Temperatura da fermentação e da maturação

Mais
13 anos 5 meses atrás #30106 por MARCELO RICARDO MONICH
Gustavo, seja bem-vindo.

No maturador você não precisa de air lock. Mas tenha certeza de que não está mais atenuando.

Cervejas do tipo Ale você pode maturar em temperaturas mais altas (até uns 22 graus), porém a cerveja sempre vai ficar mais turva e o sabor frutado vai aparecer em destaque. Na verdade vai reforçar sabores secundários gerados pelo levedo. Mesmo assim, a cerveja vai ficar boa.

Manda ver, depois conta como foi.

Um abraço.
Mais
13 anos 5 meses atrás #30107 por Gustavo Chiappetta
Valeu pessoal, pode deixar que vou colocar aqui o resultado. Vocês estão me ajudando bastante e acho que a discussão vai ser útil para outras pessoas também.

Mais uma dúvida.

Tem problema maturar 10L de cerveja num balde de 20L? Ela pode oxidar?

Pois queria fazer esse esquema de maturar metade a 1ºC e metade a temperatura ambiente e só tenho balde de 20L
Mais
13 anos 5 meses atrás #30115 por FABIO FLEMMING
Gustavo,
esse blend vai ficar interessante.
realmente uma das principais funções de vc maturar a 1 ou 0º é obter uma decantação mais eficiente tornando assim a sua cerveja com aspecto mais "puro".

posta o resultado pra nós depois!

"Good People Drink Good Beer" - Hunter S. Thompson

Beer Sommelier - ABS-SP
Membro da AcervA Paranaense

All The Best!
Mais
11 anos 3 meses atrás #50784 por Diogo Olivares
O pessoal parece bem dividido nessa questão, na rede de forma geral...
Gustavo, vc tirou alguma conclusão ao fermentar em 2 temperaturas diferentes??
Mais
11 anos 3 meses atrás - 11 anos 3 meses atrás #50789 por Leonardo S.
Caramba, reabriram o tópico, kkkkk. Bom, depois de 2 anos, e muitas levas, posso colocar o que aprendi.

Depois que acabou o açúcar fermentável, a fermentação para. O fermento flocula e cai por efeito da gravidade. Alguns ficam ainda em suspensão, mas sem atividade. Se mantiver a temperatura alta, as reações quimicas de maturação (sem efeito do fermento) irão mais rápidas, mas há o risco de autolise do fermento depois d alguns meses nessa temperatura.

Se abaixar a temperatura, o fermento decanta mais rápido e o risco de autolise cai quase a zero pois sua atividade metabolica quase zera. Mas as reações de maturação também serão mais lentas.

Mas cada cerveja tem seu tempo de maturação. Uma RIS pode demorar 1 ano para ficar boa, mas uma IPA, depois de um mês pode ter perdido todo seu aroma de lúpulo.

Ou seja. Não respondi a pergunta e o que vale são os testes feitos em cada cerveja, kkkkk.
Ultima edição: 11 anos 3 meses atrás por Leonardo S..
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Diogo Olivares, Diego Lopes
Mais
11 anos 3 meses atrás #50795 por Diego Lopes
rsrs....é agora ficou fácil.

Quarta feira estou indo buscar uma geladeira para começar ao menos maturar a frio agora que o verão esta chegando...tem uma RIS meia boca que fiz (menos potente) que vai passar o fim da maturação nela...vou ver se engarrafo uma garrafa para maturar em Temperatura ambiente e comparar tbm...

abç
Tempo para a criação da página:0.399 segundos