Cerveja de centeio

Mais
15 anos 5 meses atrás #2970 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Re:Cerveja de centeio
Mauro,

A Sahti seria, então, uma Roggenbier? Ou será que o fermento usado nessa cerveja "de aveia" produziria aromas de "centeio", da mesma forma que cervejas de trigo alemãs são ricas em aromas de "cravo e banana"? Michael Jackson sabia tudo e mais um pouco...

Eu só conheço centeio em forma de pão (dá de dez a zero no pão "francês"). Em forma líquida, quem sabe um dia...
Mais
15 anos 5 meses atrás - 15 anos 5 meses atrás #2972 por Claudinei  
Em tempo: cervejas de centeio devem ser tão raras que a gente acha bem pouca coisa na Web...

Segue o link de um post sobre "cerveja de centeio", após pesquisa no pai dos burros (Google), que menciona outra marca além da Paulaner:

dr-beer.blogspot.com/2009/03/3h-roggenbier.html

dr-beer.blogspot.com/2008/06/15d-roggenb...german-rye-beer.html
Ultima edição: 15 anos 5 meses atrás por Claudinei  . Razão: Inclusão de link
Mais
15 anos 5 meses atrás #3061 por Mauro Renzi Ferreira
Respondido por Mauro Renzi Ferreira no tópico Re:Cerveja de centeio
Claudinei, pelo que eu li, a Sahti leva centeio na sua composição, e não apenas o aroma é de centeio. Portanto, entre aspas, podemos considerá-la uma Roggen.
Mais
15 anos 4 meses atrás - 15 anos 4 meses atrás #4369 por Mauro Renzi Ferreira
Pessoal, estou retomando este tópico pois tenho novas informações a respeito. Conforme comentei, estou lendo o "Guia Ilustrado Zahar CERVEJA" que foi editado pelo conhecedor inglês Michael Jackson.

Na parte do livro destinada as "Grandes Nações Cervejeiras" (Capítulo "Alemanha" - Subcapítulo "Munique e o Sul") ele comenta a respeito de uma cervejaria chamada "Thurn und Taxis" e diz:

"... onde a Thurn und Taxis foi a primeira, na moderna história cervejeira da Alemanha, a produzir uma cerveja de centeio. Esta mudou de nome três vezes: Batizada de Schierlinger Roggen, tornou-se Thurn uns Taxis Roggen e depois, em 2000, Paulaner Roggen. Em 1996, a Thurn und Taxis fundiu-se com a Paulaner, e a maior parte da sua produção foi transferida para Munique e Rosenheim - embora um grande brewpub permaneça no castelo de Regensburg. Em 2005, a cerveja de centeio retomou o nome Thurn und Taxis."

Penso que isso ajuda a esclarecer a questão. Infelizmente, no web site da cervejaria, não consegui encontrar nenhuma informação a respeito desta cerveja.

www.thurnundtaxis.de/
Ultima edição: 15 anos 4 meses atrás por Mauro Renzi Ferreira.
Mais
15 anos 4 meses atrás #4496 por Claudinei  
Mauro,

Então a Paulaner parou de produzir a sua Roggen, com essa "mudança de nome"? Uma pena, cheguei a mandar um e-mail para a importadora da Paulaner perguntando sobre essa cerveja, e responderam que não estavam importando...
Mais
15 anos 4 meses atrás #4504 por Mauro Renzi Ferreira
Acho que não parou, apenas mudou de nome, pois essa empresa é subsidiária da Paulaner. Agora, eles infelizmente não importam, né?
Tempo para a criação da página:0.528 segundos