Copo "oficial" da 1795

Mais
12 anos 9 meses atrás #45815 por Emerson
Criado por Emerson no tópico Copo "oficial" da 1795
Senhores,

Comecei a me interessar por cervejas importadas e artesanais no fim do ano passado e aos poucos vou me familiarizando com os diversos rótulos, tipos, temperaturas, copos, etc...

Venho montando meu arsenal de copos aos poucos e no mês passado comprei uma 1795 (que ainda não tinha tomado) e aproveitei para levar seu copo. Como estava muito na pilha de comprar um Pint (estou adorando as Stouts), levei esse achando ser um exemplar, pelo seu formato bojudo.

Depois, a ficha caiu. 1795 é uma legítima Pilsner tcheca, como poderia o copo dela ser um Pint? Olhei novamente o guia de copos aqui do Breja e to achando que comprei um Lager (chope).
:blush:

Engraçado que a base dele não é tão fina quanto os copos de chope que já tomei por aí...

Resumindo: eu comprei um pint ou um lager? Ou nenhum dos dois?

Mais
12 anos 9 meses atrás #45816 por Felipe Jordani Andrade
Émerson, tudo bem?
Bom, na verdade, o pint é uma unidade de medida. Acontece que acabou virando a denominação de copos como o tradicional da Guinness, por exemplo. E há outros.
Este que vc comprou é um pouco diferente, mais estreito, boca não muito larga. Não é muito bom para Stouts.
Eu tenho um legal da Way, acho que não é muito difícil encontrar.
Abraço.
Mais
12 anos 9 meses atrás #45817 por Clésio Gomes Mariano
Respondido por Clésio Gomes Mariano no tópico Copo "oficial" da 1795
É copo de lager mesmo, também chamado de english tulip pint, para diferenciá-lo do shaker pint. É um tipo de copo popularizado pelas stouts irlandesas.
Mais
12 anos 9 meses atrás #45819 por Emerson
Respondido por Emerson no tópico Copo "oficial" da 1795
Valeu pela dica Felipe.

Clésio, dei uma pesquisada com os nomes que você citou e achei isso aqui.

Agora eu fiquei confuso. O da direita parece ser o pint tradicional, ok, mas se esse tulip pint não é muito adequado pra stouts porque diabos o copo oficial da Guiness Draught é assim?
:blink:

Esse shaker pint é o caldereta???
Mais
12 anos 9 meses atrás #45822 por Clésio Gomes Mariano
Respondido por Clésio Gomes Mariano no tópico Copo "oficial" da 1795

Emerson Antunes Coimbra escreveu: Valeu pela dica Felipe.

Agora eu fiquei confuso. O da direita parece ser o pint tradicional, ok, mas se esse tulip pint não é muito adequado pra stouts porque diabos o copo oficial da Guiness Draught é assim?

Pelo que lembro de ter lido o pint mais tradicional é o shaker. O nonic surgiu depois e aquela parte mais larga perto da boca serve para empilhar os copos sem que eles travem um no outro. O tulip pint não é adequado para stouts mais fortes e encorpadas mas há tempos vem sendo utilizado para servir dry stouts irlandesas.
A caldereta é mais baixa e comporta menos volume que os pints (aprox 300ml contra os quase 500ml dos pints).
Mais
12 anos 9 meses atrás #45842 por Gabriel Lucas Scardini Barros

Emerson Antunes Coimbra escreveu: Valeu pela dica Felipe.

Como já dito, o Tulip Pint serve para a Guinness e demais dry stouts, agora para aquelas mais encorpadas e com mais aromas, outros tipos de copos são indicados.

O Shaker Pint é uma caldereta um pouco maior.

Abraços,

Gabriel Lucas
factoide.com.br
Tempo para a criação da página:0.520 segundos