Iguais ou diferentes?

Mais
10 anos 5 meses atrás #56593 por Carlos Lima
Criado por Carlos Lima no tópico Iguais ou diferentes?
Boa sexta a todos confrades,

gostaria de uma dica de vcs, não tenho muita experiência então não sei aproveitar melhor minhas cervejas, bom, na opinião de vcs é melhor eu degustar várias cervejas do mesmo estilo num dia só ou degustar cervejas de estilos diferentes num dia?
Por exemplo eu AMO Tripel, então para mim aprender eu devo ler sobre elas e ai tomar umas 5 delas diferentes no mesmo dia ou devo por exemplo tomar uma Tripel, uma Dubbel e outras assim por diante, qual me dá mais felling e mais resultado?
Estou tendo um problema muito grande, quando tomo cervejas eu consigo perceber a diferença de cada uma, uma toque especial em relação a outras e talz, mas não consigo :'( dizer, isso é coentro, aquilo é cravo, aquele outro vem da levedura... Já estou lendo muito sobre os assuntos mas parece que não desenvolvo isso... :( que será que pode me ajudar?

Obrigado a todos por sempre estarem me ajudando!
Santé!
Mais
10 anos 5 meses atrás #56594 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Iguais ou diferentes?
Carlos, eu procuro não tomar muitas diferentes no mesmo dia. Claro que se eu for em um bar especializado em cervejas eu degusto várias, sei lá, talvez umas 10. Mas normalmente tomo no máximo umas 2 ou 3. E costumo tomar de estilos diferentes, pois gosto de experimentar vários rótulos de uma mesma cervejaria.

Acredito que não haja muita diferença em tomar cinco cervejas do mesmo estilo ou de estilos diferentes. Se quiseres sentir realmente todos os sabor basta limpar o paladar com água entre cada degustação.

E conseguir encontrar aroma e gosto de coentro, cravo e outros leva tempo. Não se preocupa que esse ''poder'' surge naturalmente depois de várias cervejas. O melhor a fazer é ir treinando. :D
Mais
10 anos 5 meses atrás #56595 por Renan Gomes
Respondido por Renan Gomes no tópico Iguais ou diferentes?
Cara, se tu quiseres aprender sobre um determinado estilo, é bacana experimentar rótulos diferentes juntos.
A minha dica é não passar de 3, pois há Tripel, como a Maredsous, que tem 10% de alcool então acaba que se tu degustar muitos rotulos não vai conseguir diferencia-las.

Em relação a achar aromas e sabores, é como o Gustavo falou, leva tempo.
Eu, por exemplo, demorei uns dois anos para sentir o aroma de pinho em algumas IPA's.
Mais
10 anos 5 meses atrás #56596 por Luiz Henrique ·
Respondido por Luiz Henrique · no tópico Iguais ou diferentes?
Também acho interessante experimentar várias de um mesmo estilo em um dia.

Há uns 4 anos eu e uns amigos fazíamos isso todas as segundas. Um dia era só pale ale, outro dia só stout, outro dubbel, outro trippel, rauch, porter, ipa e assim por diante.

Foi muito proveitoso!
Mais
10 anos 5 meses atrás #56598 por Gabriel Lucas Scardini Barros
Seguindo a linha do que o Renan e o Gustavo já disseram, acredito que o caminho é a calma, em vários sentidos.

Em primeiro lugar, salvo exceções, o olfato e paladar se desenvolvem aos poucos. Demorei muito tempo para sentir com clareza os aromas de cravo e banana de uma weissbier. Os guias de avaliação de estilo ajudam, mas também podem complicar (como saber o aroma de drupa se a pessoa as vezes nem sabe o que é, por exemplo). Muitas vezes os aromas e sabores remetem a algo diferente, de acordo com sua percepção, tenha medo de descrever as cervejas usando suas referências.

Calma também na degustação de cada rótulo, deixa a cerveja esquentar e se revelar com calma. Agite o liquido no copo, sinta os aromas diversas vezes, em diversos momento da degustação. Se a taça precisar ser tomada em meia hora, vá sem pressa.

Não tenho limite na quantidade de rótulos por noite, mas é claro quanto mais cervejas forem tomadas, mais alterada será a percepção. O tempo e alguns copos d'água ajudam muito nesse ponto.

Abraços,

Gabriel Lucas
factoide.com.br
Mais
10 anos 5 meses atrás #56610 por Lucas Gama
Respondido por Lucas Gama no tópico Iguais ou diferentes?
Quando possível, bebo rótulos da mesma cervejaria, no fim de semana passado tomei a Brown Ale, a East Indian Pale Ale, a Larger e a Black Chocolate Stout, todas da Cervejaria Brooklyn. Acho esse o melhor jeito de degustar, mas é difícil achar várias de uma mesma cervejaria, então eu não tenho besteira... Pego as que mais me interessam na prateleira e saboreio, mas sempre começando pela mais leve, mais simples e partindo para as mais complexas!
Tempo para a criação da página:0.468 segundos