Recomendação de cerveja por tipo.

Mais
14 anos 6 meses atrás - 14 anos 6 meses atrás #13703 por João Gabriel Margutti Amstalden
Slainté, Mestre Cervejeiros.

Como alguns ja sabem, sou novo nesta deliciosa brincadeira, justo agora eu tive um tempinho livre e li a sessão "a cerveja" do site, descobri que existem muitos tipos de cerveja. Minha inexperiência é tanta que me supreendi ao ver que existem cervejas escuras dos tipo lager e ales, e que existem quatro tipos de cerveja bock. :woohoo:

O que proponho neste tópico é o seguinte: Os mais experientes usuários recomendar uma cerveja para cada tipo descrito na sessão " a cerveja". Porém, obedecendo dois critérios principais:

1 - A facilidade de encontrar a cerveja no Brasil, e seu custo benefício.

2 - No caso de duas cervejas acessíveis no primeiro item, optar pela que MAIS CARACTERIZA O TIPO(e não a que gosta mais), levando em conta o visual, coloração, aroma, sabor ,final e tudo mais que caber aqui.

Assim, iniciantes, como eu, podem ter por onde começar, e já ir sacando a diferença entre os tipos, como também o estilo que mais o atraiu, para ter um tipo onde se aprofundar primeiro.

Sei que é muito trabalhoso, mas seria de grande ajuda, principalmente pelo fato de que teríamos uma cerveja de referência para avaliações futuras de outra cerveja do estilo.

Aproveitando o tópico, encontrei no google, duas imagens curiosas e vi que nelas constam mais tipos que aqui no site. Seria um exagero?

www.cervejasdomundo.com/beersTypesTree.jpg

A segunda eu coloquei o link, pois ela é maior que o limite.

Grande Abraço!

Gastronomia com cerveja > www.panelademalte.blogspot.com
Ultima edição: 14 anos 6 meses atrás por João Gabriel Margutti Amstalden.
Mais
14 anos 6 meses atrás #13713 por Pedro Bianchi
Ótimo tópico para os iniciantes. Aí nessas imagens que você deixou talvez tenham alguns estilos que não tenham aqui no Brejas por um motivo. O Brejas pega a mesma definição de estilos que o BJCP (bjcp.org) que é o órgão mais respeitado quando se trata de rotular algum cerveja dentro de um estilo. Fora do BJCP existem inúmeros estilos e variações, alguns por serem bem inovadores, outras por não se adequarem a nenhum estilo, ou estar no meio do caminho entre dois e assim vai.
Mais
14 anos 6 meses atrás #13715 por Pedro Bianchi
Sobre a dica de cerveja vou começar com uma Bohemian Pilsner que nada mais é do que uma "verdadeira" Pilsen

Recomendo a Pilsner Urquell, que antes chegava aqui a um preço de mais ou menos R$40 e hoje encontra-se por uns R$15. Ela é a primeira do estilo, então se enquadra perfeitamente. Como escolha nacional indico a Wals Pilsen, que deve estar R$10 no máximo

Espero ter ajudado em algo
Mais
14 anos 6 meses atrás #13720 por Pedro Fraga
Eu trocaria a Wals Pilsen pela Tcheca, que vai ser relançada nessa sexta-feira. Mas com certeza vai ser menos "fácil" de achar.
Mais
14 anos 6 meses atrás - 14 anos 6 meses atrás #13721 por Pedro Bianchi
Não falei a Tcheca justamente por ter a produção mais limitada e eu nunca ter provado (apesar de eu ter 90% de certeza de ser ótima). Mas se acha-la, não exite.
Ultima edição: 14 anos 6 meses atrás por Pedro Bianchi.
Mais
14 anos 6 meses atrás #13722 por Pedro Bianchi
Vou botar mais alguns estilos aqui, com uma importada e outra nacional sempre e um preço médio.

Weizenbock - Schneider Aventinus - R$12
Eisenbahn Weisenbock - R$5

Rauchbier - Aecht Schlenkerla Rauchbier Märzen - R$20
Bamberg Rauchbier - R$5

Bock - Chistoffel Bok - R$15
Kaiser Bock - R$1,50

Sweet Stout - Young´s Double Chocolate Stout - R$20
Caracu - R$1,50

Acredito que nos dois primeiros estilos, as nacionais estão bem próximas do nível das importadas, então vale muito mais a pena a opção nacional.
Tempo para a criação da página:0.364 segundos