Cervejas com Aditivos

Mais
15 anos 6 meses atrás #1760 por Fernando M Pacheco
Colegas,

Gostaria de saber se os colegas se importam com os aditivos adicionados nas cervejas.

Me refiro mais precisamente aos aditivos químicos como conservantes, estabilizantes e corretivos em geral.

A maioria das cervejas de massa no Brasil contém estes aditivos (salvo a Heineken acredito). Percebo também que a grande maioria das importadas vendidas no Brasil não informam nada sobre aditivos. Fico na dúvida se elas estão livres destes aditivos, ou se nos países de origem a rotulagem pode ser menos precisa.

Dentre as pequenas cervejarias nacionais, a minha maior decepção é a Baden Baden, pois todas as suas cervejas contém aditivos.

Pergunto aos colegas:

Vocês se importam com isso? Costumam ler o rótulo da cerveja antes de beber?

Vocês acham que esses aditivos fazem alguma diferença, positiva ou negativa, na sua apreciação?

Vocês acham que esses aditivos são necessários para a produção de cervejas em grande escala?
Mais
15 anos 6 meses atrás #1772 por Renato .
Respondido por Renato . no tópico Re: Cervejas com Aditivos
Eu sempre quando estou bebendo cerveja leio o rotulo, principalemnte para ver o lote, a data de vencimento e os ingredientes, realemntenas nacionais e nas cerveja com maior mercado, seja ela nacional ou importada, geralemnte me deparo com esses aditivos.

Não sei se isso pode ser percebido na receita, mas que vejo com maus olhos isso eu assumo, quando naum tem anda de estabilizande e outros do genero concidero a cereja mais nobre, posso ate estar errado, e isso ser um PRÉ Conceito, se alguem tiver conhecimento tecnico sobre o assunto ajudaria bastante
Mais
15 anos 6 meses atrás #1776 por João Sperb
Respondido por João Sperb no tópico Re:Cervejas com Aditivos
Para as cervejas comerciais das grandes empresas, é sim necessária a adição desses compostos, principalmente os conservantes, pois essas cervejas viajam muito, e a cerveja é algo frágil.
O problema é que esses aditivos não são bons para o sabor da cerveja, assim como a pasteurização, que fazem a cerveja perder algumas propriedades interessantes.
Fica a escolha nas grandes cervejarias, qualidade ou durabilidade?
Mais
15 anos 6 meses atrás - 15 anos 6 meses atrás #1781 por Fernando M Pacheco
Respondido por Fernando M Pacheco no tópico Re:Cervejas com Aditivos
Concordo que a cerveja seja um produto frágil. Mas mesmo assim muitas cervejas estrangeiras optam pela qualidade.

Para mim o exemplo mais emblemático é a Heineken. Uma cerveja de massa, fabricada em diversos países e umas das mais consumidas no mundo. Nem por isso faz-se necessário o uso de aditivos. Já tomei muitas Heinekens assim como Bohemias e Skols, e posso dizer que eventualmente já encontrei off-flavors em todas elas, independente de terem conservantes ou não. Ademais, pelo que me lembro, o prazo de validade da Heineken não é menor do que das outras majors.

Será que os aditivos não servem apenas para compensar ou mascarar um produto resultante de matéria prima de baixa qualidade?
Ultima edição: 15 anos 6 meses atrás por Fernando M Pacheco.
Mais
15 anos 6 meses atrás #1784 por João Sperb
Respondido por João Sperb no tópico Re:Cervejas com Aditivos
até onde sei os aditivos não possuem sabor...o que se usa pra mascarar gosto ruim é o marketing da "gelaaaada"...hehehe
A heineken é produzida no brasil, é premium, sem aditivos do tipo arroz ou milho. Somente pasteurizada, isso normalmente já adiciona uma vida de +- 1 ano, plo menos é o que dizem para as caseiras. Infelizmente não sei mais além disso =/
O ideal da cerveja ainda é o quanto mais "fresca" e "pura" melhor...tomar chope ,na minha opinião, sempre vai ser melhor que tomar cerveja e se for em um bar onde a fábrica fica nos fundos então...garantia de que é direto da bica! heeheh
Mais
15 anos 6 meses atrás #1787 por Alexandre Almeida Marcussi
O engraçado é que o rótulo da Heineken tampouco indica o "fermento" entre seus ingredientes. Só indica: "água, malte [sem discriminar do quê, embora saibamos que é de cevada] e lúpulo". Não sei até que ponto está tudo sempre discriminado no rótulo...

Considerando as propriedades estabilizantes e inibidoras da ação microbiológica do lúpulo, não seria coerente considerar que uma cerveja precisa, em geral, de mais conservantes químicos quanto menos lúpulo contiver?

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Tempo para a criação da página:0.482 segundos