Então, problema resolvido. O refratômetro marca o valor da densidade somente em soluções com água e açúcar. Se houver algum interferente, como o álcool, esse valor marcado já não estará correto. No caso do álcool, o valor da densidade lida será sempre maior.
Para fazer uma leitura correta o ideal é utilizar um densímetro, porém também é possível fazer uma conversão dos valores da leitura feita com o refratômetro. Abaixo coloquei os links disponíveis no site da WE, onde há uma planilha que faz o cálculo. Sinceramente esse é o único cálculo que eu não faço à mão.
Refratômetro
- No fim da página explica a questão da conversão;
Planilha
- Basta abrir o link e clicar em Baixar, no canto superior direito. Após isso abra-a e altere para Habilitar Edição.
Ahh, e aproveitando o post, não se preocupe tanto se a vedação do fermentador não estiver perfeita ou se não estiver borbulhando, isso ocorre com mais frequência que se imagina e não prejudicará a sua cerveja. Eu mesmo tenho um fermentador que não veda de jeito nenhum, mas uso ele normalmente e dá exatamente o mesmo resultado apresentado pelos outros baldes com vedação muito melhor.