A Confraria Cervejeira Campineira também já fez um teste comparativo de IPAs (mas não era às cegas), com 5 rótulos. Não tenho a classificação geral, mas posso postar as minhas notas (também de 0 a 5) e comentários:
1. Meantime India Pale Ale: mostrou um perfil de lúpulos elegante e complexo, fortemente condimentado e com toques terrosos, cítricos e frutados mais sutis. Apresentou amargor destacado e seco e doçura bem suave, com uma acidez que lhe deu equilíbrio. Com malte e levedura pouco presentes, ela consegue sustentar seu equilíbrio quase só com os lúpulos. Nota: 4.2
2. Colorado Indica: IPA intensa, com doçura destacada equilibrando o amargor típico do estilo. Mostrou um perfil mais frutado, com ésteres de maçãs vermelhas e um lúpulo cítrico e frutado sugerindo tangerinas e geleia de frutas vermelhas e pitanga. Nota: 3.9
3. Fuller's India Pale Ale: IPA mais leve que as demais, apresentou um bom jogo de equilíbrio entre o lúpulo com toques florais, cítricos, frutados e uma sugestão terrosa, por um lado, e o malte levemente torrado sugerindo mel queimado, por outro. Contudo, foi prejudicada pela presença de DMS. Nota: 3.7
4. Falke Estrada Real India Pale Ale: robusta, foi a que mais destoou do estilo, apresentando um perfil acentuado de maltes torrados e aromas de lúpulo mais sutis, suavemente herbais e cítricos. Aproximou-se de uma brown ale mais intensa e lupulada e foi prejudicada pela presença de DMS. Nota: 3.6
5. Anderson Valley Hop Ottin' IPA: trouxe um perfil aromático de lúpulos marcado pelo aroma de grama seca, que mascara um pouco a complexidade cítrica e frutada do lúpulo Cascade. Seu amargor e secura intensas são um tanto ásperos e não chegam a ser equilibrados pela presença mais suave dos maltes. Nota: 2.9
O que mais me chamou a atenção foi, sem dúvida, a discrepância na classificação da Anderson Valley - que vcs adoraram e eu realmente não apreciei.