Cerveja + Cigarro

Mais
15 anos 1 mês atrás #3177 por Jean Chris
Criado por Jean Chris no tópico Cerveja + Cigarro
Pessoal, não sou fumante. Mas eu gostaria de saber a opinião dos confrades a respeito de fumar e tomar cerveja. Opiniões dos fumantes e dos não fumantes.

Minha opinião como não fumante é que o cigarro, pelas substâncias que possui, causa uma certa perda do paladar atrapalhando na degustação da cerveja e além disso mistura com o sabor da fumaça.

A experiência que tenho é muito raramente tragar um cigarro com essências de menta, cravo,... O sabor da cerveja fica prejudicado sim, mas acho que não vale muito, pois essas essências também interferem no paladar, então esta experiência minha não é uma referência confiável.
Mais
15 anos 1 mês atrás - 15 anos 1 mês atrás #3180 por Alexandre Almeida Marcussi
Minha posição é a de um não-fumante (dou uma bicada em charutos e narguilés ocasionalmente). Acho que há situações e situações, bem como há fumos e fumos, né? Assim como harmonizamos cervejas com comida, não vejo por que não poderíamos harmonizar com cigarros, cigarrilhas, narguilé, charutos ou cachimbo. Há alguns muito aromáticos, que devem render poderosas harmonizações, e eu quero há algum tempo tentar uns experimentos com o narguilé. E não é só rauchbier que funciona bem, não.

Interfere? Óbvio que interfere. Mas comida também interfere no paladar e na degustação da cerveja, e nem por isso deixamos de comer junto com as nossas brejas. Se vc quer degustar com o máximo possível de cuidado, o ideal é sempre deixar o paladar e o nariz o mais livres possíveis de interferências externas. Isto significa não fumar e não comer, e degustar num lugar com boa ventilação e sem aromas ambientes. Esse grau de preciosismo pode ser bom para eventos de degustação mais especializados e para campeonatos, mas é muito restritivo (às vezes impossível mesmo) para situações informais.

Ou seja, apesar de saber que interfere sim, não vejo problemas na mistura fumo + cerveja (em locais bem-ventilados, pelo menos). Acho que, pelo menos aqui em SP, por causa da nova lei anti-fumo, tá rolando uma hostilidade muito chata e desnecessária contra os fumantes.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Ultima edição: 15 anos 1 mês atrás por Alexandre Almeida Marcussi.
  • um visitante
  • Visitante
  • Visitante
15 anos 1 mês atrás #3183 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Cerveja + Cigarro
Atrapalha um pouco, o fumante tem olfato e paladar prejudicados, mas não é assim uma coisa tão absurda como muitos dizem, falo isso por comparação, quando bebo vinho ou cerveja com não fumantes consigo perceber as características que eles apontam, talvez numa intensidade menor, mas esse papo que fumante não sente gosto nem cheiro é balela, sentimos sim. Repito, talvez com menor intensidade.

Enfim, o princípio da harmonização, seja com comida ou tabaco, é justamente esse, achar um casamento que culmine num terceiro sabor. Quem procura sentir a cerveja deve bebê-la pura, no máximo comer um bom pedaço de miolo de pão francês antes que ajuda a "limpar" a boca, e uma aguinha em seguida. Escovar os dentes (e a lingua) só com água dá uma limpada também. Mas o propósito da harmonização não é "conhecer" a cerveja, mas sim conhecer esse terceiro sabor, ai entram aquelas regrinhas.
Mais
15 anos 1 mês atrás #3184 por Jean Chris
Respondido por Jean Chris no tópico Re:Cerveja + Cigarro
Marcussi, você tem toda razão, mas eu acho que a interferência do fumo no paladar é muito maior do que a maioria dos alimentos, até porque a capacidade gustativa do fumante fica comprometida quanto à percepção de substâncias salgadas e principalmente amargas, assim como a cerveja. O limiar para o amargo dos fumantes é significativamente diferente dos não fumantes. O cigarro altera muito os sistemas quimiorreceptores da gustação e do olfato provocando alterações ultraestruturais no epitélio do nariz influindo na habilidade de identificação de odores. O fumo e a alta temperatura da fumaça alteram o funcionamento das papilas gustativas e o mecanismo do olfato, diminuindo a capacidade de distinguir cheiros e sabores. Mas felizmente, quando a pessoa abandona o cigarro, em poucos dias já dá para sentir mais prazer à mesa seja na alimentação ou na apreciação da cerveja.
Mais
15 anos 1 mês atrás #3186 por Fernando M Pacheco
Respondido por Fernando M Pacheco no tópico Re:Cerveja + Cigarro
Sou fumante ocasional.

Costumo beber Leffe em casa, e as vezes no fim de semana fumo um cigarro de tabaco alemão enquanto bebo.

Percebo claramente uma perda no sabor da cerveja quando estou fumando. Tomo meia cerveja antes de acender o cigarro, e depois de acender, a segunda metade da cerveja fica bem "apagada". Não chega a ficar ruim ou transformar o sabor, mas diminui muito a intensidade e a complexidade da cerveja.
Mais
15 anos 1 mês atrás #3187 por Alexandre Almeida Marcussi
Jean, os aspectos mais técnicos da coisa são com vc mesmo, se vc tá falando é verdade. Eu falo da percepção do leigo, e acho que minha experiência reforça o que o Guima disse. Minha namorada fuma, e ela é capaz de identificar praticamente os mesmos aromas que eu, na média. Há alguns, inclusive, que ela identifica com mais facilidade e rapidez que eu, e eu só identifico depois que ela aponta. Às vezes eu percebo que tenho mais facilidade que ela para identificar características sutis, de segundo plano, de uma cerveja de baixa intensidade aromática, como uma American lager, especialmente quando ela está fumando enquanto bebe. Coisas como ésteres frutados, DMS, ácido caprílico, que normalmente não são evidentes. Mas também leve-se em conta que ela não recebeu treinamento específico para identificar essas coisas (e eu tive a oportunidade de ter uma introdução ao assunto).

Não nego que o fumo faça diferença, mas talvez não seja tão decisiva na maior parte dos contextos. Mais uma vez ressalto: uma degustação informal é diferente de uma avaliação séria, como um campeonato;por isso cada contexto é diferente.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Tempo para a criação da página:0.404 segundos