Teste cego da Kaiser

Mais
16 anos 4 meses atrás #3195 por Alexandre Almeida Marcussi
A Kaiser está lançando, junto com seu novo rótulo (droga, tenho que ir atrás de todos os antigos para a coleção!), uma nova campanha publicitária baseada em um teste cego com outras 4 marcas nacionais: Nova Schin, Skol, Brahma e Antarctica. O Hmmmm, cerveja!!!!! noticiou a propaganda. Segue o link para o vídeo:

A campanha ainda tem um site oficial que mostra em detalhes os dados da pesquisa e explica a metodologia usada (embora eu não tenha entendido direito, não). Obviamente, o resultado deu vitória (apertada) para a Kaiser.

A verdadeira sacada da propaganda, ao meu ver, foi o final, quando o Humberto Martins mostra os resultados e fala meio que com um sorriso maroto: "ou seja, estatisticamente empate técnico!"

O que vcs acham da campanha? Acham apelativo usar o nome das concorrentes? Eu achei uma campanha mais legal do que a maioria das outras, que apela ao gosto do consumidor, e não a qualquer coisa relacionada a futebol e bundas, e ainda instiga a comparar e sentir o gosto. Fico me perguntando por que a Itaipava foi excluída do teste cego. Será que ela ganhava da Kaiser (o que confirmaria o gosto do mercado brasileiro por marcas leves e adocicadas)? Outra pergunta que fica no ar é como as cervejas foram obtidas? Eras as garrafas do bar mesmo ou a equipe levava (e, assim, podia garantir a qualidade das garrafas da Kaiser)? De qualquer modo, tem algum tempo que eu disse, no ranking, que valia a pena beber a Kaiser com atenção para se desfazer de certos mitos.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
16 anos 4 meses atrás #3201 por Lucas F. Zurwellen
Respondido por Lucas F. Zurwellen no tópico Re: Teste cego da Kaiser
Não é a primeira vez que a Kaiser faz teste cego, é bem mais interessante a propaganda assim. Mas são testes totalmente maleaveis para que o resultado seja mais a favor possivel para eles! Na minha opinião! Põe uma Colorado no meio rs

"A VIDA É MUITO CURTA PARA BEBER CERVEJA BARATA." (DAVID RAINS WALLACE) - Coleção de Tampas , Copos , Rótulos e Garrafas & Outros Artigos !
Mais
16 anos 4 meses atrás #3210 por Ivan Sellegatto Gomes
Cara na minha opinião apesar de todas elas serem bem parecidas esse resultado não me parece muito real :dry:

E pra falar a verdade acho que o empate tecnico foi mais por que a Kaiser não quis arrumar confusão com as outras 4 que tem um historico de pegar pesado com a concorrencia.
  • um visitante
Mais
16 anos 4 meses atrás #3214 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Teste cego da Kaiser
PRECONCEITO.

Sempre ouvi dos brahmeiros (inclusive eu, antes de ser beerevangelizado): "a Kaiser é muito ruim, é AMARGA !"

Mas o que se espera de uma boa cerveja ? Algum amargor deve ter, né ?

Sei que não é só isso que faz uma cerveja ser boa, deve existir um conjunto, um equilíbrio, talvez falte isso na Kaiser. Ela é sofrível, assim com sofríveis são Brahma, Itaipava, Skol, Bohemia Pilsen, Original, Antárctica, Nova Schin... Cada uma pecando num ponto (ou em vários pontos). Mas num churrascão "daqueles" confesso que até prefiro a Kaiser que a Original, que mais parece água amarela.

Teste cego surpreende, certa vez levei umas "Corn Bier" na casa daquele meu amigo que trampa na AmBev, ele tinha Skol e eu levei três ou quatro outras, entre elas a Kaiser. Minha memória não é das melhores, não lembro a ordem, mas lembro que esse próprio cara colocou a Sol e a Kaiser na frente da Skol. Um outro amigo nosso colocou a Kaiser em primeiro.

Mas ai vem o preconceito, depois que todos souberam qual cerveja era qual, voltaram a beber a Skol com mil e uma justificativas (é mais leve, dá pra beber muio... a Kaiser dá dor de cabeça... etc).

Ou seja, preconceito puro, assim como somos beerevangelizados, os brahmeiros são AmBevevangelizados.

Sobre a campanha da FEMSA, o teste cego, gostei e acredito que não tenha sido manipulado, entrou o nome da Data Folha, parece que foi feito com critérios, e conforme expus acima, tirei essa prova no meu "mini" teste cego com uns amigos.
Mais
16 anos 4 meses atrás #3217 por Alexandre Almeida Marcussi
Amarga? Sei lá, cara, acho que as pessoas simplesmente querem que ela seja ruim (porque tem torcida contra) e inventam algum defeito. Sinceramente, amarga? Quando degustei a Kaiser com atenção (não só por beber, mas para identificar aromas e perfil sensorial, mesmo), achei-a mais adocicada que a média do estilo, e certamente mais adocicada que a Brahma. Agora, ela tem alguma personalidade, sim, acho que a ponto de poder ser corretamente identificada num teste cego se estiver sem defeitos evidentes. Os ésteres de maçãs vermelhas da Kaiser são razoavelmente mais intensos do que em outras concorrentes, o que a torna sensivelmente mais frutada, e tenho a impressão de que o lúpulo aromático também se diferencia ligeiramente, com um toque floral muito sutil. Mas é uma cerveja bem leve, o que talvez dificulte sua identificação, por outro lado.

E é como eu costumo dizer: acho que o fator crucial em qualquer teste cego dessas American lagers das macros é a ocorrência de off-flavors. Ganha a cerveja que estiver mais "limpa", sem sombra de dúvida, qualquer que seja a marca. Qualquer pequeno defeito se torna crítico, e sabemos como as garrafas da mesma marca podem variar enormemente nesse quesito.

Mas o interessante da campanha não é quem ganhou. É o fato de, na real, ter dado empate técnico entre as cinco cervejas!! Nenhuma se destacou no teste cego (supondo que as informações sejam fidedignas), o que mais uma vez comprova como as diferenças de perfil entre uma marca e outra são pequenas, pouco relevantes diante de outros fatores como o marketing, a pressão dos amigos etc.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
16 anos 4 meses atrás #3224 por Filipe Nascimento
Respondido por Filipe Nascimento no tópico Re:Teste cego da Kaiser
Cara, manipulado não foi. Foi deito pelo Datafolha e auditado pela Ernest. Quem já trabalhou com pesquisa sabe que certas descrenças sobe pesquisas são um mito, assim como mito de que Kaiser é uma merda.

Sobre o teste, só confirmou o que mtos aqui falam: cervejas de massa diferem muito pouco entre si. Pensando em todas do teste (e incluo a Itaipava tb nesse conjunto), sicneramente? Peça a mais barata e/ou mais gelada. O paladar não tem uma diferença que justifique pagar mais caro entre uma e outra.
Tempo para a criação da página:0.417 segundos