Westvleteren - A saga até minha casa

Mais
15 anos 2 meses atrás #1353 por Daniel Chamilete
Esse tópico eu criei na comunidade do Brejas no Orkut há algum tempo (mais especificamente no dia 16 de julho de 2009), e sempre que posso o atualizo com as degustações que faço das cervejas que recebi da Europa. Resolvi então reproduzi-lo aqui também. Segue o relato a seguir...

16/07/2009

Olá confrades,

Hoje foi um dia muito satisfatório para mim pois finalmente recebi a considerada melhor cerveja do mundo, a Westvleteren Abt 12, entre outras cervejas, não menos importantes, em minha residência. A seguir segue meu relato desta meia-loucura que cometi pra obtê-las:

Eis que no dia 06 de fevereiro deste ano, ávido por experimentar cervejas novas, encontro na Internet um site que envia suas cervejas globalmente, (isso mesmo, na porta de sua casa) o Belgian Shop, que além das melhores cervejas do planeta, oferece também os chocolates belgas, também considerados os melhores do mundo, além de queijos e outras coisas, como copos, por exemplo.

Assim que encontrado o site, e devidamente apreciado, eis que uma loucura acometeria este que vos escreve: uma compra (que acabaria ficando muito cara mais pelo frete do que pelos preços praticados pelo site) às cegas, e confiando totalmente na boa vontade dos belgas em me enviar, pois a compra foi feita via cartão de crédito, ou seja, eles iam receber de qualquer jeito.

O pedido feito foi o seguinte:

Westvleteren Abt 12 (2 cervejas dela)
Westvleteren Extra 8 (2 cervejas dela)
Westvleteren Blond (2 cervejas dela)

E 1 cerveja de cada, dessas a seguir:

Gouden Carolus Easter
Val-Dieu Triple
Abbaye des Rocs Brune
St. Bernardus Abt 12
Trappistes Rochefort 10º
Gouden Carolus Classic
Maredsous 8
Gouden Carolus Christmas
Scotch Silly
Fantôme Saison
Deus Brut des Flandres
Chapeau Banana
Pauwel Kwak

E mais 2 copos:

Copo Kwak
Copo Westvleteren

Total de 19 cervejas e 2 copos.

Eis que feita a compra e confirmada, recebo um e-mail da loja, em inglês, congratulando pelo pedido, mas dizendo que “alguns” dos envios para o Brasil encontram problemas na alfândega, e a pessoa não recebe o que pediu, e se eu gostaria de cancelá-lo. Como eu estava numa época cheia de coragem, mandei o gringo “socar o pau” e mandar pra cá que eu daria um jeito de receber, mas fiquei com uma pulga atrás da orelha com esse e-mail.

Então resolvi consultar algumas caras conhecidas nas comunidades cervejeiras do Orkut, e uma delas foi o Maurício Beltramelli, do Brejas. Mandei um scrap para ele e fui respondido no dia seguinte por ele:

- Olá, Daniel!
Olha... Não quero ser pessimista, mas acho que, infelizmente, as perspectivas não são as melhores...
Um amigo nosso há algum tempo tentou fazer essa compra e as brejas ficaram retidas. Parece que é praxe deles mesmo...
Mas me mantenha informado sobre a sua encomenda, porque se der certo, vou pedir também... rssss...
Estou aqui, na torcida junto contigo!
Um abração.

O que era uma pulga atrás da orelha virou em elefante, e resolvi tomar vergonha na cara e ligar pra alfândega do aeroporto de Guarulhos. Depois de várias tentativas e números errados, finalmente consegui falar no coração da alfândega e a mocinha que me atendeu foi taxativa:

Ela: - Não é permitida a entrada no país de nenhuma bebida alcoólica para pessoa física
Eu: - Mas senhora, a compra já está feita, vai chegar aí de qualquer jeito!
Ela: - Então será barrado, e será, ou devolvido ou destruído (comentário: Aham, destruído, sei, como se eles não aproveitassem nada do que fica retido lá)
Eu: - Putz!

Consultei as leis alfandegárias depois e descobri que o único jeito de se trazer bebidas alcoólicas para cá é: trazendo com viajantes que vem de fora com um limite de 24 garrafas por cabeça.

Corri como um louco pra Internet e imediatamente mandei um e-mail pros colegas belgas, pedindo pra cancelar a compra, sendo que no dia seguinte recebi a resposta, que infelizmente já havia sido debitada a compra e teriam que enviar de qualquer jeito.

