Validade West XVII 2011 - Opiniões

Mais
10 anos 4 meses atrás - 10 anos 4 meses atrás #57007 por Carlos Magno Gonçalves
Ola confrades,

Inicialmente gostaria de pedir desculpe se tiver um post fixo para esse tipo de assunto. Me indiquem que posto la.
Bem, minha noiva voltou tem 2 semanas da Europa e trouxe alguns presentinhos.

Minha duvida é que a Westvleteren XII 2011 (a que tem o nome desenhado na garrafa) tem seu prazo de validade apenas até o dia 21/09/2014 e como sou novato não sei se guarda-la por muito mais tempo que isso pode prejudicar ou devo bebe-la o mais breve ou próximo da validade possível.
Amigos, qual é a opinião de vocês? Esse período a mais que posso ou pretendo guardar pode prejudicar? O que fariam?
Sou aberto a todas as opiniões e sugestões.
Obrigado a todos que ajudarem e lerem

obs.: as demais da foto são 'jovens'
Anexos:
Ultima edição: 10 anos 4 meses atrás por Carlos Magno Gonçalves.
Mais
10 anos 4 meses atrás - 10 anos 4 meses atrás #57010 por Alexandre Almeida Marcussi

Carlos Magno Gonçalves escreveu: não sei se guarda-la por muito mais tempo que isso pode prejudicar ou devo bebe-la o mais breve ou próximo da validade possível.

Olá, Carlos, tudo bem? A Westvleteren XII pertence a um estilo relativamente apto para o envelhecimento e, dentro desse estilo, é uma das que possuem mais potencial para envelhecer. Eu mesmo tenho uma garrafa da safra 2005 aqui em casa que ainda não abri. Portanto, não precisa ficar tão preocupado, é improvável que ela vá estar ruim. Dito isso, a esta altura, não fará muita diferença beber sua garrafa agora ou daqui a dois meses. Ela já não está mais fresca, de qualquer modo.

Se você nunca bebeu essa cerveja e não terá outra oportunidade tão cedo, vale a pena bebê-la agora para conhecer. Se já bebeu, ou se tem outra garrafa mais fresca (o que parece ser o caso, pela foto que você postou), por que não deixa esta para abrir em 2016?

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Ultima edição: 10 anos 4 meses atrás por Alexandre Almeida Marcussi.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Alexandre LC, Carlos Magno Gonçalves
Mais
10 anos 4 meses atrás #57012 por Felipe Tristão
Marcussi, sempre tive dúvidas qto a data de fabricação de certas cervejas, inclusive as westvleteren XII.

Devo ter umas 5 em minha adega, as validades são 2014 e 2015. Sempre deduzi q, como a maioria das dark strong ales/quads belgas, as westvleteren tem validade de 5 anos (vide chimay). Daí me pergunto: quando disse safra 2005 (ou 2011) vc se refere a data retroativa a qtos anos?
Mais
10 anos 4 meses atrás #57015 por Carlos Magno Gonçalves
Obrigado pela resposta Marcussi,
Sempre acompanho o seu blog e gosto muito dele. Fico lisonjeado por ter respondido meu tópico.
Respondendo, felizmente eu já tive a oportunidade de bebe-la quando viajei e pude ir la. Por isso, não tenho pressa em degusta-la só perguntei pois fiquei com duvida em relação a essa questão da validade.
Só deixa-la para degustar em 2016 achei uma boa ideia.
Desculpe mudar um pouco o foco mas, atualmente em minha adega tenho 4 west12 e 4 west8. Lendo seu blog e inspirado na experiencia que fez com a Orval (que pretendo fazer também) eu pensei em beber cada uma dela por ano. Assim poderia ir sentido as mudanças que ela 'sofreria' com o envelhecimento. Acha válido esta experiência? A west8 também é apta para o envelhecimento? E por ultimo, sugere beber cada uma delas pro ano ou um ano a XII e outro a 8 e assim por diante? Eu sei que é muito pessoa mas acredito que opiniões de confrades mais experientes como você podem me ajudar
Muito obrigado
Mais
10 anos 4 meses atrás #57016 por Carlos Magno Gonçalves
Ola Felipe,

Diferente das demais, a West tem 'validade' de 3 anos. Ou seja, a safra de 2011 tem validade pelo fabricante até 2014. As que você tem em casa são da safra de 2011 e 2012 se não estou enganado
Mais
10 anos 4 meses atrás #57019 por Alexandre Almeida Marcussi

Felipe Tristão escreveu: Daí me pergunto: quando disse safra 2005 (ou 2011) vc se refere a data retroativa a qtos anos?

Felipe, como o Carlos esclareceu, a West 12 tem validade de 3 anos. A garrafa a que eu me referia tem data de validade para 03/03/2008. Portanto, foi engarrafada em 2005. Pretendo abri-la no ano que vem.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Tempo para a criação da página:0.435 segundos