Cooler, Frigobar ou Geladeira

Mais
11 anos 10 meses atrás - 11 anos 10 meses atrás #47689 por Paulo Fernandes
meu guia, informal e não científico, de como degustar uma cerveja:

no gelo: mais ou menos 1h para gelar.
no congelador: 30min na função 'gelar rápido'.
na geladeira: talvez um pouco mais tempo do que no gelo, dependendo da situação.

a minha lógica, informal, não é ficar excessivamente paranoico com a temperatura da cerveja. desde que ela esteja gelada(longe do congelamento)é sempre possível, caso seja necessário deixar que ela se aqueça no copo ou na garrafa.

em nenhum dos lugares que eu considero 'alto nível' que eu já frequentei, incluindo lugares no exterior, há uma preocupação compulsiva com a temperatura da cerveja. e, em muitos casos, há uma verdadeira divergência de opiniões.

estando a cerveja gelada, caso eu coloque o líquido na taça e perceba que não está projetando muito os aromas ou não espumou(caso seja um estilo que produza espuma), eu simplesmente espero uns minutos até sentir o aroma se revelando no nariz.

se eu achar necessário o colarinho, eu simplesmente dou uma LEVE agitada no copo e pronto.

Lembrando que stouts, porter e etc, na minha opinião, podem sim ser degustadas a quase temperatura ambiente. e olha que eu moro no rio de janeiro.

nesse caso eu opto por as vezes gelar um pouco a mais e, se necessário esperar esquentar, por o contrário não é possível, isto é, gelar a cerveja depois dela colocada no copo e ter liberado a carbonatação toda faz um estrago sério, enquanto deixar ela esquentar não.

o que a cultura da cerveja tem de mais interessante é a informalidade. a não ser para aqueles que tem faro de beagle (cão de caça)e papilas degustativas de unicórnios, essa esquentada no copo não vai, de maneira nenhuma, arruinar a degustação e, de certa forma, pode até enriquecer, pois, não é incomum que ao esquentar a breja vai se desenvolvendo.

só não chegue perto de congelá-la que está tudo ok, cerveja não é criança com febre, não precisa ficar excessivamente preocupado com a temperatura. relaxa!

espero ter ajudado, abraços!
Ultima edição: 11 anos 10 meses atrás por Paulo Fernandes.
Mais
11 anos 8 meses atrás #48956 por Anônimo User
Respondido por Anônimo User no tópico Cooler, Frigobar ou Geladeira
Perto de congelar prejudica muito a degustação e até mesmo próximo de 7 graus eu já fico um pouco insatisfeito. Baseio isso na temperatura da minha geladeira, 7 graus constantes.
Tempo para a criação da página:0.432 segundos