Primeiramente, em relação ao melhor custo-benefício das lagers. Minha escolha é Paulaner Salvator, uma doppelbock: é raro, mas já encontrei por 7-8 reais, e aí é uma escolha bem atraente.
Sobre o comentário do Guima a respeito das cervejas mais caras, mas com volume maior, como a La Trappe. Aí há dois fatores a se considerar.
1. Preço/litro. Leffe e Hoegaarden a R$ 4 a long neck significa que elas custam mais ou menos R$ 12/litro. Está perto de uma Weissbier como a Franziskaner (que eu não curto muito, mas OK). La Trappe Quadrupel a R$ 35 por 750 ml significa que ela custa mais ou menos R$ 48/litro. Quatro vezes o valor da Leffe e Hoegaarden. OK, é uma puta cerveja, mas será que o custo-benefício é comparável? O benefício é tão astronomicamente maior? Acho que, se compararmos entre as trapistas, aí sim a La Trappe Quadrupel revela um ótimo custo-benefício.
Tirando Leffe e Hoegaarden, as outras que eu mencionei saem-se da seguinte forma: Schneider&Sohn Aventinus por R$ 14-16/litro (comparável à Leffe e Hoegaarden), e Original Wexford a R$ 20/litro.
2. Garrafas maiores podem até ter mais volume, mas são piores se vc está bebendo sozinho. Uma garrafa de 750 ml é boa para dividir entre 2 ou 3, e aí o preço fica atrente (R$ 18 ou R$ 12 para cada um), mas se eu vou tomar sozinho e estou querendo beber algumas diferentes na noite, vou optar por uma que venha em long neck. É uma pena a La Trappe não ser mais trazida nas long necks, como ocorria antigamente. Cheguei a tomar uma La Trappe Blonde em long neck, mas de um ano e meio para cá, mais ou menos, nunca mais vi. Esse fator também ajuda a tornar a cerveja mais atraente do ponto de visto do custo-benefício.