Struise Black Albert - Amostra fora do padrão?

Mais
11 anos 9 meses atrás #48566 por Hugo Barbosa
Degustei hoje, finalmente, a Black Albert que trouxe da Bélgica há cerca de 3 meses. Embora tenha considerado a cerveja sensacional, provavelmente a melhor Stout que já provei, duas características me pareceram fora do padrão, já que não constam dos reviews que li: creme pouco consistente e pouco persistente e excesso de sedimentos.

Quais poderiam ser as causas para isso? Problemas no transporte ou no armazenamento? Ou seria um desvio natural, na média, que não necessariamente compromete a qualidade geral da amostra?
Mais
11 anos 9 meses atrás - 11 anos 9 meses atrás #48569 por Alexandre Almeida Marcussi
Hugo, a consistência do creme não depende só da cerveja em si, mas também do copo que você usou. Então, variações são esperadas. Já no caso dos sedimentos, vale lembrar que ela é refermentada na garrafa, então a ocorrência de sedimentos também é esperada. Neste caso, vale a recomendação que se dá para quase todas as belgas: em vez de despejar tudo no copo de uma vez, convém deixar um ou dois dedos no fundo da garrafa e só misturar no final.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Ultima edição: 11 anos 9 meses atrás por Alexandre Almeida Marcussi.
Mais
11 anos 9 meses atrás #48570 por Paulo Brunoro
Hugo, verifique também a temperatura de serviço. A cerveja muito gelada tende a formar menos creme.
Mais
11 anos 9 meses atrás #48573 por Hugo Barbosa
Caros Marcussi e Brunoro, muito obrigado pelos comentários.

Servi em uma taça de vinho branco, que é meu copo coringa para quando não tenho o ideal para a cerveja que estou degustando. Não creio que o formato do copo seja muito diferente de um snifter.

Pensei em servir em temperatura de adega, mas como em Brasília não tem feito tanto frio quanto em boa parte do Brasil, resfriei a cerveja um pouco. Mas certamente não estava a menos de 12°C.

Por fim, de fato eu não deixei os 2 dedos no fim para misturar. Lembro de ter lido em algum lugar que essa atitude não é unânime entre especialistas. Ou estou enganado?
Mais
11 anos 9 meses atrás - 11 anos 9 meses atrás #48585 por Alexandre Almeida Marcussi

Hugo Barbosa escreveu: Por fim, de fato eu não deixei os 2 dedos no fim para misturar. Lembro de ter lido em algum lugar que essa atitude não é unânime entre especialistas. Ou estou enganado?


Eu não diria que é "unânime" no sentido de que todos os estabelecimentos seguem isso, mas é boa prática de serviço para cervejas belgas (e quaisquer outras refermentadas na garrafa). Na Bélgica, é assim que a sua breja vai ser servida na maior parte dos lugares, deixando habilmente um dedo no fundo da garrafa, para você mesmo misturar se e quando quiser. Vale lembrar que existem exceções, como as witbiers, em que normalmente se mistura o fermento na hora do serviço (como nas Weissbiere).

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Ultima edição: 11 anos 9 meses atrás por Alexandre Almeida Marcussi.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Alexandre LC
Mais
11 anos 9 meses atrás #48603 por Paul K
Vale ressaltar que não adianta nada deixar um dedo de cerveja na garrafa se antes de servir você ficar chacoalhando a garrafa seja pra levar ela pra sala, seja pra tirar a tampa ou rolha ou mesmo pra olhar alguma coisa na garrafa.

Parece óbvio mas é uma coisa que as vezes a gente, por distração ou mesmo por falta de hábito, acaba fazendo.
Tempo para a criação da página:0.358 segundos