Cervejas com Aditivos

Mais
15 anos 6 meses atrás #1837 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Re:Cervejas com Aditivos
Fernando,

Não se esqueça que os próprios ingredientes da cerveja (cevada, milho, arroz, lúpulo, etc.) não estão livres de produtos químicos, como agrotóxicos e fertilizantes sintéticos, também resultado da nossa "era moderna". É difícil encontrar hoje cervejas 100% naturais, com ingredientes puramente orgânicos, são bem poucas as opções...
Mais
15 anos 6 meses atrás #1841 por Fernando M Pacheco
Respondido por Fernando M Pacheco no tópico Re:Cervejas com Aditivos
Claudinei   escreveu:

Não se esqueça que os próprios ingredientes da cerveja (cevada, milho, arroz, lúpulo, etc.) não estão livres de produtos químicos, como agrotóxicos e fertilizantes sintéticos, também resultado da nossa "era moderna". É difícil encontrar hoje cervejas 100% naturais, com ingredientes puramente orgânicos, são bem poucas as opções...

São duas coisas diferentes. Os aditivos químicos são adicionados diretamente durante a produção da cerveja com a intenção de alterá-la quimicamente. Provavelmente para torna-la um produto economicamente mais vantajoso.

Os fertilizantes e agrotóxicos usados na produção das matéria-primas vão parar dentro da cerveja de maneira indireta e certamente em menor concentração. O uso desses produtos não tem a intenção de agir quimicamente na cerveja.

Se é quase impossível encontrar cervejas sem traços de fertilizantes químicos e agrotóxicos, pelo menos podemos optar por cervejas mais puras, sem conservantes artificiais, estabilizantes, corantes e aromatizantes.
Mais
15 anos 6 meses atrás #1846 por Alexandre Bamberg
Respondido por Alexandre Bamberg no tópico Re:Cervejas com Aditivos
Devemos separar aditivos de adjuntos, o primeiro são substancias químicas utilizadas para mascarar, agilizar, melhorar, o produto que por algum motivo durante o processo o perturbou, já os adjuntos, são outras fontes de carboidratos utilizados para diminuir o custo da matéria-prima. Sou contra o uso de ambos, adjuntos apenas em alguns estilos que pedem, como algumas belgas e inglesas.
Os aditivos mudam sim o gosto da cerveja, também podem causar dou de cabeça e dor de barriga em pessoas sensíveis, fazem mal a saude.
O Ministério da Agricultura obriga a colocar todos os ingredientes utilizados na cerveja, inclusive adjuntos e aditivos, se a cerveja é filtrada não precisa colocar fermento como ingrediente, pois ele não está dentro da garrafa, o que eu acho incoerente, mas é a lei.

Viva as cervejas sem aditivos!!!!!!!!!!!!

Abra
Mais
15 anos 6 meses atrás #1847 por Alexandre Almeida Marcussi
Muito legal o esclarecimento mais técnico de quem sabe do que está falando, Alexandre! Mas diga uma coisa: vc mencionou que os aditivos químicos alteram o sabor da cerveja, certo? De que forma? Perturbam apenas os gostos básicos (amargo, ácido, doce, salgado etc.) e a sensação tátil ou adicionam também componentes aromáticos? É possível detectá-los sensorialmente ou as alterações são tão mínimas que ficam no limite da percepção humana?

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
15 anos 6 meses atrás #1851 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Re:Cervejas com Aditivos
Fernando,

OK, entendi seus argumentos, e até concordo em grande parte com eles. Eu também prefiro cervejas isentas de aditivos químicos, quem me dera fossem todas assim. Mas eu não vou desmerecer algumas boas cervejas, agradáveis ao meu paladar, por conta deste "pecado", até porque, como disse antes, produtos 100% puros são raros. Exemplo: a própria Baden Baden, que mesmo não sendo tão "pura" (também fiquei decepcionado quando li no contra-rótulo os aditivos químicos), ganhou medalha de ouro em um concurso na Alemanha com sua Stout, junto com a Colorado Demoiselle, sendo isto, a meu ver, uma prova inequívoca de sabor. Ou será que o concurso não foi sério e eu estou enganado?

Por outro lado, também não entendo porque a Heineken (industrial) está livre dos tais aditivos químicos e a Baden Baden (artesanal) precisa deles. Se você ou mais alguém souber a resposta, sou todo ouvidos! :)

Alexandre Bamberg,

Aproveito sua presença pra deixar a pergunta: quando teremos suas preciosas criações nas gôndolas dos grandes supermercados? Aqui na capital, ainda não encontrei nenhuma, nem mesmo em algumas lojas especializadas...
Mais
15 anos 6 meses atrás #1852 por Felipe Perego
Respondido por Felipe Perego no tópico Re:Cervejas com Aditivos
Olá galera acho que está faltando um pouco de conhecimento tecnico nesta discução como o Alexandre já falou existe uma diferença entre adjunto e aditivos, sendo:

Adjunto: substancias adicionadas a cerveja para substituir a Cevada (ou Malte, que nada mais é do que a cevada germinada) no caso estes adjuntos, servem como fonte de açucares para a realização da fermentação pelas leveduras cervejeiras, o Ponto é que ao se substituir o Malte (ou cevada) pelor milho, arroz ou até mesmo maltose (açucar líquido) o aroma e o sabor da cerveja são muito prejudicados, além do fato da fermentação incompleta destes compostos serem os maiores responsaveis pela "dor de cabeça no outro dia".
Adtivos ou conservantes: são substancias quimicas adicionadas em pequenas quantidades as cervejas com o objetivo de dar estabilidade e garantir a qualidade da cerveja, principalmente evitar a oxidação da cerveja (fato que ocorre principalmente pelo contato da cerveja com a luz) nas principais cervejas vendidas em larga escala no Brasil são adicionados aditivos principalmente os antioxidantes ( que vitam a oxidação da cerveja como já dito) e estabilizantes que garantem uma maior qualdade a cerveja estocada.

Bom qnto ao sabor realmente os antioxidantes e conservantes podem alterar o sabor da cerveja porém isto é quase imperceptivel, ao contrario dos adjuntos que realmente alteram o sabor de uma cerveja vejam por exemplo a Heineken que não contem adjuntos ( é produzida somente com agua, lupulo e malte) comparada com a Skol ou a Itaipava, que são cervejas que contém uma quantidade consideravel de adjuntos em suas formulações (para baratear os custos).

Qnto as diferenças observadas entre o chope e a cerveja de uma mesma marca, estas basicamente se referem ao processo de Pasteurização (aquecimento a altas temperaturas, seguido de resfiamento rápido) ao qual somente a cerveja é submetida.
Espero ter contribuido com a discução.
Tempo para a criação da página:0.626 segundos