Acho que pagamos baratinho pelas nossas industriais, Hugo; eu vejo mais problemas no segmento das cervejas premium e especiais. Ultimamente algumas marcas vêm tentando adentrar o mercado das cervejas especiais com rótulos que praticam o preço das artesanais e não apresentam mais qualidade do que uma premium de massa. A Petra, para mim, é um exemplo eloquente dessa tendência. Nos grandes supermercados, vc paga pela Petra mais do que por uma Eisenbahn, quase o mesmo de uma cerveja de trigo alemã, e um pouco menos do que uma Colorado ou Baden Baden. E todas essas são cervejas *muito* superiores em qualidade à Petra.
Parece que existe no mercado um princípio de euforia sobre as cervejas especiais, e algumas marcas estão se aproveitando da moda e do parco conhecimento do grande público para empurrar cervejas normais por preços "especiais". Isso tem um potencial de impedir o crescimento do mercado, inclusive: o consumidor em potencial se anima, compra gato por lebre e se desinteressa, pois verificou que "essas cervejas especiais são iguais às normais".
Outro ponto de discussão é o preço que atingem certas importadas mais "hypadas". O exemplo mais eloquente é a Pilsner Urquell, que chegou a custar 40 reais por meio litro, mais que o dobro de uma Czechvar. Mas ocorre o mesmo com algumas trapistas, que são vendidas a preços mais altos que outras que, na Europa, custam a mesma coisa. Essa variação de preço é simplesmente inexplicável a não ser pela vontade de lucrar em cima do consumidor. Isso deseduca o consumidor: acho que o papel de uma comunidade cervejeira forte é ensinar às pessoas que elas podem beber uma grande variedade de boas cervejas por preços acessíveis, valorizando produções locais e ajudando as micros a crescerem e conseguirem colocar seus produtos no mercado a preços competitivos.
vi um caminhão de uma marca de cerveja descarregando umas caixas de uma maneira estranha, jogando de um lado pro outro, sem higiene nenhuma, sem refrigeração adequada
Isso é algo que ocorre também com as cervejas artesanais às vezes, como vínhamos discutindo em outro tópico. Eu já peguei cervejas artesanais com variações sensoriais muito evientes, e tenho a impressão de que as condições de acondicionamento nos supermercados não devem ser as melhores.