Fernando Mussio escreveu: Gustavo, obrigado por sua resposta.
Realmente, agora o valor que eu consegui de ABV ficou um pouco mais interessante... 4,6%. Este valor ainda está um pouco distante dos 6% esperados pelas instruções da receita. Minha pergunta é, se eu der mais tempo para a fermentação, pode ser que ela chegue nos 6% ou se não chegou em 7 dias foi porque houve algum problema de conversão dos amidos? Ou pode ser as duas coisas?
No meu lugar, você inicaria a maturação ou aguardaria mais uns dias?
Olá xará, desculpe a demora na resposta, o trabalho não me permitiu responder antes.
Mas vi que os confrades conseguiram sanar as suas dúvidas
Sobre sua última pergunta, não, não adianta você deixar mais dias para tentar atenuar mais. Passados 2 dias sem atenuação, a fermentação primária terminou. O problema foi na brassagem.
Você pode brassar por mais tempo, uns 90 minutos e tb brassar com menos água e lavar com mais do que usou, isso te ajudará a extrair mais açúcares fermentáveis, aumentando a OG. Observando sempre a relação água/og/insumos/litragem final/fg, tendo que mudar a receita para os ajustes necessários resultarem no melhor resultado possível.
Usar uma tabela de correção como a que o Gustavo indicou é muito útil para medir melhor a FG e determinar o ABV. Como o Marcelo indicou, é bom fazer o teste de iodo, assim vc vai ver se ainda existem açúcares a serem extraídos no mosto, caso a OG fique acima do pretendido, adicione mais água de lavagem; caso fique mais baixa do que deseja, ferva um pouco mais.
Lendo sua resposta anterior, vi que fermenta em apenas uma temperatura (24º). Pelos meus estudos, aprendi que começar a fermentação no menor patamar da variação possível é o mais indicado, aumentando a temperatura ao decorrer da fermentação. Agindo assim, a fermentação gera menos off flavors.
Abração.