Eu fiz um curso que foi bem divertido e comprei o kit pronto. Depois fui comprando algumas coisas mais específicas, como, por exemplo, mangueiras que eu tenha gostado mais, adaptadores, baldes fermentadores/maturadores do tamanho que eu queria...
Mas acho que o mais importante de você saber agora e não ter a surpresa depois é:
1 - você precisa de uma geladeira que funcione só para a sua cerveja. Ela vai ter que ter espaço para toda a produção que você fizer e termostato! Isso que me limita. Hoje não tenho tanto espaço assim na minha casa para colocar mais do que a minha antiga geladeira da minha avó para produção. Conheço pessoas que fecharam todo o quarto de empregada e fizeram freezers!!! O.O
2 - Sanitização é a coisa mais importante do processo... Ou pelo menos é o que você nunca vai ter total saco pra fazer, mas vai ter que fazer e prestar muita atenção. caso contrário, a sua produção azeda, não cria levedura, cria bactéria... Isto é, não dá cerveja... tem muitas formas de sanitizar: iodo/iodofor (solução de 2%, 18 ml p/20 litros), álcool 70%, até água sanitária (em solução, é claro) já li por ai pela internet. Mas algumas delas muita gente fala que dá gosto no produto final. Eu uso solução de iodo 2%.
3 - As duas coisas mais "estranhas" que você vai precisar são: Bazooca screen (uma grade de metal que fica pra dentro da panela que filtra a casca do mosto) e o cheeler... De resto é panela, mangueira e galão.
Pra economizar, no início dá pra usar os próprios galões de água pra fermentar/maturar. Eles são ótimos pois a boca é pequena e dá pra fazer um bom airlock com balões de festa de criança. Isso economiza uma grana, hehehehe. Depois tem que sanitizar eles com solução de água sanitária, sai todo o vestígio e o odor.