arroz, soja, sorgo do que "cereais não maltados". Pena que isso não fará a menor diferença no mercado, porque as cervejas de massa continuarão vendendo muito dos lixos que produzem.
Mais
10 anos 8 meses atrás - 10 anos 8 meses atrás #54490 por Fernando Pires
Boa tarde caros confrades.
Como disse anteriormente, também acho improvável que os bebedores das cervejas de massa, a princípio, se interessem nesses detalhes, mas talvez e de forma gradual, com as informações corretas e detalhadas, eles se interessem mais em saber sobre os outros estilos de cerveja.
Sim Claudinei, elas informam sobre cereais não maltados, mas você não acha que com a obrigação de informar quais e quanto usam, isso não seria o mais correto? Mesmo que isso possa não influenciar quem as bebam, mas quem sabe eles lendo (um dia :lol: ) ou alguém mostrando pra eles o rótulo dizendo: Cevada 55%; Milho 40%; Arroz 5% (apenas um exemplo ok :whistle: ) não surja uma pulguinha atrás da orelha?
Acho que a notícia se espalhando, alguns comentando e o interesse (mesmo que pequeno) no debate cervejeiro, a diversidade do mundo cervejeiro agradece.
Além do fato de sabermos (ou não) se eles burlam a lei, já que ela estabelece um mínimo de outros cereais a serem utilizados; e que como você disse, o fato da informação dos transgênicos fazer importância sim.
Bem, sou do time que prefere saber detalhadamente tudo que eu consumo, concordando com o xará Frassetto, mas achando que, mesmo de forma mínima, tudo que ajudar a desmistificar a cerveja, é válido para diminuir esse quase monopólio cervejeiro.
Abraços.
Ultima edição: 10 anos 8 meses atrás por Fernando Pires.
Mais
10 anos 8 meses atrás #54509 por Claudinei  

Fernando Pires escreveu: Sim Claudinei, elas informam sobre cereais não maltados, mas você não acha que com a obrigação de informar quais e quanto usam, isso não seria o mais correto? Mesmo que isso possa não influenciar quem as bebam, mas quem sabe eles lendo (um dia :lol: ) ou alguém mostrando pra eles o rótulo dizendo: Cevada 55%; Milho 40%; Arroz 5% (apenas um exemplo ok :whistle: ) não surja uma pulguinha atrás da orelha?

Sim, Fernando, também sou a favor da informação, mas isso tem que estar previsto em lei. O Procon não pode exigir algo que não tenha base legal. O que me causa estranheza é depois de tantos e tantos anos surgir uma exigência como essa. Por que só agora? Há alguma lei, seja em nível federal ou estadual, que obrigue a cervejaria a informar com este nível de detalhamento (cada tipo de grão usado e sua proporção)? Desconheço...

Mais
10 anos 8 meses atrás #54527 por Diogo Olivares
A matéria me pareceu muito vaga.
Eu adoraria que isso acontecesse (mais informação = consumo mais consciente), mas o Procon pode fazer isso só com as grandes cervejarias? Poderia excluir arbitrariamente as microcervejarias e cervejas importadas? Se as cervejas importadas tiverem que se adequar também num futuro próximo, isso poderia causar constrangimentos com muitas cervejarias que não gostariam de revelar suas receitas ou se preocupar com essa explicitação exclusivamente pro mercado brasileiro.
Tempo para a criação da página:0.400 segundos