Sabem aquelas coisas que somos loucos pra falar ou perguntar mas nunca tivemos coragem ? Hehehe... Pois é, ontem tive.
A divisão no ranking eu entendo, digamos que seja até por uma questão de credibilidade, imaginem se de repente entram uns malucos e saem dando 10 pra Krill, Rio Claro, Sub Zero e essas BCBs tabajaras ? A coisa descamba na avaliação geral.
O que me incomoda é esse negócio de "usuários" e "confrades", por exemplo, o Encontro do BREJAS é um evento totalmente organizado pelos usuários, sem nenhuma interferência dos confrades do BREJAS, que participarão como convidados. Sei lá, pra mim isso soa estranho. Pode parecer bobagem, algo muito pessoal, mas "usuários" me transmite uma conotação pejorativa: usuários de drogas, usuários do SUS...
Não conheço a história do BREJAS, assunto aliás que renderia uma boa matéria pro blog (caso não tenha sido feita ainda), mas desde que o conheci sempre o encarei como uma grande confraria, uma das mais democráticas, diga-se de passagem, depois do fórum próprio é que a coisa ficou mais com cara de confraria ainda, na verdade é uma rede de relacionamento tal como Orkut, Face Book e tantas outras, mas voltada a um único tema. Aqui as pessoas fazem um perfil, se relacionam, expõem fotos, fazem "conexões" (o famigerado add do Orkut), trocam idéias, avaliam cervejas, fazem amizades não só virtuais como reais e o que mais me admira é o fato de nunca ter visto um bate-boca. Opiniões contrárias existem, óbvio, mas são discutidas com muito respeito. Isso não é uma confraria ? E os "zilhões" de usuários não são confrades ? Ou só os administradores são confrades dentro dessa mega confraria ?
Tá bom... "que besteira, Guima, se preocupar com isso, né ? É só um adjetivo." Mas um adjetivo que de certa forma "divide" uma comunidade que não tem porquê ser dividida.
Existem os CONFRADES que administram o site e existem os CONFRADES que se utilizam do site para aprender ou ensinar, se relacionar, fazer amizades, e os CONFRADES administradores do site fazem a mesma coisa, a única diferença é que eles administram o site (afinal, alguém precisa fazer isso). Rsss...