Eventos e Cursos

Festivais de Cerveja: exploração ou realidade?

Mais
10 anos 4 meses atrás #57159 por Gustavo Silva
O resto do Brasil parece outro mundo, no ponto de vista de um gaúcho.

Os festivais aqui no RS são muito bons (claro que há exceções), todos com média variedade de cervejas, indo de 15 a 50, mas com preços interessantes. Geralmente 300mL de cerveja sai por R$5,00, com algumas exceções, como as do nível de preço da Colorado Ithaca.

Dificilmente encontro filas e o valor dos ingressos gira em torno de R$20,00 a R$30,00.

Não sei como é nos outros estados, mas aqui no RS, pra mim, tá ótimo.
Mais
10 anos 4 meses atrás #57164 por Rodrigo CR
O de Blumenau ano passado custava 12 (a inteira!).

Organização 10. Vale mto à pena.
Mais
10 anos 4 meses atrás - 10 anos 4 meses atrás #57170 por Fernando Pires

Alexandre Almeida Marcussi escreveu: Posso ser sincero? Eu já fui em alguns desses festivais (a saber, duas edições do Brasil Brau) e, do meu ponto de vista como consumidor, acho um belo programa de índio. Você paga (e paga caro) para ficar andando de stand em stand, pegando fila, se espremendo para conseguir um copo de chope, passando calor, e se convence de que valeu a pena porque você bebeu X ou Y cervejas difíceis de encontrar no mercado a preços acessíveis. Mas o que você deixa para lá é o fato de que você bebeu umas 10 cervejas diferentes no mesmo dia, quase por compulsão, e que, depois do terceiro copo, todas tinham mais ou menos o mesmo gosto.

Eu cheguei a um ponto da minha vida em que não tenho nenhum interesse nessa sanha quantitativa. Prefiro apreciar uma boa cerveja em boa companhia, com calma e degustando para valer, com uma boa conversa para acompanhar, do que mandar para baixo 20 cervejas diferentes na pressa, sem conseguir apreciar direito o que estou tomando, sem estar num contexto agradável para mim. E posso dizer com convicção que aprendo muito mais com uma degustação bem feita do que com 20 mal-feitas. Mas enquanto o público achar que está legal beber um caminhão de cervejas diferentes para ser mais descolado, esses festivais caros e sem graça vão continuar valendo a pena para os organizadores.

Olá mestre Marcussi, tudo certo?

Realmente ir em festival de cerveja com o objetivo de aguçar o lado sensorial não é a melhor opção, visto que, como já sabemos, beber muita variedade sequencialmente confunde o nosso paladar. Dito essa concordância, acho que existem outros atrativos que valem a ida a um festival.

O ponto a se questionar e criticar com o intuito sempre de melhora em termos de custo x benefício, ao meu modo de ver é a estrutura/organização e o oportunismo de alguns que exploram a pouca concorrência/ignorância/modismo, sem deixar de mencionar os custos e os impostos para realizar esses tipos de eventos.

Na questão sensorial e prazerosa também prefiro uma degustação calma e lenta com boa companhia em um ambiente tranquilo, mas vejo sim, pontos positivos em festivais como conhecer lançamentos; ter acesso a cervejas não encontradas facilmente; participar de palestras; ter contato com equipamentos homebrewer, etc
Sem contar que eu, como bom carioca, de vez em quando, curto sim, ir ao Maracanã; escolas de samba; praia e outros eventos cheios :lol: e os festivais, mesmo cheios, são uma oportunidade de conhecer pessoas com gostos parecidos; fazer novos amigos; escutar música ao vivo, etc

E não acho que isso soe querer parecer descolado :laugh:

Sempre irei fazer críticas construtivas para que os que organizam festivais e vendem cerveja melhorem a estrutura e a organização, como ofereçam preços melhores. Acho que esse é meu papel como consumidor.

Na questão de curtir o mundo cervejeiro, acho que existe atrativos tanto em uma degustação tranquila, como em um festival (mesmo que a parte sensorial fique comprometida :woohoo: )

Ahh, e será uma satisfação conhecer, trocar ideias e beber umas com vcs, caros confrades Alexandre LC e David Ortiz.

Abraços.
Ultima edição: 10 anos 4 meses atrás por Fernando Pires.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: David Ortiz
Mais
10 anos 4 meses atrás #57171 por Gustavo Scherer
Que isso pessoal, você estão esquecendo o principal de um festival desses: a confraternização, a socialização, a amizade, o reencontro, a descoberta( de novas cervejas).
A questão da falta de organização é cultural/educacional brasileiro, morreremos e jamais teremos visto algo igual ao que vemos lá fora.
35 reais não mata, já os preços da Beer Experience em SP era absurdo. Foi o único festival que me arrependi de ter ido, mais pelos preços praticados do que por questões organizacionais.
Em blumenau também acaba cerveja no último dia, mas com menos intensidade. Como uma cervejaria vai mensurar quanto botar no caminhão/carro para a primeira edição de um festival? Não dá.
Ouvi relato que o Mondial do ano passado teve muito mais público curioso do que entendedor de cerveja e isso é bom pra o mercado e pra quem vive disso. São potenciais novos clientes para as cervejarias, são potenciais novos leitores dos blogs de cerveja de pessoas que, inclusive, aqui postam.
Então acho que formadores de opinião e entendedores da área tem mesmo é que estar presente em todos os festivais, afinal, cerveja não é o seu trabalho?
Lá em 2012, no meu primeiro Festival Brasileiro da Cerveja fiquei muito feliz ao ver e pode conversar com pessoas que eu só lia pela internet ou revista.
Então é isso, eu vou e sempre estarei presente nos principais eventos desse tipo.
Mais
10 anos 4 meses atrás #57172 por Claudinei  

Alexandre Almeida Marcussi escreveu: Prefiro apreciar uma boa cerveja em boa companhia, com calma e degustando para valer, com uma boa conversa para acompanhar, do que mandar para baixo 20 cervejas diferentes na pressa, sem conseguir apreciar direito o que estou tomando, sem estar num contexto agradável para mim. E posso dizer com convicção que aprendo muito mais com uma degustação bem feita do que com 20 mal-feitas.

Eu penso nessa mesma linha desde sempre. Nunca fui de degustar vários estilos/cervejas diferentes numa mesma ocasião, salvo em algumas poucas degustações com amigos. Gosto de escolher uma determinada breja "especial", degustá-la com a devida calma e atenção, e depois prossigo a bebedeira com uma lager mais básica porém de qualidade... ;)

Mais
10 anos 4 meses atrás #57173 por Alexandre Almeida Marcussi

Fernando Pires escreveu: os festivais, mesmo cheios, são uma oportunidade de conhecer pessoas com gostos parecidos; fazer novos amigos; escutar música ao vivo, etc

É, Fernando, acho que vc tem razão. No fim das contas, os festivais são, e devem ser, eventos sociais, como uma festa ou uma reunião da galera no boteco. Só que reúnem um número maior de gente que está interessada em cervejas. Do ponto de vista da degustação em si, não acho que sejam eventos proveitosos, foi mais isso o que eu quis dizer.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Fernando Pires
Tempo para a criação da página:0.556 segundos