Oxidação - Qualidade das tampinhas das garrafas

Mais
15 anos 3 meses atrás #861 por Marcos Ferreira
Desculpem a ignorancia do assunto para um simples bebedor caseiro que aprecia a qualidade de uma boa cerveja ... :D

O que me ocorre é o seguinte ; Já percebi faz um bom tempo que praticamente TODAS as cervejas nacionais pecam na qualidade das tampinhas ( Mesmo as mais caras ) ,

O que ocorre é que com a má armazenagem dos locais finais de venda ao consumidor as tampinhas tendem a oxidar , já abri dezenas de garrafas onde a oxidação da tampa é tanta que chega a ficar obvia na boca da garrafa , o que faz com que muitas vezes contaminemos o liquido ao servir .
Percebi que as tampinhas de outras marcas importadas como Erdinger , Krombacher entre muitas outras são feitas de um material que não oxida ( Ou pelo menos oxida muito menos do que as tampinhas nacionais ) .
A questão é ... Não seria a hora das fabricantes nacionais reverem o material usado na fabricação das tampinhas ..

Abraços

Marf
Mais
15 anos 3 meses atrás #884 por Adriano Carvalho
Marcos, o que dificulta não é só o material das tampinhas.
A grande maioria das micros não tem capital para investir numa envasadora duplo vacuo (acho que a Bamberg e a Colorado adquiriram o equipamento, mas não estou certo), logo a concentração de oxigenio na breja leva à uma oxidação mais rápida.
Mais
15 anos 3 meses atrás #906 por Jean Chris
Tenho dois comentário acerca das tampinhas:

-As cervejas nacionais "normais" tem tampinhas horrorosas no que se diz respeito ao desenho. Dá até vergonha quando colocada ao lado de tampinhas importadas, sejam elas mesmo da Argentina, Chile ou Uruguai. Nem se fala da diferença com as européias.

-As tampinhas de rosca (alumínio) são porcaria de um modo geral. certa vez comprei 6 Skol boca larga, 3 delas estavam chocas. O mesmo aconteceu no Guarujá quando comprei 1 litro da Isenbeck, estava hiper Choca.
Mais
15 anos 3 meses atrás #908 por João Sperb
Ainda estamos muito atrasados no que diz respeito a qualidade de cervejarias (equipamentos). Em algumas até mesmo a logistica não é das melhores...mas enquanto eles fizerem do jeito q esta e nós continuarmos a comprar, nunca vai mudar!
Mais
15 anos 3 meses atrás #957 por David Figueira
Para os caseiros uma boa possibilidade é comprar tampinhas com absorvedor de co2.
Mas não vejo isso acontecer nas artesanais. Mas que nas grandes comerciasi acontece isso é verdade.

David
www.lamasbier.com.br
Mais
15 anos 2 meses atrás #985 por Alexandre Almeida Marcussi
Já vi isso também. Uma vez comprei uma Eisenbahn cuja tampinha estava tão enferrujada que tinha "emperrado" no bocal da garrafa, e quando eu fui abrir na verdade trinquei o vidro e quebrei o bocal. Talvez até o vidro já estivesse trincado. A cerveja estava bem comprometida, diga-se de passagem. Outra vez comprei uma Eisenbahn (de novo) que vazou metade do líquido no porta-malas do carro, mas a tampinha estava fechada e o vidro intacto, aparentemente normal. Muito estranho - devia estar mal vedada, não sei por quê. Alguém sabe dizer exatamente quais as consequências que uma tampinha enferrujada pode trazer para uma cerveja, do ponto de vista sensorial?

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Tempo para a criação da página:0.347 segundos