Dossiê IPA's brasileiras - por Bob Fonseca

Mais
9 anos 2 meses atrás #63203 por Odimi Toge
O jornalista Roberto Fonseca acaba de soltar o que eu classificaria como um verdadeiro "dossiê" a respeito das IPA's brasileiras.

O texto é longo, porém muito bem detalhado e vale a pena perder um tempo pra ler. Além disso, inclui depoimentos de vários confrades aqui do Brejas.

quanto-vivem-as-ipas-nacionais.silk.co/
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Claudinei  , Gustavo Guedes, Gabriel Lucas Scardini Barros, Gabriel C.
Mais
9 anos 2 meses atrás #63213 por Alexandre Almeida Marcussi
Belo texto do Bob, que retornou em grande estilo. A verdade é que é tão difícil beber boa IPA no Brasil (seja as nacionais, seja as importadas), que hoje em dia eu tendo a preferir outros estilos. Em chope ainda se arrisca, mas, em garrafa, é muito difícil abrir uma e dizer: "cara, que IPA gostosa!"

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
9 anos 2 meses atrás #63217 por Alexandre LC
Percebi isso também Marcussi. Aliás, xará tá sumido do fórum.
Tenho percebido muito isso, os chopes de algumas IPAs são bem mais "redondos" que quando engarrafadas, parece bem mais fresca.
As americanas que já bebi só achei fantástica mesmo quando estava lá nos EUA. O bom quando você bebe uma IPA/APA d um colega/amigo/confrade recém produzida, aí é outro padrão.

Junte-se ao grupo para nos informarmos das principais promoções de cervejas e produtos cervejeiros no Brasil.

www.facebook.com/groups/Cervejeiros.vendas.online
www.facebook.com/cervejaempromocao
Mais
9 anos 2 meses atrás #63222 por Claudinei  
É muito fácil demonizar a pasteurização de cervejas, mas qual seria a alternativa viável para o nosso mercado? Cadeia refrigerada encarece o produto (que já não é barato), além de não haver nenhuma garantia de que o revendedor não vá desligar a geladeira à noite para economizar energia. A Colorado implantou essa idéia com a Vixnu e acabou desistindo depois, não foi? Acho que, se você quer aproveitar um produto de fato fresco - e no caso estamos falando do frescor dos lúpulos em IPAs jovens - você deve ir direto à fonte. Ainda não tive essa oportunidade, dessa forma vou me "divertindo" com o que encontro localmente, ou seja, cervejas em sua maioria pasteurizadas - sejam IPAs ou não... ;)

No mais, gostei do artigo do Bob, faz anos que o tenho como uma de minhas referências quando o assunto é cerveja!

Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Eduardo Gonçalves Silva
Mais
9 anos 2 meses atrás #63236 por Gabriel Lucas Scardini Barros
Acabei sendo um dos advogados da pasteurização no artigo, que é um belo exemplo de conteúdo cervejeiro bem feito e complexo.

Abraços,

Gabriel Lucas
factoide.com.br
Mais
9 anos 2 meses atrás #63312 por Maurício Angelo
matéria ESPETACULAR do Roberto.
Tempo para a criação da página:0.368 segundos