Bom dia, caros confrades.
Acabo de comprar ingresso para o Mondial de la Biere que acontecerá em novembro aqui no Rio.
Mas ressalto que comprei indignado, pois o mesmo festival na França e no Canadá tem entrada franca e (mesmo sem ter ido) acredito que a estrutura e a organização são infinitamente melhores.
Quem realmente é o vilão, os governos com os altos e variados impostos ou a ganância e a exploração dos expositores?
Recentemente vi um vídeo que relata o problema dos impostos para justificar os altos preços nos festivais de cerveja
Mas será mesmo que somente os impostos são os responsáveis pelos altos preços e fraca estrutura?
Sei é que eles também aproveitam da ignorância da maioria das pessoas; da falta de concorrência e do pouco "barulho" que fazemos para cobrar melhor custo x benefícios do que consumimos, pois os preços e a estrutura tem sempre muitas queixas. Será que podemos sonhar com festivais com preços menores e organização impecável num futuro próximo? Espero que sim.
Pra quem quiser e tiver o interesse em ler um comentário (com a resposta deles) que fiz na página do facebook do Mondial de la Biere, segue a transcrição:
Mondial de la Biere: Em breve, venda antecipada de ingressos.
Fernando Pires: Venda antecipada? A entrada deveria ser gratuita como acontece com o mesmo festival em outros países, isso é uma exploração ao povo brasileiro. Uma vergonha!!
Mondial de la Biere: Olá Fernando, tudo bem? Infelizmente nós temos uma realidade econômica diferente do Canadá e da França e estamos seguindo da forma que os eventos cervejeiros que vem tendo sucesso no Brasil trabalham. Nos esforçamos sempre para deixar nosso público contente. Para isso, conseguimos fazer um primeiro lote promocional no valor de R$ 35,00 que será disponibilizado a partir de amanhã. Esse valor dá direito ao copo do evento, participação nos bate-papos com cerveja, que contam com personalidades do universo cervejeiro dividindo suas experiências e conhecimentos, mais de 600 rótulos nacionais e internacionais disponíveis para você conhecer. Além disto, teremos ainda o MBeer Contest Brazil, que premia as melhores cervejarias com um júri de peso, a Beer Boutique, Petit Pub, entretenimento, área de lazer, show e muito mais! Esperamos ver você lá degustando os mais diversos rótulos com a gente! Um brinde.
Fernando Pires: Agradeço o retorno, isso pelo menos mostra que vocês se importam com críticas e isso é louvável, mas discordo quando dizem que o problema é a realidade econômica, pois seria exatamente a diferença econômica que teria que fazer com que aqui o ingresso fosse de graça, e dizer que com a compra do ingresso se ganha copo; bate-papo, etc não convence (mas aqui no Brasil o povo é pouco informado e se ilude com "benefícios"). O que vocês poderiam alegar como resposta ao ingresso pago poderia ser os impostos a pagar aqui no Brasil serem maiores e em maior quantidade/variedade do que no Canadá e França, aí a desculpa seria verossímil. Enfim, entendo as dificuldades de vocês para fazerem eventos deste tipo aqui no Brasil, mas também sei que podem explorar esse lado ignorante da maioria das pessoas e com isso contrabalancear as dificuldades, fazendo valer a pena. Desculpe o desabafo, é que como amante de cervejas especiais aqui no Brasil, eu sou penalizado com a ganância dos governos e com a exploração dos empresários, pagando quase sempre mais do que o justo. Voltando ao festival, estarei lá, inclusive já comprei meu ingresso para o primeiro dia, só espero que vocês pensem na longevidade do evento e pensem nos reais consumidores de cervejas especiais, não somente nos consumidores de novidade. Ano passado o calor estava demais (vcs podiam isolar a área com ar condicionado ou ao menos com aqueles ventiladores que pulverizam água); fiscalizar os estandes da importadoras, pois elas não vendem a dose (vendiam a garrafa, com isso se bebe menos variedade por ter que beber uma maior quantidade de uma só cerveja e se paga mais caro); disponibilizar água gelada (ano passado as águas estavam quentes e poucos lugares vendiam), esses são 3 de alguns problemas ocorridos ano passado que poderiam melhorar o evento. Obrigado e sucesso pra vocês.