Dúvida quanto a maturação

Mais
15 anos 2 meses atrás - 15 anos 2 meses atrás #594 por Jonas Almeida
Ultima edição: 15 anos 2 meses atrás por Jonas Almeida. Razão: errei o tópico =D
Mais
15 anos 2 meses atrás #627 por Fábio Mezzomo
Não sei o que está acontecendo com meu tópico, mais um que enviou em branco....
Mais
15 anos 2 meses atrás #719 por Fábio Mezzomo
Vocês utilizam airlock na maturação também?
Mais
15 anos 2 meses atrás #729 por Jonas Almeida
Sim sr.
Airlock durante todo o processo, mas procure lavá-lo entre fermentação e maturação...
Mais
15 anos 2 meses atrás #762 por Philip Zanello
Heheh, David tá tentando conseguir mais mensagens para ele se tornar um "senior member"...

"Quando em dúvida, adicione mais lúpulo" - John Maier
Mais
15 anos 2 meses atrás #814 por Luiz Fernando Pizzani
fábio, cervejas weizen amadurecem relativamente rápido.

sobre a questão "secundário vs garrafa", minha opinião é: nem um nem outro. Como estamos falando de uma weizen, na qual um pouco de fermento nas garrafas é até desejável, dá pra você deixar no fermentador primário direto - entre 15 e 20 dias. aí engarrafe. os dias necessários para o primming (entre 5 e 10 dias) já servem como tempo extra de maturação.

Fiz uma witbier esses dias. ela ficou 17 dias no fermentador primário. engarrafei com 8g/l de açúcar e hoje, com 5 dias de primming, já tá perfeita. Diliiiiiiiiiiiiiça! =)

(ps: pra ser sincero, eu quase sempre prefiro deixar direto no fermentador primário. dá bem menos trabalho - e eu nunca tive problemas com autólise. a exceção são as cervejas para lagering, que eu deixo maturando por mais de um mês na geladeira.)
Tempo para a criação da página:0.444 segundos