Rodrigo CR escreveu: Essa questão do "pale" também me causa dúvidas principalmente nas Ipas, pois pra mim a maioria não tem nada de "pale", geralmente a coloração delas é mais pra âmbar e tons alaranjados, não é isso? Acho que convencionou-se um estilo que inicialmente trazia a cor como uma característica, mas essa se perdeu com o tempo. Talvez isso justifique termos como "black ipa", o que para muitos é errado, mas se considerarmos ipa como o estilo, faz sentido.
Em
The Complete Beer Course
, do Joshua Bernstein, encontrei alguns comentários interessantes acerca do termo pálido.
Quando as pale ales surgiram no século 18/19 no Reino Unido, a grande maioria das cervejas era feita com malte torrado/defumado por não haver métodos alternativos e a cerveja escura era o padrão. Com o desenvolvimento de outras técnicas, surgiram as pale ales, que eram pálidas em relação as escuras, mas não necessariamente claras.
Uma cerveja clara e límpida só se tornou comum com as lagers filtradas, algum tempo depois.
Quanto as Black IPAs, minha opinião pessoal é que apesar do conflito "Black" e "Pale" no nome. Ela consegue explicar bem o que a pessoa provavelmente vai encontrar ao tomar esse estilo, uma cerveja com o lúpulo assertivo das IPAs Americanas, mas com a cor escura.