BJCP x BA

Mais
13 anos 10 meses atrás #34766 por T. Muraro
Criado por T. Muraro no tópico BJCP x BA
Pessoal,

Procurei bastante pelo fórum e não encontrei nada muito claro no que tange a opinião dos amigos em relação a classificação de estilos.

Eu poderia perguntar qual "o melhor", mas isto fica subjetivo.

Assim, vou tirar "o melhor" da pergunta e questionar: qual o guia que vocês utilizam e qual vocês consideram o mais completo?

Esta pergunta reside no fato do BREJAS (e outros sites e livros) utilizarem o critério do BJCP nas avaliações e demonstrações de estilos. Mas na hora de cadastrar ou consultar uma nova cerveja vemos que o BJCP pode ser "relativamente limitado", pois existem muitos estilos que não estão contemplados nele. Ainda que "todo o resto de estilos" seja cadastrado como SPECIALTY BEER isto o torna muito vago...

Outra pergunta: esta limitação do BCJP é boa ou ruim? Limitar é melhor ou pior para tornar o entendimento sobre estilos mais específico? Abrindo demais, não seria "impossível" as pessoas falarem a mesma língua em questões de estilo?

Enfim, questões filosóficas que gostaria da opinião de vocês.

Abraços
Mais
13 anos 10 meses atrás #34769 por Renato .
Respondido por Renato . no tópico Re: BJCP x BA
Kra eu uso os dois.
O BjCP é clássico, para estilos tradicionais é ótimo, mas ainda tem muita coisa que não tem nele, o BA tem os estilos mais recentes, então para entender essa enxurrada de cervejas novas no mercado principalmente da nova escola norte americana é o mais indicado.

Pelo que comentaram aqui no fó rum já, o BJCP tem uma atualização de tempos em tempos (se não me engano 4 ou 5 anos) e parece que tem uma por vir, e eles se atualizam com novos estilos e coisa e tal, nessa próxima deve entrar muita coisa que hoje é specialty como a Quadrupel.
Já o BA pelo pouco que eu sei, não tem dessa ele se atualiza quando acha interessante.

Mas para consulta é sempre legal ler os dois, ver as diferenças de pensamento, aprende-se bastante.
Mais
13 anos 10 meses atrás #34772 por Yuri Lopes
Respondido por Yuri Lopes no tópico Re:BJCP x BA
Quanto mais opções o ser humano tem, mais perdido ele fica, é mais fácil de "errar" e difícil "acertar".

"Era um homem sábio aquele que inventou a cerveja."
Platão
Mais
13 anos 10 meses atrás #34779 por Renato .
Respondido por Renato . no tópico Re:BJCP x BA
Cerveja não é uma ciência exata, os guias surgiram MUITO tempo depois das receitas, por isso ainda tem algumas duvidas na hora de classificar e avaliar.

Mas não podemos nos prender a uma única coisa, 2 guias eu ainda acho pouco.
Mais
13 anos 10 meses atrás #34780 por Alexandre Almeida Marcussi
Respondido por Alexandre Almeida Marcussi no tópico Re:BJCP x BA
Muraro, que imensa coincidência essa sua pergunta. Estou terminando de escrever um dossiê para publicar no meu blog exatamente sobre essa questão, comparando os dois guias. A primeira parte (serão sete, no total) está programada para o dia 13 de fevereiro, então não deixe de acompanhar!

O Cru e o Maltado

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
13 anos 10 meses atrás #34782 por T. Muraro
Respondido por T. Muraro no tópico Re:BJCP x BA
Não perco um post publicado no seu site. Você acha que eu iria perder logo esse?

PS: Quando vai sair o teu livro? ;)
Tempo para a criação da página:0.363 segundos