paladar

Mais
14 anos 3 semanas atrás #36533 por rodrigo magalhaes
Criado por rodrigo magalhaes no tópico paladar
ola!! sou recente usuario deste fórum e quando tomava esses dias uma cerveja chamada belco ela no final mudava o sabor ficava amarga, alguém poderia me dizer o porque ?
Mais
14 anos 3 semanas atrás #36534 por Rodrigo Possert Costa Pacheco
Respondido por Rodrigo Possert Costa Pacheco no tópico Re: paladar
Acho que tem a ver com retrogosto, algo que não conhecia até começar a apreciar a cerveja. rs
Mais
14 anos 3 semanas atrás #36536 por T. Muraro
Respondido por T. Muraro no tópico Re: paladar
Rodrigo,

Se sua pergunta foi "qual o motivo da cerveja ficar amarga no final" há uma série de fatores que podem influenciar na resposta. Pode ser a característica da mesma, característica do estilo, lúpulo utilizado, quantidade de lúpulo utilizado, etc.

Sobre o retrogosto (ou residual) que nosso amigo citou, ele é o "gosto" que fica na boca após a cerveja ser engolida. Pode ser doce, azedo, amargo, etc. Ou seja, nem sempre é o mesmo. Depende da cerveja, receita, ingredientes e características.

Certamente pessoas com um conhecimento MUITO superior ao meu contribuirão com informações mais precisas, mas acho que o que escrevi já é um começo ;)
Mais
14 anos 3 semanas atrás #36537 por Rodrigo Possert Costa Pacheco
Respondido por Rodrigo Possert Costa Pacheco no tópico Re: paladar
Isso, T. Muraro. Inclusive aprendi um exercício para sentir direitinho o retrogosto. rs

Eu imagino que a "mudança" de sabor que o colega citou no final seja isso....considerando que a cerveja, que não conheço, tenha características de retrogosto amargo.
Mais
14 anos 3 semanas atrás #36581 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Re: paladar
O amargor demora um pouco mais para ser percebido mesmo, em comparação com outros sabores. Achei este artigo traduzido que fala sobre isso:

www.itqi.com/pt/about-itqi/more-about-taste.html

"Os sabores doce e salgado são sentidos mais rapidamente, mas fugazes, enquanto que a amargura é percebido com um intervalo de tempo mais tardio, porém é mais persistente."
Mais
14 anos 3 semanas atrás #36597 por Odimi Toge
Respondido por Odimi Toge no tópico Re: paladar
Sei lá... só sei que Belco está loooonge de ser uma cerveja verdadeiramente apreciável. hehehehe

Talvez a mudança de sabor se deva a acomodação do paladar e consequentemente da percepção de deterinadas características.

OBS: estou loooonge de ser um expert!
Tempo para a criação da página:0.468 segundos