Com o pensamento fixo em ver meu dinheiro voando pela janela, e já sem muitas esperanças, comecei a pensar em algumas alternativas para tentar receber a caixa. Primeiro pensei em uma prima que mora em New Jersey-EUA, e mantive contato com ela, recebendo resposta positiva, e assim me comuniquei com os belgas, e eles disseram que lá não teria nenhum problema, mas eis que fui lembrado por um amigo que eu tinha um amigo muito mais perto que nos EUA. Ele trabalha na Bolívia, e logo mantive contato com ele, e ele disse que lá as bebidas alcoólicas não eram barradas, pelo que ele sabia, enfim, peguei todos os dados residenciais (descobri que lá não tem código postal) dele e logo mandei pros belgas, com confirmação final e questionando se já haviam tido problemas com envios para a Bolívia. Eles sinalizaram positivamente com o envio do produto mas fizeram a ressalva de nunca terem enviado nenhuma encomenda para a Bolívia. Obviamente que isso me tranqüilizou mais ainda (sim, foi irônico), haja vista que já estava gastando uma nota daquele meu momento de insanidade, ainda não teria certeza que seria entregue. Nisso, comecei, vejam vocês, a consultar todas as leis bolivianas de alfândega (quem diria que um dia eu procuraria por isso). E dá-lhe Google para localizar, e pelo que entendi não haveria problemas em receber a encomenda na Bolívia, apenas teria que ser paga uma pequena taxa sobre elas.

Meu produto então foi enviado, no dia 06 de março, através de um serviço chamado Kilopost International, e recebi um tracking number, que por sinal, nunca me informou nada, quando digitado no site que me foi passado. Depois de vários e-mails trocados (uns 15 pelo menos) recebi a informação que a encomenda chegaria em, no máximo, 1 mês na Bolívia, o que não aconteceu. E fui trocando e-mail atrás de e-mail com os belgas quando, lá para o mês de maio eles simplesmente deixaram de me responder. O último que havia recebido dizia para eu me informar nos Correios da Bolívia. Meu amigo da Bolívia dizia que nada havia chegado e com o tempo fui até parando de conversar com ele.

No começo de junho, resolvi fazer uma última tentativa, através do Skype, e pedi pra secretária dele lá (boliviana), dar uma checada nos Correios e ela disse que ia dar uma olhada. No dia seguinte recebo uma resposta dela:
- Daniel, estou com sua caixa aqui comigo. Lacrada e com remetente da Bélgica.

Foi emocionante ler isso (hehehe). Agora começariam as tratativas para trazermos a caixa para cá. Pensamos em transportadora, por terra, o que quase aconteceu, mas, meu amigo resolveu, por fim, arriscar e trazer a caixa com ele por avião, hoje, e nada de ruim aconteceu e recebi a caixa às 21 horas desta quarta-feira intacta e lacrada com todos os itens dentro, e, dentre todas, apenas uma cerveja, sazonal, não foi enviada, a Gouden Carolus Christmas que foi substituída pela Affligem Christmas. Para comemorar a chegada delas resolvi abrir uma La Trappe Tripel, reserva especial Frangó 2007 (20 anos), que estava há algum tempo comigo (maravilhosa por sinal).

Segue a foto que tirei das brejas reunidas após a chegada:

Foto

Desculpe tomar o tempo de quem leu tudo isso mas achei que depois de mais de 5 meses de espera me sentiria bem em compartilhar esta história com os colegas.

Abraços a todos e um brinde.

A SEGUIR SEGUEM OS RELATOS DAS MARAVILHAS QUE ESTOU DEGUSTANDO AOS POUCOS

Affligem Christmas - Cerveja que eu não encomendei (foi a única que foi trocada, por indisponibilidade da Gouden Carolus Christmas), então deveria ser a primeira a ser degustada, senti boa presença de álcool, com seus 9%, prestando atenção, é possível identificar um malte um pouco mais tostado e caramelo. Senti um gosto um pouquinho metálico mas acredito que não tenha a ver com uma possível carbonatação da viagem e sim com o estilo da cerveja. É boa, porém, longe de ser fantástica como as que devem vir a seguir.

Foto

Pauwel Kwak - Única cerveja das que encomendei que já havia provado antes, muito boa. O copo e a história que a cerca dão todo o charme, malte muito bem inserido no conjunto, é daquelas pra se beber apenas uma garrafinha por vez, pois pode se tornar enjoativa por ser um pouco doce e o álcool perceptível, tenho outra na geladeira, mas que foi comprada por aqui mesmo.

Foto

DeuS Brut des Flandres - Diferente de tudo. Assim posso defini-lá. Tão comentada e uma das mais caras do mundo finalmente pude degustá-la. Como vou definir? Ela é diferente de todas as 272 cervejas anteriores que provei, não é a melhor com certeza, mas é diferente, é, principalmente, SOFISTICADA, faz a pessoa que a está bebendo se sentir bem. O que mais vale na hora que você está frente a frente com ela é saber toda sua história, e todos os 10 passos que são descritos no pequenino "panfletinho" que vem anexo a cerveja, onde passa por 3 fases na Bélgica e mais 7 na França, na região de Champagne, antes de ser envasada. Aroma diferente, floral. Sparkling gigante e agradável. Sabor Doce. Muitoooo floral (buquê de flores, segundo minha namorada) no começo, aos poucos vai ganhando um jeitão de pizza de manjericão. E não pense você que isso é ruim, pelo contrário, ela vai ficando mais gostosa a cada gole, e mais diferente. Erva-doce e suavidade também muito presentes. O álcool é sentido algumas vezes mas para mim não compromete em nada. Pagaria os 200 reais que alguns lugares no Brasil cobram por ela? Não. Pagaria os 24 dólares que paguei por essa? Com toda certeza, sem pensar duas vezes. Ótima experiência, acho que hoje ganhei um "know-how" a mais no mundo das degustações de cerveja.

