Teste cego 24-12-11
Na noite de natal fizemos entre minha família um teste cego de cervejas Premium American Lager. A escolha das cervejas foi feita por mim levando em consideração as mais encontradas nas prateleiras dos supermercados e de valores mais acessíveis ao consumidor (de 1,80 a 2,30): Heineken, Itaipava Premium, Stella Artois, Therezópolis Gold, Bohemia, Kaiser Gold e Budweiser.
Algumas considerações que devem ser feitas são as seguintes:
- A Therezópolis não seria escolhida devido ao valor mais elevado (3,99), mas entrou no lugar da Bavária Premium que não encontrei. Achei interessante ter uma Premium de maior valor para saber se era válido o custo benefício.
- A Budweiser foi inserida pela AmBev há 2 meses no mercado brasileiro como cerveja Premium, coisa que não é, é uma Standard comum, mas os jovens a adoram apenas pelo charme do rótulo e de sua conotação no mercado mundial.
- A cerveja Bohemia também se trata de uma Standard, mas ela possui um diferencial grande que a faz ser muito mais próxima de uma Premium, o lúpulo usado é de melhor qualidade e de aroma floral.
- As pessoas que participaram (7 homens e 1 mulher) eram leigos em cervejas, mas alguns deles iniciantes em degustações. Eu também participei do teste cego.
- Depois de dadas as notas, as pessoas que sabiam quais eram os rótulos podiam arriscar um palpite e tentar descobrir qual era a cerveja. Modéstia a parte, mas eu acertei todas, fiquei em dúvida apenas entre a Stella e a Itaipava Premium, porém o chute foi certeiro!
Vejam como ficou a classificação em notas de 0 a 10:
1º Heineken: 7,7
2º Therezópolis: 7,5
3º Kaiser Gold: 7,3
4º Stella Artois: 5,7
5º Bohemia: 5,5
6º Itaipava Premium: 5,4
7º Budweiser: 4,2
Minhas conclusões:
- Discernir entre alguns rótulos pra quem conhece um pouquinho não é difícil. A Heineken é inconfundível no aroma e no sabor amargo, a Kaiser Gold é bem mais dourada e de sabor maltado, a Therezópolis Gold é mais adocicada e desce fácil, a Bohemia tem aroma de lúpulo floral inconfundível, a Budweiser não cheira nada e o sabor é de cereais não malteados muito destoante negativamente em relação às outras. Minha grande dúvida ficou em dois aromas, sabores e aparências parecidas: Stella Artois e Itaipava Premium.
- Os 2 primeiros lugares ficaram com as únicas 2 Premium American Lager SEM cereais não maltados da lista: Heineken e Therezópolis Gold. Achei muito justo as cervejas sem adjuntos ficarem com as melhores posições.
- A Kaiser Gold (agora chamada só de Gold) apesar de ser Kaiser e ter cereais não malteados, é uma boa cerveja; o preconceito em relação a ela é apenas por ser Kaiser, coisa que não acho justo.
- As cervejas que ficaram em 4º, 5º e 6º estão muito abaixo das 3 primeiras. O teste realmente retratou o que acho uma realidade. Eu nunca consegui ver diferença entre a Itaipava Premium e a Itaipava (minto, a Premium é 50% mais cara). Nunca achei a Stella Artois uma cerveja que valesse o valor pago, agora eu tenho certeza, ainda mais com apenas 275ml. A Bohemia eu pensei que ficaria mais bem classificada, mas está bom, já que ela é uma Standard competindo com Premium.
- Nem preciso falar sobre a Budweiser... Deixa o pessoal que gosta de ser enganado pelo <em>glamour</em> dos rótulos e das propagandas prá lá, eu também já fui muito enganado! Pretendo fazer outro teste apenas com Standard incluindo a Budweiser entre amigos que estão deslumbrados pela "nova velha" cerveja do mercado brasileiro.
Gostaria que os confrades fizessem algum comentário sobre este teste cego! Agradeço!