INFOGRÁFICO - Crescimento do mercado cervejeiro

Mais
11 anos 9 meses atrás #45608 por Marcio Beck

Paul K escreveu: Realmente é bom ver dados oficiais a respeito. Só uma coisa: Acho que no mapa estão faltando várias cervejarias. Não parece somar as 232.

Seria interessante relacionar a quantidade de cervejarias por estado com a população de cada um, renda per capita etc.

Você acha que alguém que se dedicasse ao assunto conseguiria dados como litragem produzida por cada cervejaria e suas receita? Seria interessante pra calcular efetivamente o marketshare.

Paul, no mapa estão só as cidades com maiores números ...

Já venho trabalhando nessa questão do detalhamento por estado... é mta coisa pra tabular. Mas isso precisa ser ponderado com uma coisa... existem "clusters" de cervejarias que estão instaladas em determinados locais não por questão da população local, mas por facilidades de licenciamento industrial, etc.

A litragem de cada cervejaria estou tentando, mas é bem complicado. Até porque, como é parte do cálculo da tributação (juntamente com embalagens), já ouvi algumas alegações de sigilo fiscal.

Já as receitas... aí, acho muito difícil mesmo, senão impossível, salvo por algumas cervejarias mais novas e mais adeptas da "cerveja open source".
Mais
11 anos 9 meses atrás #45609 por Marcio Beck

fernando pereira frassetto escreveu: Caro Márcio
nos últimos dois meses tenho feito um levantamento com várias informações de cervejarias nacionais e vi no infográfico que só aparece o número de cervejarias por idade, mas não quais são elas. VocÊ sabe se no MAPA dá pra conseguir isso?
Abraço

Fernando, acredite, eu pedi, mas o mapa só me entregou datas dos registros e localização... e, de certa forma, disseram "lamba os beiços".
Mais
11 anos 9 meses atrás #45611 por Paul K

Marcio Beck escreveu: A litragem de cada cervejaria estou tentando, mas é bem complicado. Até porque, como é parte do cálculo da tributação (juntamente com embalagens), já ouvi algumas alegações de sigilo fiscal.

Pois é, pensei nisso, mas ai como fazer pra calcular o marketshare das pequenas e das grandes? Só se esse dado for disponibilizado pela Receita de forma conjunta sem nenhum detalhamento.
Mais
11 anos 9 meses atrás - 11 anos 9 meses atrás #45613 por fernando pereira frassetto

Marcio Beck escreveu:

fernando pereira frassetto escreveu: Caro Márcio
nos últimos dois meses tenho feito um levantamento com várias informações de cervejarias nacionais e vi no infográfico que só aparece o número de cervejarias por idade, mas não quais são elas. VocÊ sabe se no MAPA dá pra conseguir isso?
Abraço

Fernando, acredite, eu pedi, mas o mapa só me entregou datas dos registros e localização... e, de certa forma, disseram "lamba os beiços".

Mas sabe o que é pior, Márcio? Tenho tido dificuldade até para achar sites oficiais de cervejarias, mesmo blogs e facebook, e quando tem muitas vezes a informação é pouca e/ou velha. Parece que tem gente que não se interessa nem um pouco que um público maior conheça seus produtos.
O mercado ainda está muito longe do ideal.
Ultima edição: 11 anos 9 meses atrás por fernando pereira frassetto.
Mais
11 anos 9 meses atrás #45617 por Alexandre Almeida Marcussi

Marcio Beck escreveu: Já as receitas... aí, acho muito difícil mesmo, senão impossível, salvo por algumas cervejarias mais novas e mais adeptas da "cerveja open source".

Márcio, acho que ele quis dizer o percentual de cada rótulo dentro do total de vendas da cervejaria. Por exemplo, sei que, quando visitei a Bamberg em 2010, o Bazzo nos disse que a Bamberg Pilsen respondia na época por mais de 50% das vendas. Mas acho difícil você conseguir essa informação.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Tempo para a criação da página:0.377 segundos