Olá pessoal, estou lendo muito nos últimos tempos sobre bera artesanal e está surgindo umas dúvidas, agora é:
Eu transferi a bera do fermentador para o madurador (outro balde).
Quando terminar o período de maturação e eu for fazer o priming para engarrafar, eu tenho que tirar a bera do maturador e passar para outro balde ou eu posso fazer o priming direto no maturador e engarrafar ?
No maturador fica alguma coisa no fundo do balde ? (meu balde não é transparente)
depende. se no primeiro balde vc acha que vc conseguiu separar boa parte do fermento e do trub pode fazer o primming direto no maturador. se vc acha q ainda tem muitas particulas de trub e quer uma breja mais limpida pode transferir mais uma vez.
Lembre-se que não eh necessariamente obrigado a transferir de balde para maturar, vc pode fazer a maturação no mesmo balde que a fermentação. Eu ja não faço essa transferência faz tempo, alem de diminuir o risco de contaminação agiliza o processo.
Exatamente Afonso. Ultimamente eu não tenho feito essa transferência, porém algumas cervejas minha estão ficando com sabor e aroma de fermento além do que eu gostaria, talvez por isso eu volte a fazer. Mas é opcional.
amanhã, 05/01/2015, termina a maturação de minha primeira breja, uma Belgian Pale Ale. Quanto tempo é recomendado pra esta cerveja ficar na garrafa depois do priming e a quantos graus?