Olá, Pão! Primeiramente, seja bem-vindo ao encantador munda das cervejas! Sua preocupação com a ideia de "estabelecer parâmetros" é muito válida. Vou te dar algumas dicas de alguém que passou pelo mesmo calvário e já está um ou dois passos à frente. Sinta-se à vontade para seguir o que mais lhe agradar: acima de tudo, beber cervejas deve ser divertido!
A melhor maneira de aprender a identificar características sensoriais é degustar comparando com guias de estilo. Para quem quer aprender, o mais completo é o
guia do BJCP
: você seleciona um estilo, compra uma das cervejas que eles citam com icônicas daquele estilo e degusta comparando ponto a ponto com a descrição do estilo que eles dão. É o jeito mais seguro e "correto" de calibrar seus sentidos e seu vocabulário sensorial.
Agora, vamos falar de cervejas que apresentem características "extremas", como você pediu. É meio complicado isso que você colocou, porque coisas como "malte", "lúpulo" ou "frutado" não possuem um único sabor. Existem vários tipos de malte, várias variedades de lúpulo, vários aromas frutados, uns radicalmente diferentes dos outros. Mesmo assim, vamos a algumas sugestões que podem te ajudar.
Doçura de malte: Paulaner Salvator; Wäls Quadruppel
Sabores de malte: Abadessa Slava (malte pilsen); Paulaner Salvator (maltes caramelados); Fullers London Porter (maltes torrados)
Amargor de lúpulo: qualquer IPA imperial (Bodebrown Perigosa IPA; Invicta Imperial India Pale Ale)
Aromas de lúpulo: Colorado Vixnu (lúpulos americanos); Meantime IPA (lúpulos ingleses)
Floral: para um floral bem "belga" (rosas), tente algo como Tripel Karmeliet; para um floral de lúpulo ("nobre"), tente Bamberg Helles ou Camila, Camila
Frutado: para entender o que é o "frutado" de leveduras, tente uma Eisenbahn Strong Golden Ale (abacaxi em calda, frutas amarelas) ou Eisenbahn Weizenbock (banana).
Encorpada: uma boa pedida de cerveja com corpo intenso é Wäls Petroleum.
No mais, o importante é ir testando seu paladar! Boas degustações!