Foto

Chapeau Banana - Muito Gostosa! Realmente um gosto evidente de banana, fora o aroma delicioso, muito pouco alcoólica (3,5%), fico pensando que deveria ter encomendado também as outras cervejas da Chapeau (outras frutas). Se vendesse esse tipo de cerveja no Brasil faria muito sucesso, principalmente entre as mulheres. Cerveja equilibradíssima. Cumpre o que promete. Vale provar!

Foto

Maredsous 8 - Creme inicial grande, denso, marro. Ótima cerveja belga de média carbonação e paladar suave e agradável. Muito caramelo! Mesmo assim ainda prefiro sua irmã, a 10.

Foto

Fantôme Saison - Azedinha, encorpada (notam-se partículas, ao que me parece, da rolha embutida), creme moderado, cor alaranjada e densa. GOSTOSA! Cítrica, “frisantinha”, uma pena não ser muito conhecida e divulgada. Ainda lembra alguma coisa de um tripel, com seus 8% de álcool imperceptíveis. Estou descrevendo-a em tempo real, adorei fazer isso, muito mais fácil do que se lembrar depois... Putz! Frutada e salgadinha. Meu, que delícia!!!

Foto

Scotch Silly - FORTE, aroma idêntico a Dama do Lago da Eisenbahn, só que no sabor, mais doce. Deliciosa, porém, para se tomar aos goles, aos poucos, e apenas uma garrafinha, pois o álcool se faz bem presente. Mais forte (e melhor) que a Mac Queen’s Nessie, única nesse estilo que já havia provado. Finalizando, uma cerveja pra se beber apenas ela, ainda mais quando se está sozinho, e não cometer o pecado que fiz de abrir uma outra, antes dessa, de 750ml, o que comprometeu sua drinkability.

Foto
Mais
15 anos 2 meses atrás #1354 por João Sperb
nooooooosssaaaaaa bróder!!! vc é meu herói! kkkkkkk
um real guerreiro uhauahuhauha
parabéns pela odisséia, e deve ta plo menos curtindo MUITO CADA UMA DELAS, to errado?
boas degustações ;)
Mais
15 anos 2 meses atrás #1373 por Diego Leonardo Lopes
Realmente, esta é uma das historias mais impressionantes que já li.
Isso realmente prova o que o ser humano esta disposto a fazer por seus direitos, ideais, paixões etc...

Muito bem relatado, belissima história..
Mais
15 anos 2 meses atrás - 14 anos 7 meses atrás #1566 por Sergio Curti
Daniel,

Tenho certeza que valeu a pena essa saga.
Minha saga foi bem mais tranquila pois eu havia pesquisado antes que era proibido
a importação via correios de bebidas alcoolicas.
Já que meu chefe gente fina vai de vez em quando à trabalho para Paris, na última
vez que ele foi em agosto eu fiz a seguinte proposta: Eu compro 6 Westveleteren
(2 de cada) e você bebe 3 e me traz 3... fechado?
Bom, não é todo dia que alguém lhe oferece a melhor cerveja do mundo na faixa.
Ele concordou e 3 dias antes dele embarcar eu comprei as 6 no eBay e mandei entregar
no hotel onde ele se hospedou. Uma semana depois estava na mão.
Detalhe, nem todos os vendedores no eBay concordam
em entregar produtos em endereços que não constam no cadastro do cartão de crédito
que se usa no PayPal. Mas o vendedor foi muito gente fina também. Tanto é que virei
cliente e comprei 2 copos da Westveleteren com as bolachas e isso sim pode importar.
Chegou em casa muito bem embalado.
Moral da história: Sempre existe um jeito que beber essas belezinhas. As minhas estão
descansando em casa no escuro. Se não se pode ir ao In De Vrede, traga-o até a sua casa.

[IMG

Um abraço à todos,

Sergio.
Anexos:
Ultima edição: 14 anos 7 meses atrás por Sergio Curti.
Mais
15 anos 2 meses atrás #1570 por Jonas Almeida
Espero que a Westie seja digna de tamanha saga...
E que o transporte não lhe tire o brilho também...
Parabéns pela sua aquisição, acredito que não se arrependerá...
Mais
15 anos 1 mês atrás #2772 por Eduardo Vainer
Essa semana comprei as Westvleteren(uma de cada)na Beer Taste da Barra da Tijuca. Só não consegui o copo dela. Alguém sabe como e onde posso comprá-lo?
Tempo para a criação da página:0.364 segundos