Pequena degustação de IPA americanas

Mais
14 anos 8 meses atrás #11859 por Fernando M Pacheco
Minha cerveja de trabalho tem sido a Colorado Índica há algum tempo. Mas nunca tive certeza se consideraria as IPA como meu estilo favorito, basicamente porque não tinha experiência com outras cervejas do mesmo estilo.

Pois bem, para compensar esta falha no meu histórico cervejeiro, nas últimas três noites provei as 3 IPA americanas disponíveis por essas bandas: Flying Dog Snake Dog IPA, Anderson Valley Hop Ottin´IPA e a Brooklyn East India Pale Ale.

Tendo a Colorado Índica como cerveja-controle nessa experiência faço algumas considerações:

A Colorado Índica tem mais corpo que as três americanas. Será efeito da rapadura?

Tanto na aparência quanto no creme vi pouca diferença entre as 3 americanas e a brasileira, creme alto e consistente, que se desfaz depois de alguns minutos, deixando apenas aquela fina camada perene que marca o copo. Talvez a Colorado Índica perca um pouco em relação ao creme, mas ganhe na cor, todas elas apresentam aquele cobre avermelhado, mas considero a cor da Colorado mais viva.

No aroma a Colorado Índica fica um pouco atrás. Entre as americanas não percebi grande diferença, forte herbal e leve cítrico.

É na boca que as diferenças se expressam de forma definitiva, com grande vantagem para a Anderson Valley Hop Ottin´IPA e seu leque de especiarias (açúcar mascavo e principalmente canela) que vão e voltam, disputando espaço com o amargor marcante. Ela demonstra uma personalidade que encontra respaldo até na curiosa garrafa, que sugere um caipira psicodélico, com seu rótulo de detalhes roxo brilhante e a idílica imagem de um urso com chifres pastando(?!?). Acho que tomaram mais do que cerveja antes de bolarem este rótulo ...
Já as outras americanas se mostraram cervejas com pouca personalidade, um tanto sem graça em comparação. A Brooklyn East India Pale Ale tinha ainda uma carbonatação que achei excessiva, pois deixava a cerveja com a entrada um pouco salgada. Pessoalmente, não ligo muito para o que muitos confrades chamam de equilíbrio, prefiro cervejas com personalidade. Neste sentido, até considero a Brooklyn East India Pale Ale e a Flying Dog Snake Dog IPA cervejas corretas, equilibradas. Mas também cervejas pouco marcantes e sem uma personalidade forte. Talvez isso seja a consequência de uma cerveja que busque a alta drinkabilidade e tenha pretensões de massificação. Mas eu ainda prefiro as mais difíceis.

Só para resumir, dessas 3 IPA americanas, a única que supera a Colorado Índica é a Anderson Valley Hop Ottin´IPA.
Mais
14 anos 8 meses atrás #11870 por Alexandre Almeida Marcussi
Santa coincidência, Batman! Nesse final de semana que passou, nós da Confraria Cervejeira Campineira fizemos uma degustação comparada de IPAs (misturando English IPA e American IPA), com uma seleção que incluía a Colorado e a Anderson Valley, então acho que podemos tentar enriquecer essa comparação que vc fez.

Em primeiro lugar, a adição da rapadura não confere mais corpo à Colorado; pelo contrário, ela o atenua. A adição de açúcares sempre tem o efeito de deixar a cerveja mais seca e o corpo mais leve (ao contrário do que pode parecer intuitivamente), pois os açúcares adicionados são mais plenamente fermentados e deixam menos carboidratos residuais no produto final. As IPAs americanas não costumam levar açúcar, mas as temperaturas de preparação do mosto favorecem um residual de carboidratos menor e, portanto, menos doçura e corpo. Mas vamos à comparação.

Em primeiro lugar, cabe indicar a dificuldade de identificar certos rótulos como English ou American IPA. Isso porque algumas fontes (como o BJCP) consideram que as versões americanas são menos torradas, mais leves em corpo, mais amargas e menos adocicadas; enquanto outras fontes (como o Brewer's Association) consideram que o que diferencia os dois subestilos é apenas o perfil aromáticos dos lúpulos: americanos no caso das American IPAs, ingleses no caso das English IPAs. No primeiro caso, levando em conta a torrefação e o amargor, teríamos que enquadrar a Colorado e a Brooklyn entre as English IPAs (a própria Brooklyn enquadra sua IPA no subestilo English). Contudo, levando em conta os lúpulos aromáticos, ambas podem ser consideradas como American IPAs, embora a Brooklyn use uma combinação de lúpulos americanos e ingleses, o que embola ainda mais o meio de campo. Enfim.

