Como identificar "CORPO" de cerveja!

Mais
13 anos 6 meses atrás - 13 anos 6 meses atrás #30851 por Bruno Ferrari
Caros confrades!
Desde a minha primeira avaliação de brejas com parâmetros estruturados a seguir, venho tentando melhorar a cada dia a avaliação e o entendimento sobre os aspectos próprios de cada estilo.

Dentro deste período de "amadurecimento sensorial" e em conversa com amigos confrades vejo muita dificuldade em chegar a um consenso de avaliação de "CORPO" de cervejas. E percebo isso também em avaliações aqui do Brejas, em descrições que vão desde "super encorpada" ao "levíssimo corpo" para um mesmo exemplar.

Sei que para leigos atributos como cor, aroma, sabores, amargor, carbonatação, percepção de àlcool podem levar a um "encorpada essa cerveja né!"... Mas com o tempo é fácil notar que CORPO independe desses fatores. Ou não (rs) ?!?!

Sugiro um exemplo clássico de discrepância de percepção de corpo: GUINNESS draught. Encorpada? Corpo leve?
Vejo confrades experientes, biersomeliers, mestre cervejeiros, dentro outros, com percepções antagônicas à respeito.

Fica a questão: :dry:

Realmente é difícil avaliar corpo de uma cerveja?

Como fazer uma avaliação "honesta" de corpo?
Ultima edição: 13 anos 6 meses atrás por Bruno Ferrari.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Giovani Sousa
Mais
13 anos 6 meses atrás #30852 por Denny Souza
Muito belo topico.

O tal "corpo" da cerveja é uma coisa bem dificil de parametrizar assim como todos os outros off e on flavors sao mais intuitivos do que cientificos, se podemos falar assim.

Eu pessoalmente acho a Guiness sem corpo (apesar de eu ser fã dela) simplesmente por sentir o "sabor" da agua nela.
Logico que a agua é a parte mais importante da cerveja, mas a presença marcante da água nao faz dessa cerveja uma grande bebida.
Mais
13 anos 6 meses atrás #30860 por Fernando M Pacheco
Pessoal,

O corpo da cerveja tem a ver com o sentido do tato. Textura e viscosidade são as principais características associadas ao corpo da cerveja.

Erroneamente muitas vezes a ideia de corpo é associada a sabor intenso ou alto teor alcoólico, mas essas características nada tem a ver com as sensações tácteis.
Mais
13 anos 6 meses atrás #30861 por Claudinei  
Considero a percepção de "corpo" da cerveja diretamente ligada à densidade do líquido. E quanto maior a quantidade de açúcares residuais não fermentados e proteínas provenientes do malte, maior a densidade. Cervejas puro malte tendem a ser mais encorpadas que as que levam adjuntos. Exemplo: Heineken e Antarctica Pilsen, têm praticamente o mesmo teor alcoólico, mas a primeira é bem mais encorpada. Por quê? Porque a Antarctica, para atingir os seus quase 5% de álcool, tem boa parte do malte substituída por adjuntos, provavelmente a tal da maltose extraída do milho, produto este 100% fermentável e que não deixa residuais para "encorpar" a cerveja. Os confrades mais experientes daqui poderão dar mais detalhes a respeito. E concordo com o Denny, a Guinness (Draught) possui um corpo leve, se não for pelo motivo acima, possivelmente pelo uso de uma menor quantidade de malte, já que é uma cerveja com apenas 4,1% abv.
Mais
13 anos 6 meses atrás #30866 por Leonardo S.
usa um densímetro
Mais
13 anos 6 meses atrás #30868 por Luiz Felipe Malta Fernandes
Fernando M Pacheco escreveu:

Pessoal,

O corpo da cerveja tem a ver com o sentido do tato. Textura e viscosidade são as principais características associadas ao corpo da cerveja.

Erroneamente muitas vezes a ideia de corpo é associada a sabor intenso ou alto teor alcoólico, mas essas características nada tem a ver com as sensações tácteis.

Eu ia falar exatamente isso. A palavra chave é TEXTURA.

Eu sempre penso em uma escala gradativa de textura, é uma coisa talvez mais pessoal, mas que faz sentido para mim. De baixo para cima: aguada, mineral, sedosa, aveludada, viscosa, oleosa.

Por exemplo, SAL's de massa, em geral, são aguadas; Imperial Stouts, Barley Wine ou até mesmo algumas Malt Liquor (pensei na Samichlaus) são oleosas.

O que é certo é que esse tato com o gole é uma questão de prática. Depois que se degusta estilos muito variados de cerveja ou escolas variadas, o corpo se torna até uma coisa natural de se perceber.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Giovani Sousa
Tempo para a criação da página:0.464 segundos