Dúvida de Novato

Mais
10 anos 6 meses atrás #55590 por Jean de Oliveira Quevedo
Olá pessoal!

Como sou novo aqui no Brejas, e na degustação também, não achei nenhum tópico para apresentação ou para tirar dúvidas, então decidi criar esse tópico. Tenho uma dúvida (bastante noob, diga-se de passagem hehe) sobre a composição de cervejas Weiss.

Um tempo atrás provei a weiss da Prost Beer, uma cerveja aqui do RS da qual não apreciei muito. Depois de ter provado verifiquei no rótulo de que se tratava de uma cerveja composta de maltes de trigo e cevada. A princípio me senti um pouco desapontado, pois julgo que uma weiss deva ser composta a partir do trigo, apenas. No entanto não tenho conhecimentos aprofundados sobre o assunto, portanto lhes pergunto: uma weiss é, necessariamente, composta apenas de trigo ou pode contar com cevada também?

Quanto a apresentação: sou estudante de jornalismo e trabalho como repórter na minha cidade (Soledade-RS) em um jornal local. Sempre apreciei cervejas mas descobri que se trata de um universo vasto e delicioso com um amigo meu, Diones, que é um grande entusiasta das brejas. Espero aprender muito por aqui.

Abraços.
Mais
10 anos 6 meses atrás #55591 por Odimi Toge
Respondido por Odimi Toge no tópico Dúvida de Novato
Uma tradicional weiss sempre será composta pela combinação de maltes de trigo e cevada. Uma cerveja feita só de trigo provavelmente entupiria todos os equipamentos durante a produção,
Mais
10 anos 6 meses atrás #55598 por Alexandre Almeida Marcussi
Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Dúvida de Novato
Jean, toda Weissbier contém tanto trigo quanto cevada. Ocorre que o trigo possui uma casca muito fina e, quando moído, tende a entupir os equipamentos, enquanto a casca da cevada é mais grossa e facilita a filtragem. A proporção entre trigo e cevada em uma Weiss alemão normalmente gira em torno de 50/50, mas há rótulos que empregam até 70% de trigo, como é o caso da Franziskaner.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Tempo para a criação da página:0.345 segundos