Preço / Qualidade

Mais
16 anos 6 meses atrás #148 por Hugo Baldo
Criado por Hugo Baldo no tópico Preço / Qualidade
Boa noite,

Acho esse assunto um tanto interessante, discutir o preço/qualidade das nossas cervejas.

Esses dias entrando em um supermercado da minha cidade (Extra), vi um caminhão de uma marca de cerveja descarregando umas caixas de uma maneira estranha, jogando de um lado pro outro, sem higiene nenhuma, sem refrigeração adequada, aí comecei a reparar nisso, e vi que as principais marcas não estão muito interessada na qualidade do produto que chega na mesa (copo) do consumidor, e isso me chamou muito a atenção.

Pagamos um preço caro por produtos de qualidade não tão boas assim.

Gostaria de saber a opinião de todos vocês em relação há isso. Acho um assunto bem legal de se descutir.

Abraços,
Mais
16 anos 6 meses atrás - 16 anos 6 meses atrás #153 por Mauro Renzi Ferreira
Respondido por Mauro Renzi Ferreira no tópico Re:Preço / Qualidade
Também já presenciei cenas assim, de total falta de respeito com os produtos, não somente dos entregadores ou carregadores, como também dos próprios funcionários das grandes redes de supermercados.
Creio que se trata de um assunto muito abrangente, que tem como uma das suas causas a "nossa" visão (aqui me referindo a sociedade de forma mais geral) que muitas vezes preza mais o tempo de um serviço do que a qualidade com que ele é executado. Sabemos que dentro da lógica capitalista, isso é inevitável. E para o senso-comum, isso acaba se tornando aceitável, infelizmente.
Ultima edição: 16 anos 6 meses atrás por Mauro Renzi Ferreira. Razão: Erro Ortográfico
Mais
16 anos 6 meses atrás - 16 anos 6 meses atrás #154 por Alexandre Almeida Marcussi
Acho que pagamos baratinho pelas nossas industriais, Hugo; eu vejo mais problemas no segmento das cervejas premium e especiais. Ultimamente algumas marcas vêm tentando adentrar o mercado das cervejas especiais com rótulos que praticam o preço das artesanais e não apresentam mais qualidade do que uma premium de massa. A Petra, para mim, é um exemplo eloquente dessa tendência. Nos grandes supermercados, vc paga pela Petra mais do que por uma Eisenbahn, quase o mesmo de uma cerveja de trigo alemã, e um pouco menos do que uma Colorado ou Baden Baden. E todas essas são cervejas *muito* superiores em qualidade à Petra.

Parece que existe no mercado um princípio de euforia sobre as cervejas especiais, e algumas marcas estão se aproveitando da moda e do parco conhecimento do grande público para empurrar cervejas normais por preços "especiais". Isso tem um potencial de impedir o crescimento do mercado, inclusive: o consumidor em potencial se anima, compra gato por lebre e se desinteressa, pois verificou que "essas cervejas especiais são iguais às normais".

Outro ponto de discussão é o preço que atingem certas importadas mais "hypadas". O exemplo mais eloquente é a Pilsner Urquell, que chegou a custar 40 reais por meio litro, mais que o dobro de uma Czechvar. Mas ocorre o mesmo com algumas trapistas, que são vendidas a preços mais altos que outras que, na Europa, custam a mesma coisa. Essa variação de preço é simplesmente inexplicável a não ser pela vontade de lucrar em cima do consumidor. Isso deseduca o consumidor: acho que o papel de uma comunidade cervejeira forte é ensinar às pessoas que elas podem beber uma grande variedade de boas cervejas por preços acessíveis, valorizando produções locais e ajudando as micros a crescerem e conseguirem colocar seus produtos no mercado a preços competitivos.

vi um caminhão de uma marca de cerveja descarregando umas caixas de uma maneira estranha, jogando de um lado pro outro, sem higiene nenhuma, sem refrigeração adequada

Isso é algo que ocorre também com as cervejas artesanais às vezes, como vínhamos discutindo em outro tópico. Eu já peguei cervejas artesanais com variações sensoriais muito evientes, e tenho a impressão de que as condições de acondicionamento nos supermercados não devem ser as melhores.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Ultima edição: 16 anos 6 meses atrás por Alexandre Almeida Marcussi. Razão: Adicionar comentário
Mais
16 anos 6 meses atrás #156 por Hugo Baldo
Respondido por Hugo Baldo no tópico Re:Preço / Qualidade
Alexandre,

Concordo com você, em todos os sentido...

Acho que você tocou em um ponto interessante, o conhecimento da "grande massa" em relação as cervejas. Acredito eu que a falta de conhecimento da maioria faz com que tenho um relaxo no modo geral com nossas cervejas.

Sem hipocrezia, mas eu acho que as coisas estão mudando, aos poucos você vai vendo as pessoas se interessando mais pelo assunto, conseguentemente exigindo produtos de mais qualidade nas prateleiras dos grander supermercados.

Vimos muitos países Europeus (isso não é uma comparação, apenas um exemplo) tendo boa parte de suas cervejas como parte de suas culturas, e no Brasil isso é tratado apenas como diversão, festa, churrasco, pagode e futebol, oque eu não acho certo. Temos que ter uma "identidade brasileir", e acredito eu que essa identidade virá com o tempo, quando o conhecimento da "grande massa" for aprimorado em relação ao assunto.

Abraços,
Mais
16 anos 6 meses atrás #166 por Alexandre Almeida Marcussi
Hugo Baldo escreveu:

boa parte de suas cervejas como parte de suas culturas, e no Brasil isso é tratado apenas como diversão, festa, churrasco, pagode e futebol

No meu entender, o que acontece no Brasil é que existe uma clivagem sócio-econômica: o vinho é a bebida dos ricos, e a cerveja é a bebida popular. Como vivemos em um país que se diz muito tolerante mas pratica muito preconceito, isso resultou em uma desvalorização da cerveja e em uma resistência em associar cerveja a uma bebida de qualidade e capaz de oferecer experiências gustativas bastante sofisticadas.

Até no paladar do consumidor isso se reflete: boa parte das pessoas não espera encontrar muita sofisticação de paladar numa cerveja, e efetivamente rejeita essa característica como se ela fosse um defeito, porque acha que cerveja tem que ser simples, para beber de golão e matar a sede. O engraçado é que a mesma pessoa pode beber, na sequência, um vinho com menos complexidade e menos bem-equilibrado (bons vinhos nem sempre são baratos, afinal de contas...) e dizer que, este sim, é uma maravilha de bebida.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
16 anos 6 meses atrás #249 por NNMFKZTRKSJ - 13
Respondido por NNMFKZTRKSJ - 13 no tópico Re:Preço / Qualidade
O Alexandre citou um dos pontos cruciais que travam a expansão da cultura da boa cerveja no nosso país, a visão que o brasileiro tem da cerveja. A maioria das pessoas bebe para matar a sede ou para se descontrair numa festa, não que isso esteja errado, mas elas não se importam em sentir outras sensações que a cerveja possa proporcionar, e o baixo preço das industriais facilita isso, pois boa parte das pessoas pensa em comprar mais e não melhor.
Tempo para a criação da página:0.405 segundos