Mais micros americanas de olho no Brasil

Mais
11 anos 6 meses atrás #47752 por Diego Maciel

Dennis FM escreveu: A Lagunitas la fora eh uma das q tem melhor custo/beneficio, tem cervejas bem honestas e custam em torno de US$2,00... Portanto nao tem motivo pra vir muito mais cara q as brooklyns...

Paguei $1,99 nas Lagunitas e $1,79 nas Sierra Nevada agora em março.

Se vierem a R$ 20,00 tá um pouco puxado, mas se for pra ficar, é um bom começo, quem sabe com o tempo o preço não chegue na faixa dos R$ 12,00.
Mais
11 anos 6 meses atrás - 11 anos 6 meses atrás #47757 por Paulo Fernandes
Tem ceveja americana muito boa !
Ultima edição: 11 anos 6 meses atrás por Paulo Fernandes.
Mais
11 anos 6 meses atrás #47758 por Paulo Fernandes
Sem duvida R$12 é o ideal. Na faixa dos R$20 ainda fica muito elitizado e restrito.
Mais
11 anos 6 meses atrás - 11 anos 6 meses atrás #47759 por Paulo Fernandes

Yuri Lopes escreveu: Por volta desse preço aqui a gente só tem umas de larga produção, como a leffe e uma ou outras um pouco mais artesanais como St bernardus, duvel e etc.

Se as americanas da reportagem tiverem metade da qualidade destas "um pouco mais artesanais" que vc citou, olha, são as melhores do mundo!! St, bernardus por exemplo tem provavelmente a receita original da tão aclamada west12 e custa MUITO pouco em relação a west12. A verdade é que americanas em terras tupiniquins são caras, exceto as samuel adams do sams club.[/quote]

Tem ceveja americana muito boa sim, e por sinal, eles tem muita cervejaria ultra-micro na california. Quase cerveja de panela, mas de qualidade. Certamente tem cerveja do nivel da duvel la, já st bern12 fica mais difícil dizer.

st bernardus12 roubou a receita da west12 porque eles tiveram acesso a ela, devido a licença para produzí-la que portaram por alguns anos. Essa é a história mais famosa de roubo de propriedade intelectual no mundo cervejeiro. O pior é que nem sei se teve litígio sobre isso, talvez os monges da west sejam tão quietos no canto deles que preferiram deixar passar.

Ainda assim, há uma certa diferença de qualidade entre elas, achei muito maior a presença de aromas e sabores na west12. A st ber12 é uma west12 mais sutil, para resumir a ópera.

De qualquer forma é meio visível que a receita é no mínimo quase idêntica. Pena que a west12 seja quase que um unicórnio aqui no brasil: alguns dizem que ja viram, outros não tem certeza e alguns dizem que não existe! É uma cervejaria REALMENTE isolada, não é tão 'comercial' quanto as chimay p.ex.

quando quis dizer menos artesanais foi para evitar que alguem achasse que eu estava falando de alguma 'cerveja de panela'. Ou alguma ultramicro cervejaria desconhecida. O limite do artesanal para a larga escala, pra mim, tem ficado cada dia mais complicado de distinguir.
Mais
11 anos 6 meses atrás #47764 por Yuri Lopes
No blog do Marcussi tem uma matéria a respeito da west12 vs st12. Já bebi a west12 e com certeza ela é demais, mas na minha opinião a dificuldade em encontra-la a torna mítica. No meu paladar a st12 é mais completa. E não, a St. Bernardus não roubou nenhuma receita, apenas usa a SUA receita que produzia.

"Era um homem sábio aquele que inventou a cerveja."
Platão
Mais
11 anos 6 meses atrás - 11 anos 6 meses atrás #47765 por Paulo Fernandes
Cara a receita era da west que concedeu permissão para a st bern produzir a cerveja para o mercado. A west continuaria produzindo para eles mesmos e para o bar que eles tem lá.

Depois disso a west resolveu que queria de volta a produção para o mercado, se não me engano por causa do uso do nome trapista. Assim, a receita, até onde me foi contado era da west e não da st bernardus. O direito de produzir e vender não transfere a propriedade intelectual indefinidamente, inclusive o segredo industrial é cláusula presumida nesse tipo de contratação.

Cara o pior dessa história é que, pelo que me foi dito, a St bern é quem detém a levedura original. a West vem usando a levedura da Westmalle. Mas isso talvez seja boato.

Altas fofocas...

Realmente fica difícil pra caramba avaliar. se enquanto a St bern a gente tem um acesso bem tranquilo, a west é raridade. Só achei no brasil uma vez. Até lá fora foi um parto pra achar, a produção deles é muito fechada. Fica difícil fazer uma degustação de uma cerveja que quase não se vê. Tomei ela a tanto tempo que já não posso afirmar com certeza, só afirmo pelas impressões que tive na hora.

também não posso dizer que não tenha sido influenciado pela mistificação dessa cerva.

seria legal ter a oportunidade de colocar as duas lado a lado.

Se alguém me disser que prefere a st bern eu realmente entendo os argumentos. Principalmente quando experimentada na pressão essa cerveja é demais!
Tempo para a criação da página:0.443 segundos