Mas esse na verdade é um assunto interessante para discutir. Qual a posição de vocês em relação aos clubes de cerveja? Quem assina algum? Que vantagens vê?
Eu já pensei no assunto, mas nunca consegui ver muita vantagem em clubes como o Have a Nice Beer. O HANB, especificamente, tem um defeito capital que me impediria completamente de assinar: cervejas repetidas. R$ 70 fica entre um terço e metade do que gasto em cerveja por mês, então é dinheiro demais para eu gastar em cerveja repetida. E raramente tem um rótulo que realmente me interessa. A única vantagem que eu vejo seria se realmente o preço fosse muito menor do que no varejo, mas não é o que ocorre. Pelos mesmos R$ 70 (ou um pouquinho a mais), eu passo num empório e compro 4 garrafas diferentes de cervejas que me interessam mais. De repente poderia valer a pena pela exclusividade dos rótulos, mas o mercado anda tão aquecido e tão cheio de novidades que nem os melhores rótulos exclusivos do HANB me animam muito (além do quê, alguns aparecem nos empórios meses depois normalmente). Na minha avaliação, vale mais para quem não sabe muito bem o que comprar.
Voltei a pensar no assunto porque assinei, recentemente, o clube de vinhos da Wine.com. É uma diferença grande. Não tem vinho repetido e o preço para o assinante chega a ser 30-40% menor do que no varejo. Além disso, compro no site da Wine.com qualquer produto com desconto de 15% e frete grátis (qualquer produto da loja, não só os rótulos do clube). Mesmo assim, ouço de muita gente que, depois que você aprende a fazer suas escolhas, o clube deixa de ser vantajoso.