Nossa degustação comparada incluiu as seguintes IPAs: Fuller's, Colorado, Meantime, Falke e Anderson Valley. Já bebi a Brooklyn e então posso comparar, mas nunca bebi a Flying Dog e, portanto, me abstenho de comentar sobre ela. Para mim, as duas cervejas que mais se destacaram na degustação comparada foram a Colorado e a Meantime, mas a Meantime tem um perfil de lúpulos obviamente europeu e, portanto, se diferencia muito das American IPAs. Para mim, a Anderson Valley deixou bastante a desejar tanto em equilíbrio quanto em harmonia, porque seu amargor se destaca demais a ponto de dar uma sensação de aspereza na garganta (que o BJCP condena), e porque os aromas herbais de "mato seco" provenientes do dry-hopping, para mim, acabam mascarando a complexidade frutada, cítrica e floral do Cascade. Portanto, para mim, ela perdeu em paladar e em aroma se comparada com a Colorado, que mostrou um perfil cítrico e frutado mais limpo de aromas lupulados. Já a Brooklyn eu considerei uma cerveja extremamente agradável e balanceada, cujo amargor não raspa na garganta, e cujo aroma se mostra complexo e intrigante graças à cuidadosa combinação de lúpulos aromáticos misturando notas cítricas, herbais perfumadas e florais destacadas, mais refinado do que o forte caráter de "grama seca" que encontrei na Anderson Valley. Por isso tudo, entre as três, eu apontaria a Brooklyn como a minha favorita.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
14 anos 8 meses atrás #11885 por Mauro Renzi Ferreira
Bem, foge um pouco do título do tópico mas, a minha preferida até hoje é a Estrada Real, da Falke, que é uma English IPA.

obs. 1: Já provei todas as IPAs acima citadas.

obs. 2: Ainda não provei as IPAs da Meantime e Fuller's.
Mais
14 anos 8 meses atrás #11895 por Milu Lessa
Mauro Renzi Ferreira escreveu:

Bem, foge um pouco do título do tópico mas, a minha preferida até hoje é a Estrada Real, da Falke, que é uma English IPA.

Now we're talking, Maurão! Não sou muito fã de IPAs, mas a minha favorita com certeza é a Falke Estrada Real, pq ela foge um pouco da regra e tem um perfil mais maltado e menos amargo que tanto me agrada! :laugh:
A tempo: eu estava nessa degustação com o Marcussi e portanto tomei a Fuller's e a Meantime tb. A última é mais amarga e quando esquenta fica horrorosa, com cheiro de cachorro molhado, como disseram alguns confrades presentes na degustação! rsrsrrs A Fuller's é bem equilibrada e elegante, ou seja, bem britânica. Prove que com certeza vai agradar; quando esquenta fica com cheiro de mel de laranjeira, uma blz! ;)
Mais
14 anos 8 meses atrás #11896 por Alexandre Almeida Marcussi
Milu Lessa escreveu:

A última [Meantime] é mais amarga e quando esquenta fica horrorosa, com cheiro de cachorro molhado, como disseram alguns confrades presentes na degustação!

O que, para mim, só atesta o seu terrível mau-gosto cervejeiro!! :P Eu a achei a melhor da noite, na verdade - a única que realmente faz frente à Brooklyn no meu ranking pessoal de IPAs. É que ela é uma cerveja fortemente britânica, tem aquele condimentado rústico mas ao mesmo tempo delicado dos lúpulos ingleses bem evidente e presente - e quando esquenta, ganha ainda mais complexidade e uma certa presença de frutas frescas, uma delícia! ;) A Fuller's é uma cerveja mais fresca e delicada.

A Falke, de todas da noite, foi aquela que mais destoou do padrão do estilo proposto pelo BJCP. Mais encorpada que as demais, mais maltada, mais torrada, menos amarga, com menos aroma de lúpulo, enfim, bem diferente das outras. Eu tinha tido uma excelente impressão quando a bebi pela primeira vez, mas comparando com outras do mesmo estilo desta vez (e julgando-a como uma IPA, e não simplesmente como uma espécie de "brown ale" mais arretada), o encanto inicial não se sustentou muito. É uma ótima cerveja, não tenho dúvidas, só não sei se é para quem está procurando uma IPA.

Em tempo, sobre o rótulo da Anderson Valley: o bizarro animal retratado é a mistura de um urso (bear) + cervo (deer) = "beer". É mole ou quer mais?

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
14 anos 8 meses atrás #11903 por Renato .
Participei dessa degustação da Confraria cervjeira campineira, ainda naum compilei todos os dados, mas realemntea meentime naum me agradou tanto.
Perci uma particularidade no meu nariz, ele naum eh tão sucetivel a aromas frutados, seria devido o cigarro? seria devido anos e anos tomando BCB?

Vou abrir um topico sobre isso
Tempo para a criação da página:0.395 segundos