Bom, muito já se foi dicutido disso por aqui, mas hoje estou de bom humor pra opinar
Weldo, não se esqueça que uma importadora independente não consegue trazer a mesma quantidade que o Wal Mart.
Outra que o pessoal sempre peca: Comparar preço europeu com preço brasileiro. Não é possivel comparar, primeiro pela distancia:
Bruxelas - Londres: cerca de
350km
Bruxelas - São Paulo: quase
10.000km
Só isso já é motivo para não comparar. E não digo só de custos de transporte, digo de facilidades de importação/exportação entre paises europeus.
Eu diria que importadoras como a Buena Beer ou Casa da Cerveja, deve trazer no máximo cerca de 15.000 garrafas de Chimay por importação, sendo que o Wal Mart deve trazer pelo menos umas 50.000 de Leffe ou Hoegaarden.
Quanto maior a quantidade, menor o preço unitário.
E não se esqueça que o Wal Mart tem um infra gigante, que provavelmente consta com container proprios e talvez até navios destinados somente para eles.
Outra coisa que muito se comenta e logo mais vem gente discuir isso: imposto brasileiro X imposto europeu.
Aqui no Brasil, pegue o valor da carga + valor do frete + valor do seguro + valor do container. Com este montante, adicione:
20% de II
40% IPI (sobre o montante + II)
Além disso, PIS e CONFINS que tem um calculo maluco.
Depois de tudo isso, adicione todo o transporte nacional.
Você disse que o valor sai cerca de 1,66 euros, porém em grandes supermercado, é possível achar trapistas 0,92 euros, como ví quando fui por lá.
A todos que vão criticar que estou defendendo importadoras:
Não estou defendendo, estou apenas mostrando que não dá pra comparar dois mundos diferentes, com impostos diferentes, taxas diferentes e climas diferentes.
Por mais que uma importadora tenha 100% de lucro(bruto) como alguns dizem, não esqueçam que manter uma empresa(seja ela qual for) tem custo de locação, empregados, contas e por aí vai...
Não tentem comparar preço de loja européia com preço de importadora Brasileira, são realidades diferentes.