Yuri Lopes escreveu: Por volta desse preço aqui a gente só tem umas de larga produção, como a leffe e uma ou outras um pouco mais artesanais como St bernardus, duvel e etc.
Se as americanas da reportagem tiverem metade da qualidade destas "um pouco mais artesanais" que vc citou, olha, são as melhores do mundo!! St, bernardus por exemplo tem provavelmente a receita original da tão aclamada west12 e custa MUITO pouco em relação a west12. A verdade é que americanas em terras tupiniquins são caras, exceto as samuel adams do sams club.[/quote]
Tem ceveja americana muito boa sim, e por sinal, eles tem muita cervejaria ultra-micro na california. Quase cerveja de panela, mas de qualidade. Certamente tem cerveja do nivel da duvel la, já st bern12 fica mais difícil dizer.
st bernardus12 roubou a receita da west12 porque eles tiveram acesso a ela, devido a licença para produzí-la que portaram por alguns anos. Essa é a história mais famosa de roubo de propriedade intelectual no mundo cervejeiro. O pior é que nem sei se teve litígio sobre isso, talvez os monges da west sejam tão quietos no canto deles que preferiram deixar passar.
Ainda assim, há uma certa diferença de qualidade entre elas, achei muito maior a presença de aromas e sabores na west12. A st ber12 é uma west12 mais sutil, para resumir a ópera.
De qualquer forma é meio visível que a receita é no mínimo quase idêntica. Pena que a west12 seja quase que um unicórnio aqui no brasil: alguns dizem que ja viram, outros não tem certeza e alguns dizem que não existe! É uma cervejaria REALMENTE isolada, não é tão 'comercial' quanto as chimay p.ex.
quando quis dizer menos artesanais foi para evitar que alguem achasse que eu estava falando de alguma 'cerveja de panela'. Ou alguma ultramicro cervejaria desconhecida. O limite do artesanal para a larga escala, pra mim, tem ficado cada dia mais complicado de distinguir.