Teste cego de Natal - Cervejas Premium

Mais
14 anos 4 meses atrás #33147 por Jean Chris
Teste cego 24-12-11

Na noite de natal fizemos entre minha família um teste cego de cervejas Premium American Lager. A escolha das cervejas foi feita por mim levando em consideração as mais encontradas nas prateleiras dos supermercados e de valores mais acessíveis ao consumidor (de 1,80 a 2,30): Heineken, Itaipava Premium, Stella Artois, Therezópolis Gold, Bohemia, Kaiser Gold e Budweiser.

Algumas considerações que devem ser feitas são as seguintes:

- A Therezópolis não seria escolhida devido ao valor mais elevado (3,99), mas entrou no lugar da Bavária Premium que não encontrei. Achei interessante ter uma Premium de maior valor para saber se era válido o custo benefício.

- A Budweiser foi inserida pela AmBev há 2 meses no mercado brasileiro como cerveja Premium, coisa que não é, é uma Standard comum, mas os jovens a adoram apenas pelo charme do rótulo e de sua conotação no mercado mundial.

- A cerveja Bohemia também se trata de uma Standard, mas ela possui um diferencial grande que a faz ser muito mais próxima de uma Premium, o lúpulo usado é de melhor qualidade e de aroma floral.

- As pessoas que participaram (7 homens e 1 mulher) eram leigos em cervejas, mas alguns deles iniciantes em degustações. Eu também participei do teste cego.

- Depois de dadas as notas, as pessoas que sabiam quais eram os rótulos podiam arriscar um palpite e tentar descobrir qual era a cerveja. Modéstia a parte, mas eu acertei todas, fiquei em dúvida apenas entre a Stella e a Itaipava Premium, porém o chute foi certeiro!

Vejam como ficou a classificação em notas de 0 a 10:

1º Heineken: 7,7
2º Therezópolis: 7,5
3º Kaiser Gold: 7,3
4º Stella Artois: 5,7
5º Bohemia: 5,5
6º Itaipava Premium: 5,4
7º Budweiser: 4,2

Minhas conclusões:

- Discernir entre alguns rótulos pra quem conhece um pouquinho não é difícil. A Heineken é inconfundível no aroma e no sabor amargo, a Kaiser Gold é bem mais dourada e de sabor maltado, a Therezópolis Gold é mais adocicada e desce fácil, a Bohemia tem aroma de lúpulo floral inconfundível, a Budweiser não cheira nada e o sabor é de cereais não malteados muito destoante negativamente em relação às outras. Minha grande dúvida ficou em dois aromas, sabores e aparências parecidas: Stella Artois e Itaipava Premium.

- Os 2 primeiros lugares ficaram com as únicas 2 Premium American Lager SEM cereais não maltados da lista: Heineken e Therezópolis Gold. Achei muito justo as cervejas sem adjuntos ficarem com as melhores posições.

- A Kaiser Gold (agora chamada só de Gold) apesar de ser Kaiser e ter cereais não malteados, é uma boa cerveja; o preconceito em relação a ela é apenas por ser Kaiser, coisa que não acho justo.

- As cervejas que ficaram em 4º, 5º e 6º estão muito abaixo das 3 primeiras. O teste realmente retratou o que acho uma realidade. Eu nunca consegui ver diferença entre a Itaipava Premium e a Itaipava (minto, a Premium é 50% mais cara). Nunca achei a Stella Artois uma cerveja que valesse o valor pago, agora eu tenho certeza, ainda mais com apenas 275ml. A Bohemia eu pensei que ficaria mais bem classificada, mas está bom, já que ela é uma Standard competindo com Premium.

- Nem preciso falar sobre a Budweiser... Deixa o pessoal que gosta de ser enganado pelo <em>glamour</em> dos rótulos e das propagandas prá lá, eu também já fui muito enganado! Pretendo fazer outro teste apenas com Standard incluindo a Budweiser entre amigos que estão deslumbrados pela "nova velha" cerveja do mercado brasileiro.

Gostaria que os confrades fizessem algum comentário sobre este teste cego! Agradeço!
Mais
14 anos 4 meses atrás #33149 por Mauro Renzi Ferreira
Fala Jean, tudo bom? Saudades!

Então, acho que, na verdade, o seu teste até dispensa comentários. Neste caso, deu a lógica, sem surpresas, e no BOM sentido!

O legal e, de certo modo, irônico da história, é que neste momento em que estou respondendo ao tópico, bebo uma Budweiser e, minutos antes, bebi duas latas de Heineken... Preciso dizer que concordei com os resultados? Hahaha... Nada como o empirismo as vezes!

Abraços!
Mais
14 anos 4 meses atrás #33150 por Mauro Renzi Ferreira
Ah sim, apenas um adendo negativo: Não sei por qual motivo, mas a fabricação da nossa querida Kaiser Gold (pra mim a segunda melhor Lager industrial nacional) foi interrompida! Fontes confiáveis me informaram (carece de maior apuração).
Mais
14 anos 4 meses atrás #33155 por Fabio Castelucci
Fala Jean, bom teste para ser feito, bem parelho realmente.
Minha cerveja de dia a dia em casa e com os amigos no happy hour é a Heineken, entao para mim seria inconfundivel.
Quanto a posiçao que eles ficaram no teste, para mim a Gold estaria empatada ou com um decimo a frente da Therezopolis.
Se vc tivesse pego também a Bavaria Premium, naminha opinia estaria a frente da Stella.
Só precisaria refletir com mais carinho onde entraria a Bhrama Extra, acho que abaixo da Bavaria Premium...
Mais
14 anos 4 meses atrás #33160 por Claudinei  
Acho a classificação bem coerente. Heineken é a premium lager referência mundial, muito malte equilibrado por um bom amargor. A Therezópolis também tem uma boa pegada de malte mas um amargor muito baixo, quase zero, deixando-a suave e desequilibrada. Entre a Therezópolis e a Gold, acho que fico com a Gold. Muito boa também esta Gold, diga-se de passagem.

A Budweiser, como todos aqui estão carecas de saber, não é uma premium, pois possui um corpo muito baixo e um sabor quase neutro de tão leve, graças aos cerca de 40% de arroz que substitui boa parte do malte na composição do mosto e ao pouco lúpulo. Mas justiça seja feita: essa propaganda do "Great times are coming" que passa na tv não sugere em nenhum momento que a cerveja seja "premium". Salvo se houver alguma mensagem subliminar...
Mais
14 anos 4 meses atrás #33161 por Jean Chris
Olá Mauro,

Eu também estava com saudades da turma, agora que minha filha está com 3 meses, já estamos mais tranquilos aqui e eu de volta! Caso a Gold pare mesmo sua fabricação, isto seria ruim. Acredito que pelas vendas não esteja compensando, mas talvez eles a lancem com outro nome como marketing já que até hoje o pessoal não separou o nome Kaiser da Gold.

Fábio,

Acabei não comentando, mas minha opção seria a Brahma Extra, como não encontrei, eu substituiria pela Bauhaus, que também não achei, então optei pela Budweiser que foi recentemente inserida no mercado.

Claudinei,

Realmente em lugar algum eles dizem que a Budweiser é uma Premium, mas quando falamos que ela está sendo inserida como Premium no mercado, é porque pura e simplesmente o valor da cerveja é de uma Premium, portanto ela entra no mercado pra competir principalmente com a Heineken. Existem até rumores de que eles tirarão a Stella do mercado!
Tempo para a criação da página:0.413 segundos