Aproveite a área de Classificados & Trocas com responsabilidade. No assunto, dê destaque para o que você quer fazer e qual o item. Por exemplo: TROCO: Cerveja Caseira XXXXXX / VENDO: Fermentador 20 litros / PROCURO: Cerveja YYYYYY

Cervejas "Pretas"

Mais
13 anos 6 meses atrás #29452 por Luis Domingos
Criado por Luis Domingos no tópico Cervejas "Pretas"
Bom dia irmãos alcoólicos :laugh:

Fiz este tópico com uma dúvida bem simples que eu tenho e antes de continuar, peço desculpas caso já exista tópico parecido ou esteja no local errado.

A minha dúvida é sobre a diferença entre as cervejas escuras, já que sou um "iniciante" na arte da degustação, peço a ajuda dos colegas.

Temos variados estilos e marcas de cervejas pretas, isto eu sei. O que não sei ao certo é a diferença entre elas.

Já degustei: Porter (Fuller's), Stout (Guinness e Murphys'), Malzbier (Brahma), Schwarzbier (Bohemia e Köstritzer), Munich (Schin) e Dunkel (Eisenbahn)... fora as de trigo na versão preta.

Bom, eu sei que algumas são da família Ale e outras simplesmente Lagers...

Mas qual é a verdadeira base que as diferenciam? :ohmy:

Agradeço as respostas,

Abraços, :laugh:

*a.d.i.d.a.s.
Mais
13 anos 6 meses atrás - 13 anos 6 meses atrás #29453 por André Silva
Respondido por André Silva no tópico Re:Cervejas "Pretas"
Concordo que "burocraticamente" cor é item de classificação, mas eu não gosto de classificar assim.
Cansei de ouvir falar: "Não gosto de cerveja preta" "Cerveja preta é doce".
Se for pensar que em 90% dos casos de cervejas escuras a sua cor vem do malte torrado, o sabor será amargo e não doce.

Quanto a sua pergunta, a diferença é a mesma que a das cervejas claras. Se você sabe o que diferencia as cervejas claras umas das outras, o mesmo se aplica para as escuras.

A cor não necessariamente diz se uma cerveja vai ter um determinado gosto.
Pegue uma uma Stout , uma Schwarzbier e uma Dark Strong Ale que você verá que são todas "pretas" e com caracteristicas sensoriais totalmente diferentes.

Te aconselho a dar uma olhada no BJCP ou no Brewers Association para entender melhor a diferença entre os estilos.

Gosta de cerveja e de viagem? Visite meu blog! www.TravelAndBeer.com
www.twitter.com/andre_silva_84
Ultima edição: 13 anos 6 meses atrás por André Silva.
Mais
13 anos 6 meses atrás #29454 por fernando pereira frassetto
Pode-se dizer, na verdade, que a única coisa que aproxima estes tipos de cerveja, "escuras", é realmente a escala de cor, porrque elas têm diferenças enormes entre elas. Existem dezenas de tipos de cervejas mais escuras, algumas apenas com esta denominação (Dunkel/Dunkle/Dunkles são palavras para "escuro" em alemão, já Schwarz é "preto"). Falando das alemãs, o gênero Schwarzbier geralmente é mais escuro que o Munich Dunkel, ambas são mais malteadas e menos amargas, sendo que a Munich Dunkel carrega mais malte tipo Munich na receita. Existem várias outras diferenças entre elas. A Dunkel da Eisenbahn na verdade, na minha opnião, está mais para uma Porter do que para uma Dunkel alemã. Ambas são de baixa fermentação, assim como a Dark American, geralmente mai fraca em caracteres, tanto de malte quanto de lúpulo. Os tchecos têm um estilo local de Dark Lager que se assemelha bastante aos estilos alemães. Stouts e Porters são parecidas, mas as Stout geralmente são mais escuras, sendo as Dry Stout mais amargas, enquanto as Sweet mais doces, com a Porter se colocando no meio delas neste quesito, e sendo mais clara. Há outras cervejas escuras britânicas, como as Scotch Ale, as Dark Mild, e porque não algumas Brown Ale, que se diferenciam principalmente pelos maltes utilizados.
Mais
13 anos 6 meses atrás #29455 por fernando pereira frassetto
E claro, há as belgas, como as Strong Dark Ale, Dubbel Quadruppel, cervejas normalmente mais escuras, e bem semelhantes, bem maltadas.
Nos EUA há diversos estilos adaptados dos britânicos, como a Imperial Porter e a Imperial Stout, que são mais alcoólicas que as suas contrapartes originais.
Há ainda outros estilos "escuros", vale a pena conhecer todos!
Realmente para se inteirar de características mais específicas vale a pena pegar alguns livros, ou ler os guias disponíveis na internet, porque é muito assunto...
Mais
13 anos 6 meses atrás #29459 por André Silva
Respondido por André Silva no tópico Re:Cervejas
fernando pereira frassetto escreveu:

... A Dunkel da Eisenbahn na verdade, na minha opnião, está mais para uma Porter do que para uma Dunkel alemã. Ambas são de baixa fermentação ...

Só lembrando que Porter é uma ale, de alta fermentação ;)
Segundo o próprio Juliano Mendes, a Eisenbhan Dunkel na verdade é uma Schwarzbier.

Gosta de cerveja e de viagem? Visite meu blog! www.TravelAndBeer.com
www.twitter.com/andre_silva_84
Mais
13 anos 6 meses atrás #29461 por Luis Domingos
Respondido por Luis Domingos no tópico Re:Cervejas
André Silva escreveu:

fernando pereira frassetto escreveu:

... A Dunkel da Eisenbahn na verdade, na minha opnião, está mais para uma Porter do que para uma Dunkel alemã. Ambas são de baixa fermentação ...

Só lembrando que Porter é uma ale, de alta fermentação ;)
Segundo o próprio Juliano Mendes, a Eisenbhan Dunkel na verdade é uma Schwarzbier.

Pois é... degustei a Eisenbahn Dunkel e não vi diferença para uma Scharwarzbier, achei fraquinha, porém agradável.

Degustei a Porter da Fuller's que é um espetáculo e podemos perceber a diferença no corpo e nos demais sabores variados.

*a.d.i.d.a.s.
Tempo para a criação da página:0.401 segundos