Ranking das cervejas mais populares do Mundo

Mais
12 anos 8 meses atrás #43224 por Alexandre Almeida Marcussi
Eu acredito que a resposta não é tão simples assim. É claro que existe uma questão de marketing que explica o sucesso dessas marcas. Mas, se o marketing explica porque a Brahma vende mais do que a Glacial, ele não explica por que todas as cervejas populares são tão parecidas, do ponto de vista sensorial. Ou seja, explica por que a AB-InBev ou a Heineken são campeãs de vendas, mas não explicam por que elas sempre fazem American lagers.

Acho que a segunda parte da questão tem a ver com as características de qualquer mercado de massa. Produtos que serão líderes de vendas não necessariamente serão aqueles que mais agradam Fulano ou Cicrano, mas muitas vezes são simplesmente aqueles com menor índice de rejeição. Uma Colorado Demoiselle nunca vai vender tanto quanto uma Brahma: por mais que possa agradar mais muitas pessoas, ainda vai desagradar outras muitas. Qualquer produto de personalidade sempre corre o risco de agradar algumas pessoas, e outras não. Isso vale para cervejas, mas também para música, literatura, comida etc.

As American lagers, pelo contrário, são projetadas para serem o mais neutras possível, o que diminui a chance de que alguém não consiga bebê-las. Elas não apresentam nem doçura e nem amargor marcantes, não têm nenhum sabor muito pronunciado. Ou seja, elas podem nem agradar tanto, mas pelo menos não desagradam. Esse é o papel delas. Conheço muita gente que faz careta para IPA, mas pouca gente que faz careta para American lager. Junte-se a isso a facilidade de beber cervejas neutras em quantidade e o seu baixo preço, e o alto volume de vendas parece naturalmente explicável. Duvido que, algum dia a curto ou médio prazo (enquanto houver mercado de massas), qualquer outro estilo cervejeiro vai tirar as American lagers do topo desse ranking. Acho que esse lugar é legitimamente delas, mesmo.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
12 anos 8 meses atrás #43227 por Rafael Sousa

Alexandre Marcussi escreveu: (...) É claro que existe uma questão de marketing que explica o sucesso dessas marcas. Mas, se o marketing explica porque a Brahma vende mais do que a Glacial, ele não explica por que todas as cervejas populares são tão parecidas, do ponto de vista sensorial.(...)

Acho que a segunda parte da questão tem a ver com as características de qualquer mercado de massa. Produtos que serão líderes de vendas não necessariamente serão aqueles que mais agradam Fulano ou Cicrano, mas muitas vezes são simplesmente aqueles com menor índice de rejeição. (...) Qualquer produto de personalidade sempre corre o risco de agradar algumas pessoas, e outras não. Isso vale para cervejas, mas também para música, literatura, comida etc.

As American lagers, pelo contrário, são projetadas para serem o mais neutras possível, o que diminui a chance de que alguém não consiga bebê-las. Elas não apresentam nem doçura e nem amargor marcantes, não têm nenhum sabor muito pronunciado. Ou seja, elas podem nem agradar tanto, mas pelo menos não desagradam. Esse é o papel delas. (...) Acho que esse lugar é legitimamente delas, mesmo.

Perfeito, Marcusi.
Mais
12 anos 8 meses atrás #43229 por fernando pereira frassetto
Concordo com o Marcussi, a questão é a rejeição. Quanto mais inócuo o produto mais ampla é sua aceitação.
Mais
12 anos 8 meses atrás #43237 por Dennis Santos
engraçado que vou para a China três/quatro vezes ao ano e raramente vejo a Snow sendo vendida por lá...normalmente é TsingTao para todos os lados inclusive em restaurantes/bares internacionais.
Em 90% dos restaurantes chineses é servido cerveja a temperatura ambiente e em copos sempre muito pequenos (menos de 100ml) e sempre tem cervejas locais. Só na China já tomei mais de 50 cervejas diferentes, sendo a grande maioria de SAL, mas desta última vez tomei uma chinesa puro malte e outra de trigo chamada Supra.
Mais
12 anos 8 meses atrás - 12 anos 8 meses atrás #43582 por Jean Chris
Dennis,

Talvez por ser a região que você visita! Se dividirmos a China em quatro, cada uma dessas partes ainda seriam 1º, 2º, 3º e 4º maiores produtores do mundo! Sei lá, talvez seja a líder no Tibet ou qualquer outra na região oeste chinesa!

Pessoal,

Mas a grande questão de tudo isso é o PREÇO das cervejas American Lagers que popularizou ainda mais a cerveja que já era popular no mundo!
Ultima edição: 12 anos 8 meses atrás por Jean Chris.
Tempo para a criação da página:0.415 segundos