Renato . escreveu:Dá boca pra fora todo mundo eh bonzinho
Quero ver com conta pra pagar.
Não sou hipocrita a ponto de dizer que cobraria baratinho pq sou bonzinho, meu trabalho tem um preço, se quer pagar mais barato acha fácil, neguinho formado em UNIESQUINA atendendo sem infraestrutura ou preparo nenhum cobrando 30 conto a hora tem em qual quer lugar, mas não tem resultado como na minha clinica que eu cobro 75 a hora
E com cerveja eu acho que isso se aplica, se alguém tem algo que ninguém mais tem, ele pode se dar ao luxo de cobrar o que acha justo. Paga quem quer.
Renatão, se vc reler meu post com atenção, verá que em nenhum momento eu falei de cobrar baratinho, mas de cobrar um preço mais justo, só isso. Tem gente que faz isso (Mamãe Bebidas, EAP, Cervejoteca etc) e eu gosto de pensar, por uma série de valores meus e pela minha visão de mundo, que se eu trabalhasse com cerveja para ganhar a vida, eu adotaria uma política similar a esta e não a um Mr. Beer da vida que enfia a faca e torce. Veja você que eu não falei em dar de graça, vender a preço de custo ou vender baratinho, daí sim eu estaria sendo hipócrita. Mas eu fico revoltado quando vejo uma cerveja custando X em um lugar (sendo que X já não é barato), mas custando 2X em outro. Então, nunca fui fã daquele discurso do Gordon Gekko falando que greed is good, sabe? Eu acho que ganância é um dos maiores males da humanidade e com certeza o maior flagelo do capitalismo. Sei que a minha revolta não muda nada, mas fica o desabafo.
Outra coisa, vc está falando de serviços e eu estava falando de produtos, daí tem uma diferença brutal, porque o produto vendido não depende de nenhuma qualificação especial de quem vende, já na hora de uma consulta médica, fisioterepêutica ou psicológica isso faz toda a diferença, por isso que um psicólogo novato não cobra mais de 100 paus numa consulta, mas um fodão já estabelecido pode cobrar até 300 paus. Mas na hora de vender a cerveja isso não importa. Não faz diferença se quem vende uma Schneider Tap X aí do tópico é formado, tem PhD, ou se é iletrado, pois isso não agrega nenhum valor para a cerveja em si, concorda? Então não vamos misturar alhos com bugalhos e confundir produtos com serviços. A única diferenciação que podemos fazer é qual o tipo de estabelecimento que vende as cervejas, porque normalmente lojas e empórios de cerveja cobram mais barato do que bares, pois não têm o mesmos gastos que um bar e ambos têm uma logística financeira completamente diferente. Mas tanto as lojas/empórios quanto os bares vendem cervejas que entraram legalmente no país e pagaram impostos. Os muambeiros não pagam imposto algum sobre as cervejas que trazem, mas mesmo assim cobram caro, esse é o busílis que o Pedro levantou no tópico dele. Compra quem quer, claro. Só não entendo, assim como ele, porque criticam uns e louvam outros, sendo que a taxa de lucro dos muambeiros é proporcionalmente muito maior do que a de bares e lojas/empórios cervejeiros. Sim, vc pode me dizer que no Brasil é assim que as coisas funcionam, mas isso não me impede de continuar achando escroto.