Minha posição é a de um não-fumante (dou uma bicada em charutos e narguilés ocasionalmente). Acho que há situações e situações, bem como há fumos e fumos, né? Assim como harmonizamos cervejas com comida, não vejo por que não poderíamos harmonizar com cigarros, cigarrilhas, narguilé, charutos ou cachimbo. Há alguns muito aromáticos, que devem render poderosas harmonizações, e eu quero há algum tempo tentar uns experimentos com o narguilé. E não é só rauchbier que funciona bem, não.
Interfere? Óbvio que interfere. Mas comida também interfere no paladar e na degustação da cerveja, e nem por isso deixamos de comer junto com as nossas brejas. Se vc quer degustar com o máximo possível de cuidado, o ideal é sempre deixar o paladar e o nariz o mais livres possíveis de interferências externas. Isto significa não fumar e não comer, e degustar num lugar com boa ventilação e sem aromas ambientes. Esse grau de preciosismo pode ser bom para eventos de degustação mais especializados e para campeonatos, mas é muito restritivo (às vezes impossível mesmo) para situações informais.
Ou seja, apesar de saber que interfere sim, não vejo problemas na mistura fumo + cerveja (em locais bem-ventilados, pelo menos). Acho que, pelo menos aqui em SP, por causa da nova lei anti-fumo, tá rolando uma hostilidade muito chata e desnecessária contra os fumantes.