O BJCP é por definição um guia de estilos, por assim dizer, mais "conservador"; ele deliberadamente demora mais a incorporar mudanças que já estão no mercado há tempos. Nesse sentido, o guia de estilos do Brewers' Association é um termômetro muito mais rápido das inovações na cena cervejeira. Não sei se a solução é ficar apenas no BJCP, que ainda não inclui estilos consagrados como, por exemplo, Imperial IPA, Belgian IPA, bière brut e quadruppel.
Acho que seria ideal fazer um "pente fino" no guia do Brewers' Association e ver quais estilos seria interessante incluir. Por outro lado, seguir os estilos autoatribuídos pelas próprias cervejarias seria uma péssima ideia. Outro dia adicionei uma Baladin que se intitula "birra egizia" (cerveja egípcia), mas que pelo BJCP teria de ser concebida como spiced/herb beer ou como Belgian blond ale (forçando um pouco).
Agora, tem alguns estilos que estão até no BJCP e não são discriminados no Brejas. Baltic Porter é um exemplo, e olhe que temos uma no mercado nacional (a Utenos). Outro exemplo é a distinção entre English e American IPA, que, embora controversa em alguns casos, consta do BJCP mas não do Brejas. Em suma, eu concordo com o Paulo: acho que está na hora de fazer uma organização geral na casa para criar uma boa base a partir da qual o Brejas possa crescer sem confusão.