Problemas com a Anderson Valley Oatmeal Stout

Mais
14 anos 7 meses atrás #12464 por Alexandre Almeida Marcussi
Ontem abri uma Anderson Valley Barney Flats Oatmeal Stout e qual não foi minha surpresa ao encontrar aromas nítidos de Brettanomyces e uma forte acidez, condizentes com sinais de contaminação. Estava lembrando uma lambic mesmo. O lote era 9191 C1 0540, e a validade nominal era 11/2010.

Eu entrei no site da cervejaria para me certificar de que esse rótulo não era uma sour ale (e de fato não é), e vi que as cervejas deles não são pasteurizadas e devem ser acondicionadas sempre sob refrigeração - o que não era o caso do lugar onde as comprei. Contudo, a IPA da cervejaria, comprada sob as mesmas condições, não havia apresentado problemas.

Alguém mais enfrentou problemas semelhantes?

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
  • um visitante
  • Visitante
  • Visitante
14 anos 7 meses atrás #12465 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Problemas com a Anderson Valley Oatmeal Stout
Marcussi,

Tô aqui fazendo uma "Google-pesquisa" sobre essa Brettanomyces, mas até agora só achei resultados referindo-se a vinhos, num deles diz que essa levedura pode deixar o vinho com aroma a rato, urina de cavalo e couro. Na cerveja pode-se fazer a mesma associação nos aromas ?
Mais
14 anos 7 meses atrás #12474 por Mauro Renzi Ferreira
Alexandre Marcussi escreveu:

... e vi que as cervejas deles não são pasteurizadas e devem ser acondicionadas sempre sob refrigeração...

Hum, muito interessante esse "detalhe", hein?

Agora, a Oatmeal Stout da Anderson Valley é uma das minhas cervejas norte-americanas favoritas. Por sorte, nunca enfrentei esse problema.
Mais
14 anos 7 meses atrás - 14 anos 7 meses atrás #12476 por Alexandre Almeida Marcussi
Guima, Brettanomyces ocorre em vinhos também, pelo que li. É um tipo de fungo que provoca fermentação, e é um dos protagonistas das lambics e das sour ales, mas também pode ocorrer espontaneamente (sem ser esperado na receita) por meio de contaminação da breja por microorganismos. Já vi associações do seu aroma com cavalo, estábulo, pelego, couro e estopa. Eu associo a sal de frutas e couro. É típico de lambics e sour ales, o aroma é absolutamente inconfundível.

Ultima edição: 14 anos 7 meses atrás por Alexandre Almeida Marcussi.
Mais
14 anos 7 meses atrás #12477 por Mauro Renzi Ferreira
Eu tenho começado a gostar de receitas que levam essa tal de Brettanomyces, a exemplo da Orval. ;)
Mais
14 anos 7 meses atrás #12478 por Alexandre Almeida Marcussi
Eu também, Mauro, mas acredite, a minha Anderson Valley contaminada de ontem estava uma m*rda - 15 reais direto pro ralo!

Tempo para a criação da página:0.344 segundos